Ford realinha versões do EcoSport 2015. Custando a partir de R$ 62.990, preços poderiam ser mais baixos

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Enquanto prepara terreno para a chegada dos novos Ka e Ka+, a Ford dá atenção para os outros veículos da sua gama no Brasil. Agora é a vez da marca lançar a linha 2015 do EcoSport, que traz, como principal novidade, o realinhamento de versões. O catálogo passa a ser formado por três versões com motor 1.6 16V Sigma e câmbio manual (SE, FreeStyle e Titanium) e por três versões com o propulsor 2.0 16V Duratec, sendo duas automatizadas de dupla embreagem (PowerShift SE e Titanium) e uma manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas (FreeStyle 4WD). Mesmo sem o aumento do IPI, os preços do EcoSport 2015, que custa a partir de R$ 62.990, poderiam (e deveriam) ser mais baixos. Além disso, as motorizações poderiam ser atualizadas.

A redução de versões do EcoSport 2015 foi bem-vinda, pois o excesso confundia a cabeça do consumidor. Saíram os modelos 1.6 FreeStyle Plus, 2.0 FreeStyle 4×4 e 2.0 Titanium Plus Powershift. Outra versão que deu adeus foi a de entrada, S, que até pouco tempo atrás era comercializada por R$ 58.990 – preço que deveria ser mantido para a nova versão de entrada, SE.

Em toda linha 2015, o EcoSport passa a vir, de série, com rodas de liga leve, espelhos retrovisores com piscas integrados, maçanetas externas pintadas e bagageiro de teto. A versão SE conta ainda com direção elétrica, ar-condicionado; vidros, travas e espelhos retrovisores elétricos; sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, USB, Bluetooth e comandos de áudio no volante, além de freios ABS com EBD e airbag duplo frontal. O valor sugerido é R$ 62.990. O modelo SE com motor 2.0 16V e transmissão PowerShift custa R$ 71.490.

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A Ford não alterou o pacote de equipamentos do EcoSport FreeStyle 1.6, que continua a ser o carro-chefe da linha. Além dos itens do catálogo SE, ele acrescenta sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, rodas de 16 polegadas, grade e bagageiro na cor London Grey, por R$ 67.100. Fica uma dica para a Ford: lançar a versão FreeStyle 2.0 PowerShift por um preço acessível – seria mais uma para complicar a cabeça do consumidor, mas seria bem-vinda.

O topo de linha 2.0 Titanium já vem com bancos de couro e airbags laterais e de cortina, antes oferecidos somente no pacote Plus. Traz também ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e rodas de liga leve de 16 polegadas por salgados R$ 81.890.

De modo geral, acho que o EcoSport 2015 poderia custar bem menos. Minhas sugestões de preço seriam as seguintes:

FordLinha 2015Minha sugestão
EcoSport SE 1.6R$ 62.990R$ 57.990
EcoSport FreeStyle 1.6R$ 67.100R$ 61.990
EcoSport SE 2.0 ATR$ 71.490R$ 65.990
EcoSport Titanium 1.6R$ 75.390R$ 68.490
EcoSport FreeStyle 4WD 2.0R$ 77.390R$ 69.990
EcoSport Titanium 2.0 ATR$ 81.890R$ 74.490

O Ford EcoSport Titanium 2015 é caro, mas bem mais atraente, por exemplo, do que o Chevrolet Tracker, que custa praticamente a mesma coisa, mas oferece menos itens de segurança e desempenho inferior. O Renault Duster topo de linha também é menos equipado e seguro, mas custa bem mais barato do que o Ford, além de oferecer mais espaço interno e para bagagem.

Em termos de motorização, o propulsor 1.6 16V Sigma do EcoSport 2015 desenvolve os mesmos 110 cv de potência e 15,7 kgfm de torque com gasolina e 115 cv e 15,9 kgfm com etanol. Por que ele ainda não está como o dos irmãos? Esse mesmo motor tem 125/130 cv e 15,4/16 kgfm no New Fiesta e 131/135 cv e 16,2/16,7 mkgf no (já ultrapassadoFocus.

Algo semelhante acontece com o motor 2.0 16V Duratec. No EcoSport, ele ainda desenvolve 140 cv de potência e 19 kgfm de torque com gasolina e 147 cv e 19,7 kgfm com etanol. Na linha Focus, esse propulsor tem injeção direta e gera 175 cv de potência e 21,5 kgfm de torque com gasolina e 178 cv e 22,5 kgfm com etanol.

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