A Fiat Automóveis manteve sua participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves em 23,5% das vendas totais em março, ao registrar 53.770 unidades emplacadas. A Fiat também liderou o ranking nacional de modelos mais vendidos com a picape Strada, que teve 13.017 unidades emplacadas no mês, superando todos os demais automóveis e comerciais leves vendidos no país.
O vice-líder foi o Palio, com 12.872 emplacamentos, deixando Volkswagen Gol em terceiro, com 12.545 unidades emplacada, e Chevrolet Onix em quarto, com 12.245. O Uno fechou o top 5 com 10.274 unidades registradas.
No acumulado do ano, a Fiat lidera o mercado brasileiro com 174.802 unidades e uma participação de mercado de 22,57%, seguida pela Chevrolet (136.891 unidades = 17,68%), Volkswagen (135.565 = 17,51%), Ford (70.395 = 9,09%), Renault (51.802 = 6,69%), Hyundai (51.028 = 6,59%), Toyota (36.522 = 4,72%), Honda (29.213 = 3,77%), Citroën (15.978 = 2,06%), Nissan (14.527 = 1,88%), Mitsubishi (13.706 = 1,77%), Peugeot (12.228 = 1,58%) e Kia (5.717 = 0,74%).segundo dados divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A picape Strada é líder em seu segmento (comerciais leves) há 14 anos, mas esta é a primeira vez que o modelo lidera o ranking geral de veículos vendidos no Brasil. “A picape Strada é um verdadeiro utilitário com vocação para o trabalho, e também muito bom para as atividades de lazer. Este é o segredo do sucesso da Strada: sua capacidade de atender a diversos públicos simultaneamente, graças ao seu belo design, conforto, robustez, durabilidade, size-impression e excelente relação custo-benefício”, disse o diretor comercial da Fiat, Lelio Ramos.
16 anos de Strada
O Fiat Strada é um utilitário, mas também um automóvel que pode ser usado no dia a dia para o trabalho, para a família, para o lazer, para aventura, ou para o transporte de cargas. Foi lançado em 1998, em complementação à família Palio, e rapidamente conquistou o público por ser econômico para o trabalho e jovem e descontraído para o lazer. Em 1999, o modelo ganhou a opção de cabine estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação.
Em 2000, a picape Strada se tornou líder de mercado pela primeira vez e, no ano seguinte, o modelo passou por reestilização e ganhou a linha Adventure. Em 2008 a picape passou a contar com o Locker, diferencial blocante introduzido para aumentar a capacidade do veículos em situações de solo adversas.
Em 2009, veio a Fiat cabine dupla e, em 2011, o Fiat Strada recebeu o câmbio robotizado Dualogic que, logo em seguida, evoluiu para o avançado Dualogic Plus. Em 2013, o modelo ganhou um novo visual e a terceira porta.
Entre as picapes compactas, o desempenho de vendas da Strada é notável. Suas vendas superam a soma de todos os demais modelos comercializados, chegando a uma participação de mercado de mais de 50% em seu segmento.
Picape compacta | Emplacamentos de janeiro a março de 2014 | Participação |
Fiat Strada | 39.548 unidades | 61,25% |
Volkswagen Saveiro | 15.188 unidades | 23,52% |
Chevrolet Montana | 9.587 unidades | 14,85% |
Peugeot Hoggar | 198 unidades | 0,31% |