Conforme antecipado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Ford Fusion 2015 começou a ser vendido tendo como principal novidade airbag para os cintos de segurança traseiros. Além desse equipamento, toda a linha para chega ao Brasil, de série, com espelhos retrovisores externos rebatíveis, Assistência de Emergência (liga para os bombeiros ou SAMU) e ajuste elétrico do banco do passageiro em seis posições. Se o consumidor ganha com isso, perde com o aumento de preços praticado pela marca.
A Ford preferiu repassar para o consumidor o custo dos novos itens. Por isso, a versão de entrada, equipada com o motor 2.5 flex (167/175 cv) passou de R$ 98.700 para R$ 102.900. Já a opção Titanium equipada com a interessante motorização 2.0 EcoBoost (234 cv) foi de R$ 108.700 para R$ 113.900. A versão Titanium Hybrid (com potência combinada de 190 cv, sendo 47 cv do propulsor elétrico + 143 cv do motor 2.0 a gasolina) subiu de R$ 128.700 e para R$ 133.900.
Fechando a lista de equipamentos da linha 2015, as versões Titanium trazem ainda bancos dianteiros refrigerados e ajuste elétrico do banco do passageiro em dez posições. Outras novidades são a cor externa cinza Moscou, em substituição ao cinza Berlim, e a opção de interior claro “Soft Ceramic” na carroceria branco Sibéria, nas versões EcoBoost 2.0 AWD e Hybrid. Com motor 2.0 EcoBoost ou Hybrid, o Fusion Titanium traz ainda estacionamento automático, alerta de pontos cegos e tráfego cruzado e sistema de permanência em faixa.
Cabe ao consumidor definir se o custo/benefício melhorou ou não. Do meu ponto de vista, os preços antigos poderiam ter sido mantidos, o que daria ao Fusion uma relação custo/benefício muito boa.
Airbag para cinto de segurança
Como adiantei, os novos cintos de segurança traseiros infláveis, itens de série do sedã, são a grande novidade do carro. Essa tecnologia é exclusiva da Ford no mundo e a marca disponibilizou sua patente para outros fabricantes a utilizarem em benefício dos usuários. No uso diário eles funcionam como os cintos de segurança convencionais, sem alterar o conforto e a funcionalidade. Em caso de colisão, agem como um airbag: suas bolsas de ar são infladas (em menos de 40 milissegundos) e protegem a região do tronco dos passageiros dos bancos traseiros laterais, distribuindo a força do impacto em uma área maior que o cinto tradicional. Oito airbags com sistema de classificação dos ocupantes complementam o sistema.
De acordo com a marca, o cinto de segurança traseiro inflável reduz o risco de lesões na cabeça, pescoço e peito dos passageiros do banco de trás, principalmente crianças e idosos, que podem ser mais vulneráveis.
Todas as versões da linha Fusion 2015 passam também a incorporar a Assistência de Emergência, um recurso que conecta automaticamente com o serviço público de emergência (SAMU) em caso de acidentes, caso a colisão tenha o airbag ou o sistema de corte de combustível ativados. Além de informar com precisão a localização do veículo, usando o sinal do GPS, o sistema permite a comunicação do atendente com os passageiros por viva-voz.Esse recurso funciona junto com o sistema SYNC.
A Assistência de Emergência é mais uma funcionalidade do sistema SYNC com MyFord Touch do Fusion 2015, que vem com tela “touch-screen” de 8″ no painel, comandos de voz para áudio, ar-condicionado, navegador e telefone, conexão Bluetooth, duas entradas USB, leitor de cartão de memória e entrada de áudio/vídeo RCA. Oferece ainda controle de áudio no volante e duas telas de LCD no painel de instrumentos, que podem ser configuradas para exibir as informações selecionadas pelo motorista.
O aibag para o cinto de segurança é uma novidade bem interessante para o mercado brasileiro. Espero que a Ford prepare toda a logística para uma produção em volumes mais consideráveis, expandindo o uso desse dispositivo para outros modelos da marca, como o Ka, New Fiesta, EcoSport e Focus.
Adorei os novos equipamentos fusion porém acho q nao devia terem alterado o preço mas é meu sonho de consumo acho esse carro maravilhoso é nota 10.
O fusion diminuio a potência era 240cv agora 234 carro mais devagar que o jetta o jetta tsi 285kmh e faz de 0 a 100kmh em 5,2 segundos e tem 280cv o fusion chega 195 não passa disso que o para quem fala que o fusion é mais rápido que o jetta não entende de carro
Jaguar xj é melhor
A ford podia voltar o motor v6 no fusion 2016 não sei porque a ford tirou o motor v6