Dando sequência à sua série de lançamentos inéditos no Brasil, a Triumph acaba de colocar no mercado Trophy SE, luxuosa moto que tem preço sugerido de R$ 79.900. A nova motocicleta é o terceiro modelo totalmente novo a ser lançado pelo fabricante inglês nos últimos dois anos.
A Triumph Trophy SE conta com novo eixo de transmissão Shaft Drive e com motor de três cilindros com 1.215 cc (que equipa a Tiger Explorer), que desenvolve 134 cv de potência a 8.900 rpm e 12,2 kgfm (120 Nm) de torque a 6.450 rpm. O propulsor conta com um eixo balanceador com rotação no sentido oposto para suavizar as vibrações do virabrequim e, dessa forma, garantir muito mais conforto ao seu piloto e garupa.
Um sistema de amortecimento por torção é utilizado para transferir a potência da caixa de velocidades para o eixo de transmissão. Para tanto, é empregada uma engrenagem cônica com mola. Além disso, é utilizado um eixo de transmissão de tecnologia Metalastic, que permite boa regularidade no conjunto da transmissão. Esses recursos, combinados, ajudam a fornecer um desempenho refinado do sistema de transmissão e do chassi, garantindo que a potência seja entregue de maneira perfeita e controlável.
A Triumph Trophy SE tem ainda a tecnologia “ride by wire”, que fornece as funcionalidades de controle de tração e piloto automático e ainda melhora a eficiência do motor e a economia de combustível.
Outro ponto que a marca levou em consideração no desenvolvimento da Trophy SE foi para melhorar a proteção contra as intempéries, como o vento, com o uso de carenagens com aerodinâmica avançada. O para-brisa oferece regulagem elétrica de altura e pode se elevar em até 16,4 cm. O conjunto conta com uma função de memória que se ajusta automaticamente à sua última posição ao dar partida na moto. O conforto do piloto e do passageiro é reforçado com as várias opções do assento. No caso do piloto, um recurso adicional é a possibilidade do ajuste da altura do seu assento, entre 800 mm e 820 mm.
A novidade nacional da Triumph também possui de série, entre outros recursos, ajuste de posicionamento do farol, cavalete central, bolsas laterais com chave, tanque de combustível de 26 litros e o exclusivo Sistema Dinâmico de Bagagem da Triumph (TDLS). O Sistema Dinâmico de Bagagem da Triumph ajuda a manter o equilíbrio do chassi, dissociando a massa do chassi permitindo que cada bagageiro se desloque até um arco de 5 graus – o sistema melhora bastante a estabilidade da moto, portanto.
A Trophy SE vem com duas bolsas laterais com capacidade para transportar até 31 litros de bagagem cada. Esse volume pode ser de até 55 litros com a compra opcional de bolsas maiores. O modelo tem ainda uma tomada de 12V que vem dentro da bolsa e permite o carregamento de câmera, telefone ou qualquer outro dispositivo eletrônico, enquanto a motocicleta estiver em movimento. A moto também vem de série com sistema de áudio com recursos como bluetooth e entrada USB, além de ser compatível com iPod e MP3 player.
O modelo possui suspensão da marca WP, com regulagem eletrônica, que é operada por meio de um painel que permite ao motociclista selecionar a configuração de amortecimento mais adequada (Sport, Normal ou Comfort), combinando com a carga da moto (piloto, piloto mais bagagem ou piloto mais passageiro). O piloto pode, inclusive, optar por utilizar suas configurações personalizadas simplesmente pressionando um botão.
O Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus é outro recurso tecnológico presente na nova Triumph Trophy SE. A motocicleta está sendo lançada no Brasil com duas opções de cores: Prata Lunar e Azul Pacific.