A Honda celebrou na última terça-feira (22), a produção do carro de número 1,5 milhão na planta de Sumaré, interior de São Paulo. O marco foi protagonizado com a fabricação de um HR-V, modelo que acaba de completar um ano de mercado brasileiro e que segue apertado na liderança nacional da categoria SUV.
Desde a inauguração dessa unidade fabril, em 1997, já saíram da linha de produção mais de 650.775 unidades do Honda Civic, 593.758 do Fit, 192.526 unidades do City e 62.941 HR-V.
Localizada em um terreno de 1,7 milhão m2, a fábrica da Honda conta com 225 mil m2 de área construída onde são realizados os processos de estamparia, hemming, solda, pintura, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final. A planta ainda concentra a unidade Power Train, responsável pela fabricação de motores e transmissões e que possui dois dos principais processos: fundição e usinagem.
Nos últimos quatro anos, a unidade recebeu novos investimentos para aumentar ainda mais a produtividade e a eficiência dos processos. Entre as principais mudanças estão os preparativos para que a planta pudesse receber o seu quarto modelo nacional, o HR-V, o que inclui ferramental exclusivo, implementação de uma nova linha de prensas, novos robôs de estamparia e solda, além da automação de processos de transporte de partes da carroceria na linha e da montagem da suspensão.
Mesmo com toda essa evolução, a Honda optou por construir uma segunda fábrica no Brasil, em Itirapina (SP), que tinha produção prevista para iniciar nesse mês de março. Mas, corretamente, a marca segurou o início das operações até que o mercado nacional volte a crescer. Mas nem por isso a companhia adiará novidades. Em 2016 teremos a nova geração do Civic, com o esperado motor 1.5 turbo e câmbio CVT. A atração seguinte deve ser o WR-V, o futuro SUV compacto, irmão menor do HR-V. Outro modelo que a Honda estuda para o Brasil, mas para um futuro de, pelo menos, médio prazo, é a picape média Ridgeline (2018).
Para fechar, sobre o mercado de SUVs no país, o apertado do primeiro parágrafo se deve a isso (segundo a Fenabrave, somando janeiro e fevereiro de 2016):
Modelo | Emplacamentos 2016 | Participação |
Honda HR-V | 8.994 unidades | 21,42% |
Jeep Renegade | 8.954 unidades | 21,32% |
Ford EcoSport | 3.804 unidades | 9,06% |
Renault Duster | 3.042 unidades | 7,24% |
Chevrolet Tracker | 1.978 unidades | 4,71% |
Hyundai ix35 | 1.472 unidades | 3,51% |
Hyundai Tucson | 1.426 unidades | 3,40% |
Peugeot 2008 | 1.383 unidades | 3,29% |
Confira os principais marcos na trajetória da fábrica da Honda no Brasil: