Depois de melhorar a ergonomia de série no ano passado, o Fiat Siena EL 2016 chega com poucas novidades. Uma delas não é o preço, que, infelizmente, subiu em relação ao praticado no lançamento das versões 2015. Duelo de veteranos vai continuar mais um pouco.
As novidades do Fiat Siena EL 2016 são os novos painéis dianteiros e traseiros das portas. Outra diferenciação está na lista de opcionais, que ganha porta-óculos, painéis de portas em tecido e minissaias pintadas na cor do veículo.
Equipamentos
Toda linha Siena EL vêm equipada, de série, com apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, banco traseiro rebatível, bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light, calotas integrais, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros, desembaçador do vidro traseiro temporizado, espelho no para-sol lados motorista e passageiro; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; indicador digital do nível de combustível e gradual de temperatura da água; minissaias laterais na cor do veículo; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); pára-choques na cor do veículo; retrovisores externos com comando interno mecânico; revestimento porta-malas completo; rodas de aço estampado 5.5 x 14″ + Pneus 175/65 R14; tomada 12V; vidros climatizados verdes, entre outros.
Infelizmente, ar-condicionado e direção hidráulica insistem em fazer parte da lista de itens opcionais, vendidos apenas em pacotes.
Motor
Os motores do Siena continuam os mesmos. O 1.0 8V desenvolve 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol, enquanto o 1.4 8V gera 85 cv de potência a 12,4 mkgf de torque com o combustível fóssil e 86 cv e 12,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar. A versão EL 1.0 pesa 1.060 kg, enquanto a 1.4 tem peso de 1.148 kg.
Com o limitado espaço interno, boa qualidade mecânica e o ótimo porta-malas, com 500 litros de capacidade, o Fiat Siena EL 1.0 tem preço sugerido de R$ 35.770 (R$ 3.700 a mais do que a linha 2015) e o EL 1.4 tem valor sugerido de R$ 38.500 (R$ 3.280 amais do que a linha 2015).
Veteranos em disputa
O Siena EL continua sendo a principal aposta da Fiat no “duelo de jurássicos” com o Chevrolet Classic LS 1.0, que custa a partir de R$ 33.900 e entrega espaço interno semelhante, mas menos porta-malas (390 litros). Essa disputa irá continuar mais um pouco, até um dos dois sair de linha. Rumores apontam para 2016, mas tenho minhas dúvidas.
Enquanto o sedã italiano oferece um pouco mais de beleza e mais volume de bagagem, o veterano da GM é mais barato e oferece itens de série mais vantajosos, especialmente ar-condicionado e direção hidráulica. Além dessa dupla, o modelo vem equipado também com adesivo decorativo na coluna “B”, airbag duplo, alarme sonoro de faróis ligados, antena no para-brisa, banco dianteiro do passageiro com porta-revistas na parte traseira do encosto, desembaçador vidro traseiro; maçanetas externas, capa dos retrovisores e para-choques na cor do veículo; conta-giros; preparação de som; sistema de freios ABS, entre outros.
Completo, o veículo da Chevrolet tem preço sugerido de R$ 34.940 e vem com os equipamentos acima, além de vidros elétricos nas portas com acionamento por “um toque” e anti esmagamento; alarme anti-furto, travas elétricas nas portas e fechamento automático dos vidros dianteiros e portas através de chave – itens que deveriam ser de série pelo preço da versão de entrada.
O motor 1.0 8V VHC-E do Classic desenvolve 77 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 78 cv e 9,7 mkgf com etanol. Seu peso é de 905 kg.
Ou seja, com todos os opcionais, o Chevrolet Classic LS 1.0 ainda é mais barato do que o Fiat Siena EL 1.0 básico. Foi boa a sacada da General Motors equipar o seu idoso sedã com ar-condicionado de série na linha 2015 e com direção hidráulica na linha 2016.
O modelo italiano é um dos melhores representantes do seu segmento (sedãs compactos), mas o seu custo/benefício precisa evoluir (ou o preço ser reduzido). Pois, comparada à do Classic, a compra do Siena EL parece menos vantajosa.
o classic sai de linha em dezembro desse ano e o siena EL em 2017
Em Janeiro eu aluguei um Classic durante as férias em Natal. Couberam as malas mas o resto, sem comentários. Acredito que este Siena aí deve ser igual.
Qualquer um será uma boa compra pra quem precisa de um carro Okm, porque nesta faixa de preço compra-se um usadão que sabe-se lá como ele foi tratado pelos seus antigos proprietários.
O corsinha é a melhor compra disparado, porque ?
Ar condicionado e direção de serie, hj em dia carro sem ar ninguém aguenta !!!
comprar por beleza: Siena
comprar com juízo: Classic
Siena EL, disparado o melhor carro da Fiat até hoje, não quebra manutenção barata, 100 vezes mais confortável que o classic, o carro é mais alto, mais beleza e dirigibilidade incrível, não sai nas curvas suspensão excelente, esse motor Fire não pode sair de linha é pau pra toda obra, já o grande Siena é lamentável, Vida Longa ao Siena EL!!!
tenho um Siena EL 1.4 2013 com 70.000 k, até hoje trocas de pneus, oléo, correia dentada e filtros, manutenção barata, economico, carro para maioria dos brasileiros, com salarios de mortais, proximo ano troco em outro 2017, estou satisfeito. Classic na frente dele, não faz concorrencia.
O Siena EL é um ótimo carro.Eu tenho um 2015/15, eis que é um veículo de manutenção baixa, anda bem e praticamente não dá defeito.Será uma pena se esse carro for descontinuado, o que não acredito.
fiat siena el não merecia sair de linha tão cedo mas deveria ter um preço mas acessível