Depois da Fiat lançar o Freemont 2015, agora é a vez do Chevrolet Captiva 2015 chegar às concessionárias da marca em todo país com alguns equipamentos adicionais e novas rodas. O alto preço do modelo, por incrível que pareça, não foi elevado.
As mais relevantes novidades do Captiva 2015 são o teto solar com acionamento elétrico e o novo multimídia MyLink, com a função áudio streaming – possibilita aos ocupantes escutar podcasts, shows e notícias captadas pelo smartphone direto no sistema de som do veículo.
Externamente, o SUV tem novas rodas de 18″ e faróis com máscara negra – truque usado para disfarçar a idade, mas que ficou legal no modelo. O preço continua os salgados R$ 106.696. Esse valor é cerca de R$ 20.000 mais caro do que o também dispendioso Tracker 2015.
Ofertado em versão única, o Captiva traz, como itens de série, sistema de acionamento remoto do motor (o motorista pode ligar o veículo à distância para resfriar a cabine no calor ou para aquecer o interior e os assentos dianteiros no frio, por exemplo), freio de estacionamento elétrico, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, espelho retrovisor central eletrocrômico, banco do condutor com ajustes elétricos de distância e altura e ajuste manual do apoio lombar; seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina); cintos de segurança com pré-tensionadores, sistema Isofix, bancos revestidos em couro com apoios de cabeça dianteiros ativos (se movimentam para à frente em caso de colisão traseira, aliviando o impacto no pescoço dos ocupantes, conhecido como “efeito chicote”); controles de tração e de estabilidade, alarme, vidros elétricos, ar-condicionado, direção (ainda) hidráulica, entre outros.
O veículo pode ser equipado com acessórios que deveriam ser de série (quase todos), como: central multimídia com GPS e câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, maçanetas cromadas e tablet de 7” com suporte para encosto de cabeça.
Motor
O motor é o velho conhecido Ecotec 2.4 16V, que desenvolve 184 cv de potência e 23,3 kgfm de torque, e a transmissão é automática de seis marchas (segunda geração do cambio GF6). Para compensar o alto peso de 1.742 kg, o modelo conta com a função “Eco Mode”, que ajuda a economizar um pouco de gasolina.
O Chevrolet Capctiva 2015 permite ainda trocas de marcha no modo manual por meio de botões na alavanca da transmissão – muito mal localizados, por sinal. O modelo está disponível nas cores Branco Ice (sólida), Preto Carbon Flash, Vermelho Crystal Claret e Azul Berlin (metálicas, que custam adicionais R$ 1.500). A garantia é de três anos.
A Captiva já teve sua época. Precisa de uma substituta urgente. Outro fato a lamentar é que o suv compacto Tracker ocupa hoje a faixa de preço que deveria pertencer a Captiva.
Muito bem observado, Fabio!
a captiva ja saiu de linha desde novembro no mexico oq vemos por aqui e a desova de estoque da fabrica
Captiva continua sendo produzida para a Europa Canadá e Usa com outros nomes.
A interrupção de importação se deu por desinteresse de comercializar no Brasil.
Fiz um comparativo da Tracker e Captiva. Acabei comprando a Captiva 2011. Show de carro. Claro que tem os prós e contras, mas a Captiva prá mim continua sendo um carro que dá show em muitos. Moderno, confortável, macio e robusto. Tudo de bom !
Concordo com tudo, mas acrescentaria que o Captiva é beberrão e tem peças muito, mas muito caras – sem contar o seguro salgado. Melhor coisa que fiz foi vender o meu e comprar um T-Cross 1.4 turbo.