A Jaguar Land Rover apresentou, recentemente, a linha 2014 do Land Rover Range Rover Evoque. Sem dúvida, o grande diferencial do modelo é o inédito (para o Brasil) câmbio automático (ZF-9HP) de nove marchas, que consegue explorar, de maneira mais eficiente, o motor 2.0 turbo, proporcionando melhorias no consumo de combustível, nos índices de emissões, no desempenho e menos ruídos em velocidade de cruzeiro.
As atualizações na linha 2014 do Range Rover Evoque vão além do novo sistema de transmissão, com a introdução de novas opções de cores externas e de acabamentos internos, rodas em liga leve de 18, 19 e 20 polegadas com novo design e espelhos retrovisores redesenhados. Menores que a versão anterior, as peças tiveram as luzes de seta substituídas por um filete em LED.
A linha 2014 chega com inúmeras melhorias nos sistemas de condução, que proporcionam mais conforto e segurança aos passageiros. Entre elas, destaca-se o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada.
Já a tecnologia Torque Vectoring distribui o torque de forma independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para situações de curvas em alta velocidade.
Os sistemas de auxílio à condução foram ainda mais aperfeiçoados com a introdução de funcionalidades, nas quais se incluem: Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O novo sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings.
O sistema Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo.
O modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.
Para melhoria no consumo de combustível, a linha 2014 chega com o sistema Stop/Start, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador.
Apesar das três velocidades adicionais, a caixa de câmbio ZF-9HP é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a transmissão anterior de seis velocidades. Isto é possível por meio do seu design inovador, que inclui uma bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência, a qual se somam duas embreagens patenteadas, em vez dos conjuntos de embreagens convencionais mais volumosos, e um novo conjunto de engrenagens de alojamento inteligente.
Disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige, a linha 2014 do Range Rover Evoque é equipada com motor de 2.0 16V turbo, que desenvolve com 240 cv de potência a 5.500 rpm e 34,7 mkgf de torque a 1.750 rpm. O Range Rover Evoque mede 4,35 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,62 m de altura e tem 2,66 m de distância entre-eixos.
Versões – Linha 2014 | Preços* |
Land Rover Range Rober Evoque Pure Tech | R$ 192.000 |
Land Rover Range Rober Evoque Prestige | R$ 219.100 |
Land Rover Range Rober Evoque Prestige Tech | R$ 271.900 |
Land Rover Range Rober Evoque Dynamic | R$ 227.200 |
Land Rover Range Rober Evoque Dynamic Tech | R$ 277.900 |
Land Rover Range Rober Evoque Pure Tech Coupé | R$ 195.800 |
Land Rover Range Rober Evoque Dynamic Tech Coupé | R$ 281.700 |
*. Preços divulgados no dia 13/03/2014.
Rei das siglas, toda linha do Land Rover Range Rover Evoque vem equipada, de série, com Terrain Response, tração integral (4WD), sistema de torque vetorial, controle de descida em declives (HDC), freio a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS), Sistema de Saída Gradativa (GRC), Sistema de Controle de Tração (TCS), Controle de estabilidade antirrolagem (RSC), Controle de Torque de Força do Motor (EDC), Freio de estacionamento eletrônico (EPB), Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), Controle Elétrico de Assistência de Direção (EPAS), Luzes de Emergência (pisca alerta) em frenagens Pesadas (EBL), pontos de fixação ISOFIX, 7 airbags, sensor de estacionamento traseiro, limpador do para-brisa com sensor de chuva, ar-condicionado digital Dual Zone, paddle shift – trocas sequenciais no volante; piloto automático, tecnologia Stop/Start, entre outros equipamentos.
Com vendas que superam as 200 mil unidades em todo o mundo, o Evoque se tornou objeto de desejo nos mais de 170 países em que os modelos Land Rover são comercializados. No Brasil, as vendas da linha chegaram a 13.243 unidades desde o lançamento do veículo, no segundo semestre de 2011 – número esse que a Jaguar Land Rover espera aumentar com a chegada da versão 2014. Pelo visto, vai conseguir.