O Fiat Idea chega à linha 2016 tentando ficar mais atrativo. Mas a idade do projeto e os problemas de ergonomia não ajudam muito, embora o espaço interno seja legal e o volume do porta-malas, honesto. Pena que os preços subiram e que agora a versão de entrada custe mais de R$ 51.000!
A linha 2016, o Fiat Idea ganha em sua lista de equipamentos retrovisores externos elétricos com nova função Tilt Down (espelho do lado direito inclina quando acionada a ré), item que é opcional da versão de entrada Attractive e de série nos acabamentos Essence e Adventure.
As versões Attractive e Essence trazem ainda novo volante, enquanto o Idea Adventure tem novas rodas de liga leve aro 16”. A versão Attractive 2016 também passa a contar com novas rodas de liga leve aro 15” na sua lista de conteúdos opcionais. Toda a linha tem a opção do kit parafuso anti-furto na lista de opcionais.
A família Idea 2016 vem equipada, pelo menos, com banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, apoios de cabeça para todos os ocupantes, ar-condicionado, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros, computador de bordo, console central com porta-objetos e porta-copos e console no teto com 4 porta-objetos e espelho suplementar; conta-giros; direção hidráulica; lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; iluminação do porta-malas (item incrivelmente não disponível no Fiat Uno topo de linha), retrovisores externos com comando interno mecânico, na cor do veículo e com luzes indicadoras de direção; tomada 12V, travas elétricas com comando centralizado + trava automática das portas a 20 km/h, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, entre outros itens.
Fora isso, os motores 1.4 8V Fire Flex (80/81 cv), 1.6 16V E.TorQ (115/117 cv) e 1.8 16V E.TorQ (130/132 cv), e os câmbios, manual de cinco marchas e manual automatizado Dualogic Plus de cinco velocidades, continuam os mesmos, assim como o ultrapassado e desconfortável banco do motorista, a localização ruim dos comandos de ar-condicionado e das saídas de ar (consequência de um painel antigo), do espaço interno que considero legal e do porta-malas honesto com 380 litros.
Preços | 2014 | 2015 – lançamento | 2015 – 08/2015 | 2016 |
Fiat Idea Attractive 1.4 8V | R$ 43.290 | R$ 46.400 | R$ 50.510 | R$ 51.270 |
Fiat Idea Essence 1.6 16V | R$ 45.370 | R$ 48.620 | R$ 52.920 | R$ 53.710 |
Fiat Idea Adventure 1.8 16V | R$ 52.400 | R$ 56.800 | R$ 61.610 | R$ 62.530 |
No mais, como a maioria dos carros do Brasil, o Fiat Idea 2016 está caro. Veja a evolução dos preços acima. Que saudades dos valores praticados em 2014 que, hoje, seria perfeitos para o Idea.
Fruto de um projeto de sucesso e já ultrapassado, o Idea continuará se sustentando no mercado nacional sem grandes mudanças. Apenas alterações de equipamentos, mínimas mudanças estéticas e versões especiais devem segurar o veículo em linha até a Fiat decidir aposentá-lo – o que não demora!
ta na hora da fiat tirar de linha a idea, weekend e doblo e lançar seu suv compacto
A FIAT está “espremendo” ainda mais os seus jurássicos modelos (leia-se Weekend, Idea, Dobló, Strada…). Pagar mais de R$ 50.000,00 ou R$ 60.000,00 em algum destes modelos ultrapassados tanto em mecânica quanto em design, realmente é burrice!!