“As alterações da linha 2014 fizeram bem à Montana, mas foram insuficientes para fazer o modelo brigar, pelo menos, pelo segundo lugar do segmento. A Chevrolet poderia ter feito outras mudanças para tornar o seu modelo ainda mais competitivo.” Com essa fala resumi o que aconteceu no ano passado com a picape da GM. Agora, para a linha 2015, a Chevrolet manteve uma estratégia semelhante e fez modificações ainda mais tímidas na Montana, que continuará estagnada na terceira posição do segmento, mesmo que ela seja a representante da categoria mais barata com direção hidráulica.
A linha 2015 da picape Montana traz uma nova opção de cor metálica, preto Carbon Flash (que estará disponível nas lojas a partir de setembro), se juntando às cores Branco Summit e Vermelho Pepper (sólidas), Cinza Astec e Prata Switchblade (metálicas). Outra novidade é o novo suporte de bicicleta, vendido como acessório, que foi projetado para ser instalado na caçamba permitindo a fácil fixação da bicicleta em pé, de modo que o quadro não encoste em nenhuma superfície.
Mas, sem dúvida, entre as poucas novidades da linha 2015, a mais relevante é a direção hidráulica como item de série também na versão de entrada, LS (já era na Sport). Segundo a Chevrolet, com essa inclusão, “o modelo passa a ser a picape compacta equipada mais acessível do seu segmento”.
Realmente, a Montana LS é a mais barata do Brasil com direção hidráulica entre as principais adversárias diretas. Veja abaixo o preço do modelo e de seus dois grandes concorrentes, também nas ruas respectivas versões de entrada, sempre com pintura sólida e cabine simples.
Chevrolet Montana LS 1.4 8V – R$ 36.296
Principais equipamentos de série: airbag duplo frontal com interruptor para inibir o airbag do lado do passageiro (com indicação visual), alarme sonoro de faróis ligados, banco do motorista e cintos de três pontos com regulagem de altura, brake light, direção hidráulica, freios ABS com EBD, hodômetro digital total e parcial e tacômetro; pára-choques pintados na cor do veículo, preparação para sistema de som, roda de aço aro 14″ com calotas integrais, sistema de luz “siga-me”; sombreiras – motorista e passageiro com espelho (e iluminação); alerta para o esquecimento dos faróis ligados protetor de caçamba, dez ganchos para amarração de cordas, degrau side step e tampa traseira com trava antifurto com chave.
Fiat Strada Working 1.4 8V – R$ 36.590 / R$ 39.303* (com direção hidráulica)
Principais equipamentos de série: alertas de limite de velocidade e manutenção programada, alça de segurança lado passageiro, apoia-pé para o motorista, apoios de cabeça com regulagem de altura, bancos com assento anti-submarining, bolsa porta-objetos nas portas, capô retrátil com dobradiças de segurança, chave desmodrômica, cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, comando da luz interna nas portas, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); console central com porta-objetos e porta-copos, conta-giros, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), espelho no para-sol lado passageiro, Fiat Code 2ª geração, Follow me home, ganchos para amarração de carga na caçamba, grade frontal na cor preta, grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas, airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, hodômetro digital (total e parcial), indicador digital do nível de combustível e da temperatura da água (gradual); limpador e lavador do para-brisas com intermitência, luz de leitura, maçanetas e retrovisores externos na cor preta, moldura nas caixas de roda, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), painéis de porta integrais em tecido, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, protetor de caçamba, relógio digital, retrovisores externos com comando interno mecânico, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ + pneus 175/70 R14; suspensão elevada, tampa da caçamba removível e com chave, tomada 12V, vidros climatizados verdes, volante EAS – Energy Absorbing System e válvula antirrefluxo de combustível.
*: A direção hidráulica não pode ser comprada separadamente e faz parte de um kit chamado Celebration 1 composto ainda por abertura elétrica bocal de abastecimento, predisposição para rádio (2 alto-falantes e antena), travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura.
Volkswagen Saveiro Startline 1.6 8V – R$ 35.840 / R$ 37.263 (com direção hidráulica)
Principais equipamentos de série: freio a disco nas quatro rodas com ABS com EBD, airbag duplo frontal, palhetas do limpador de para-brisa com melhor performance (“Aerowischer”), alça de segurança no teto para o passageiro, amplificador de sinal da antena, antena no teto, banco do motorista com ajuste de altura, capa dos retrovisores e maçanetas na cor preta, cintos de segurança automáticos de 3 pontos na frente, console central com porta copos, estepe sob a caçamba, faróis simples com máscara escurecida, ganchos para amarração de carga, grade dianteira na cor preta, limpador do para-brisa com temporizador, moldura nas caixas de rodas, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível; para-choques na cor preta, para-sol com espelho para motorista e passageiro, rodas de aço 6J x 14 com pneus 175/70 R14, porta-objetos nas laterais de portas, porta-revistas atrás do banco do passageiro, preparação para sistema de som com fiação, retrovisores com comando interno, suspensão elevada, tomada 12V no console central, travamento manual das portas e vidros com acionamento manual.
A Montana também se destaca por sua capacidade de carga, de até 768 kg, superior à das principais concorrentes. Por outro lado, a líder da categoria (com folga), Fiat Strada, tem o maior volume da caçamba.
Picape cabine simples | Capacidade da caçamba | Volume da caçamba |
Chevrolet Montana LS 1.4 | 768 kg | 1.100 litros |
Fiat Strada Working 1.4 | 705 kg | 1.220 litros |
Volkswagen Saveiro Startline 1.6 | 712 kg | 924 litros |
Peugeot Hoggar X-Line 1.4** | 742 kg | 1.151 litros |
**: Coloquei a picape Hoggar da Peugeot, que está saindo de linha, apenas para efeito comparativo.
No site da Chevrolet diz que a Montana sem ar-condicionado e direção hidráulica tem 768 kg de capacidade de carga. Logo, perguntei para a assessoria da GM se a versão LS, que agora com direção hidráulica de série, mantem a mesma capacidade na caçamba. Até a publicação desse post, eu não tinha recebido a resposta.
De qualquer forma, a Montana 2015 não tem condições de brigar pela ponta do seu segmento. O modelo é até uma boa picape, mas a falta opções e variações (só cabine simples, 1.4, manual, com duas versões: LS e Sport – essa última por sugeridos R$ 44.796), dificulta a sua popularização no mercado – diferente do que acontece com a Saveiro e, especialmente, com a Strada. Dessa forma, o veículo da Chevrolet continua como uma opção bastante válida, mas que se manterá sempre em terceiro na categoria (pelo menos nos próximos anos).
Atualização (07/08/2014)
Conversei com a assessoria de General Motors que me informou que a Montana passou por evoluções técnicas nos últimos anos que permitiram que a picape mantivesse a capacidade de 768 kg de carga mesmo equipada com direção hidráulica.
Montana meu sonho é o q preciso