Seguro, com visual moderno e curioso e com uma relação custo/benefício razoável. Foi assim que defini o Volkswagen up! quando ele foi lançado. Recentemente, a marca tentou melhorar um pouco a sua oferta de equipamentos/preço para a linha de 2016 de alguns modelos – o que foi bem-vindo. Agora, finalmente, o up! ficou bem mais interessante no Brasil. O motivo? O motor 1.0 turbo TSI! Novidade veio com a nova versão speed up!.
Se o visual estilo “Mini Kombi” praticamente não recebeu alterações, debaixo do capô, as coisas mudaram radicalmente. O novo motor 1.0 TSI Total Flex, da família EA211, é um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e, segundo a marca, é o mais moderno fabricado pela empresa no País. É o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no Brasil.
Potência
Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 mkgf, qualquer combustível, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. Disponível unicamente com câmbio manual de cinco marchas (MQ200), o up! TSI precisa de 9,3 s com gasolina e 9,1 s com etanol para ser acelerado de 0 a 100 km/h. Ainda de acordo com a Volks, o compacto atinge a velocidade máxima de 182 km/h com o combustível fóssil e 184 km/h com o derivado da cana-de-açúcar.
Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Com a adoção do novo motor TSI, o up! cresceu 40 mm, passando a 3,64 metros de comprimento. Esse acréscimo ocorreu no balanço (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro, agora de 625 mm. O balanço traseiro é igualmente curto, 599 mm. De largura o modelo mede 1,64 metro (sem retrovisores), com 1,50 metro de altura. Ainda na parte mecânica, além do motor novo, o up! TSI recebeu molas e amortecedores com nova calibração, mais esportiva.
O restante da linha up! é equipada é equipado com o propulsor 1.0 12V de 3 cilindros, que desenvolve 75 cv de potência a 6.250 rpm e 9,7 kgfm de torque com gasolina e 82 cv (com a mesma rotação) e 10,4 mkgf com etanol. Essa motorização, que foi lançado com o Fox BlueMotion, é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.
Speed up, versões e equipamentos
O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. Todos trazem, de série, M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, travas e vidros dianteiros elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), airbag duplo, freios com ABS, entre outros itens.
Oferecido unicamente na cor branca, a nova versão batizada de speed up! diferencia-se, na dianteira, pela área central do para-choque pintada na cor preto ninja, com os aros dos faróis auxiliares em chrome effect. Nas laterais, o modelo exibe os retrovisores e faixas alusivas à versão pintados na cor azul, defletores (spoilers) e rodas de liga leve de 15”, modelo “zurique II”, na cor preta e diamantadas.
Na traseira, o para-choque é exclusivo e traz seção (defletor) pintada na cor preta e a tampa do porta-malas é pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI – solução adotada em todas as versões do up! equipadas com o novo motor 1.0 TSI.
Outro destaque exclusivo do speed up! é o teto pintado também em preto ninja.
O interior do speed up! traz tons escuros. O revestimento do teto e das colunas é na cor preta. O acabamento do painel (“PAD”) é sempre na cor preto brilhante e traz o nome da série. Os bancos são revestidos em couro sintético “native”.
Move up! TSI – R$ 43.490
O move up! TSI vem equipado de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, sistema “keyless” de alarme com comando remoto e chave “canivete”, rodas de 14″ com calotas “bristol” e pneus “verdes”, nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”, maçanetas na cor do veículo, antena no teto, faróis com máscara escurecida, sistema “s.a.v.e.” no porta-malas, com o “infotrip” (computador de bordo com 10 funções) e com quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
Como opcional o move up! TSI oferece apenas um pacote composto por sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 14 polegadas “amsterdam” e faróis e lanternas de neblina. O seu preço é R$ 1.000.
High up! TSI – R$ 48.040
A versão high up! é equipada com os itens da move além de rodas de liga leve aro 15 polegadas e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native”, sensor de estacionamento e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel e duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”).
Black, red e white up! TSI – R$ 48.690
Essas versões essão disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha e branca – e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design “berlin” (com pneus “verdes” nas medidas 185/60 R15), com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca. Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada. Fica devendo os vidros elétricos traseiros.
cross up! TSI – R$ 47.030
A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up! com a adição de rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas “zurique”, exclusivas da versão, e do visual “diferenciado”, com faróis auxiliares com aros cromados, apliques em plástico preto nas caixas de roda, detalhes exclusivos no volante e na soleira das portas dianteiras, alavancas de câmbio e do freio de estacionamento revestidas em “native”, bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza, nome cross gravado no encosto do banco e detalhes em “chrome effect” no painel.
speed up! – R$ 49.990
A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com o incremento de rodas zurique II, de 15 polegadas; bancos, alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante revestidos de couro sintético “native”, cor branca e retrovisores laterais pintados na cor azul.
Resumo da obra
O motor 1.0 turbo transformou o up!. Por ser leve, curto e potente, guiá-lo ficou muito mais divertido. Finalmente ele ficou interessante no Brasil, mas já confirmo uma coisa: não vale a pena comprar as versões high, red, white, red, cross em, especialmente, speed do up! TSI. Todas são muito caras e não agregam nenhum diferencial realmente importante ao modelo.
Se você gostou do up! TSI, prefira a versão move, a de entrada, e tente conseguir o único pacote de opcionais (vendido por R$ 1.000) dentro do preço inicial sugerido de R$ 43.490. Dessa forma, o custo/benefício do modelo, que não é dos melhores (embora tenha melhorado recentemente), fica um pouco mais interessante.
o up! ja era o 1.0 mais veloz do mercado, com esse novo motor 1.0 TSI esta com desempenho digno de sedan medio 2.0 como corolla e focus sedan como exemplo, vale muito apena compra-lo tanto e q ja esta na minha lista de proxima compra pra 2016
Pena que não podemos dizer o mesmo do preço. Na minha opinião, a VW deveria ter reduzido o preço dos modelos MPI e ter deixado o TSI com o preço dos modelos atuais, e mesmo assim ele ainda continuaria caro, mas dentro do que a concorrência anda pedindo.
Pagar até R$ 49.000,00 em um UP! é realmente um absurdo!
Particularmente acho ridículo este carro da VW, independente das versões e das poucas qualidades que estão a frente de seus concorrentes neste segmento.
Pelos valores citados acima, encontra-se no mercado usados com muito mais espaço interno entre outras qualidades!
Sem dúvida, uma ótima compra. É FATO!V
A melhor versão é mesmo a Move UP TSI completa. Está em primeiro lugar para a troca do 207 que farei em agosto. É FATO!V
A única dúvida é que parece que só tem vidro elétrico na frente. Isto pode empacar a compra.
o speed up! custa 50 mil e não tem vidro elétrico traseiro nem como opcional! realmente empaca a compra…
E eu descobri também que se pegar o Maps and More você perde a entrada USB.