Um carro com imponentes capacidades off-road, especialmente com motor diesel; com visual atual, bonito e agressivo (item subjetivo); que vem com uma lista de equipamentos interessante; com câmbios atuais, principalmente o automático de nove marchas; produzido numa planta moderna, no Brasil, na maior empreitada da Fiat (FCA) dos últimos anos. Sem dúvida o Jeep Renegade tem muitas qualidades e pode ir longe. Prova disso é que nem o seu altíssimo preço impediu que ele figurasse entre os veículos mais vendidos do Brasil em janeiro de 2016.
Além do salgado valor, o Renegade também sofre com o motor 1.8 16V E.TorQ flex, que bebe muito e anda pouco com seus 130/132 cv (a 5.250 rpm) e 18,6/19,1 mkgf (a 3.750 rpm). Não é à toa que a Jeep, junto com a Fiat (todas da Fiat Chrysler Automobiles) irá lançar, em breve, para o SUV, a atualização dessa motorização, batizada de Evo, já presente na picape Toro, que desenvolve 135/139 cv (5.750 rpm) e 18,8/19,3 mkgf (3.750 rpm) – recalibrado para ter mais desempenho e, segundo a Fiat, consumir até 5% menos combustível.
Voltando ao mercado nacional, em 2015, o Renegade, sozinho, vendeu mais do que a Citroën (30.090 unidades), Mitsubishi (26.563) e Peugeot (25.097). Agora, de acordo com a Jeep, “depois de chegar ao Top 10 de vendas em outubro, o Renegade alcançou uma posição no ranking que nenhum outro SUV havia conseguido até agora no país: entrar no Top 5” – tapa de luva na Ford e na Honda. O modelo da FCA foi o quinto mais emplacado em janeiro, com 4.990 unidades – 3,3% do mercado geral, o maior share do modelo até hoje, segundo a Anfavea.
Em capitais como Brasília (DF), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB), o Renegade teve desempenho ainda melhor, figurando entre os três carros mais vendidos. Além disso, ele é líder dos SUVs pelo quarto mês consecutivo.
As versões do Jeep Renegade com motor 2.0 turbodiesel continuam superando as expectativas iniciais de vendas da marca, que eram de 22% do mix. Em janeiro, as 1.381 unidades emplacadas representaram 27,7% do total. No ranking geral de SUVs a diesel, o Renegade ficou em primeiro lugar, com 60% – ou seja, de cada dez utilitários-esportivos a diesel vendidos no país, seis são Renegade.
Agora pensem comigo: imaginem se o Renegade tivesse um preço mais acessível no Brasil? Venderia, pelo menos, 50% a mais.
Top 10 veículos mais emplacados em janeiro de 2016 (Fenabrave):
- Chevrolet Onix – 12.952 unidades
- Hyundai HB20 – 8.988 unidades
- Fiat Palio – 8.012 unidades
- Chevrolet Prisma – 5.467 unidades
- Jeep Renegade – 4.991 unidades
- Volkswagen Fox (+ CrossFox) – 4.709 unidades
- Ford Ka – 4.345 unidades
- Honda HR-V – 4.283 unidades
- Toyota Corolla – 4.243 unidades
- Fiat Strada – 3.991 unidades
Mas e a crise? Corolla, HRV e Renegade entre os dez mais vendidos? Tem gente com dinheiro hein?
Crise? Olhe as vendas da Audi, BMW e Mercedes no Brasil…
Bom, eu comprei um EcoSport em 2013. Se fosse comprar um igual hoje, teria que gastar uns 80 mil. Este dinheiro eu não tenho. Estou olhando entre 65 mil e 70 mil. No meu bolso tem crise,
logo o logo o TORO sera mais um modelo caro “acima de 70mil ate os 120mil” q entrara nessa lista de 10 modelos mais vendidos, nao tenho a menor duvida