Tirar a Fiat do topo e voltar a reinar absoluta! Este é o grande objetivo da Volkswagen para os próximos anos. Timidamente, a marca deu seu primeiro passo para isso ao lançar o motor 1.0 de três cilindros para o Fox Bluemotion. Mas o primeiro passo de verdade é a chegada do novo Golf. Mas outras importantes novidades estão por vir, já em 2014!
A Kombi já nos deixou (tarde?). Continuando as despedidas, em 2014 daremos adeus ao Polo e ao Polo Sedan. Com visual defasado, plataforma atrasada em relação à versão européia, a dupla vende cada vez menos no Brasil. A aposentadoria dos dois é mais do que natural.
Outro modelo que nos deixa é o Golf IV, conforme comentei antes. Com a chegada do Golf VII ao país, e com a sua provável nacionalização em 2015 (ou importação do México em 2014), não faz sentido nenhum manter a veterana quarta geração do hatch em fabricação no Brasil – na verdade já deveria ter parado há algum tempo.
Com estas mudanças, quem vai “subir na vida” é o Fox, que deverá preencher a lacuna deixada pelo Polo. As mudanças já estão sendo desenvolvidas, restando saber quando elas vão acontecer (provavelmente a partir de 2014). CrossFox e SpaceFox também devem tirar proveito do avanço da raposa.
Outro que evolui é o Gol, que terá uma mudança mais radical em 2015. Mesmo recordista em vendas no Brasil, o modelo também precisa de novidades e melhorias para se manter no topo. O sedã Voyage acompanhará as alterações para ficar ainda mais competitivo.
Fox, Gol, Voyage e Saveiro deverão receber, em 2014 (linha 2015), o inédito motor EA-211 1.6 16V flex, que deve desenvolver 115 cv de potência com gasolina e 120 cv com etanol. Ele substituirá o propulsor EA-111 1.6 8V VHT, que tem 101/104 cv. Falando na picape, ela terá também a inédita carroceria cabine dupla, provavelmente com quatro portas, como os executivos alemães tanto queriam – Fiat Strada é o maior “inimigo” da Volks já tem algum tempo.
Se Fox e Gol sobem, um espaço “por baixo” é deixado. Como o Gol G4 será (finalmente) aposentado muito em breve, teremos o lançamento de outra grande aposta da Volkswagen no Brasil: o hatch Up!. Por aqui, o compacto terá o motor 1.0 12V flex de três cilindros, que também deverá ser usado pelos outros modelos ofertados pela marca no país com 1.000 cc.
Outra alteração de motorização bem mais próxima acontecerá no Volkswagen Jetta. Sai de cena o ultrapassado motor 2.0 8V flex (116/120 cv), que também equipa o Polo, e entra o recém chegado (com o Golf VII) 1.4 TSI (turbo com injeção direta de gasolina). Equipar o sedã médio com o futuro propulsor 1.6 16V não faz parte dos planos da marca, que pretende usá-lo no novo Santana, previsto para ser lançado por aqui em 2015 (ou quando os custos de produção ficarem mais atraentes).
E não podemos nos esquecer do Taigun, crossover da Volks que trombará de frente com o Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008, Renault Captur e Duster. A briga será muito boa!
Rumores apontam ainda para uma nova Parati, mas tenho sérias dúvidas. O que não duvido é que, com todo este arsenal, a Volkswagen terá uma linha e tanto para desbancar a Fiat da liderança. Mas tenho certeza absoluta que os italianos não ficarão parados, apenas observando a movimentação alemã.
Com informações de Automotive Business.
nao vai mesmo ficar parada a FIAT pois ela prepara pra 2014 estes lançamentos;
bravo “reestilizacao e motor multiair”
uno “reestilizacao, novo motor 1.0 3cc e cambio dualogic plus pras versoes 1.4”
fiorino “nova geracao”
novo suv compacto “sucessor da palio adventure”
linea “novo motor multiair”
ducato “nova geracao”
novo subcompacto “sucessor do mille e palio fire”
Vamos ver o que vai acontecer
E a VW deixa de vender mais de dois mil carros com a saída da Kombi…
Mensalmente…
A vw pode até se mexer, mas do jeito que ela anda parada e na contra-mão só fazendo remessas de lucros para matriz, diminuindo pessoal e vendendo velharia em um mercado em revolução como o nosso. Em termos de mercado acho que eles acordaram tarde demais. Compro VW desde que me conheço por gente, mas minha última aquisição foi só por nome mesmo. Pois além de tudo o padrão de qualidade está caindo, os carros estão com manutenção cara, barulhentos, e o que está sendo vendido na concessionária hoje quase não tem diferença do que era vendido a 8 ou 9 anos atrás. Vai ser dificil a VW se livrar da má fama que está conquistando. Na minha futura aquisição não será MAIS DO MESMO, E BEM MAIS CARO.
Bem eu não gosto e nunca gostei de VW, comprar plástico barulhento ? to fora, nos últimos 15 a 20 anos me identifiquei com a FIAT, hoje posso dizer de boca cheia que comprar um carro FIAT vale cada centavo, carros resistentes, manutenção acessível, e ultimamente carros como palio, punto, bravo tem um padrão de conforto jamais visto, atualmente tenho um STILO dualogic 2009 lindo por sinal, impecável, mas estou esperando a chegada do novo PUNTO 1.6 TJET prometido para o mês 06/2014.
Abraços a todos.
Esse rapaz ñ sabe o q diz ele dizer q carro da fiat é bom é ñ conhecer carro literalmente.Os melhores carros é da vw !!!!!!!!!
Por que não globalizam os modelos, como as outras marcas estão fazendo, e trazem o excelente polo europeu pra cá??
Um absurdo desistirem do Polo!
Os carros que podem chegar, ou não. A lentidão de reação, e os preços exorbitantes matam o mercado da VW. Um exemplo é o GOLF 7 que era um grande lançamento desde que fosse feito com no máximo 6 meses de tempo do lançamento na EUROPA. Porque? Bom já tem 2 ou 3 carros mais baratos que o GOLF 7 e com as mesmas tecnologias por quase a metade do preço sendo vendidas no nosso mercado. Tem até uma BMW 320i flex SEDÃ sendo vendida pelo MESMO PREÇO DO GOLF7. ISSO MESMO! PASMEM. E depois falam que estão praticando o mesmo preço do GOLF 7 na Europa aqui. Uma OVA que estão…
Sou fan da WV a muito tempo, na verdade tive somente 03(três) caros todos da volks, hoje infelizmente estou querendo trocar meu Voyage 2010 pou um carro mais alto, não que o voyage seja rui pelo contrario são otimos adorei só me deixou a desejar a altura deles, muito baixo, qualquer elevação no asfalto ja risca o asoalho afff, pra viajar tem que ter muito cuidado, alem de muito baixo a dianteira o tanque fica posicionado na frente do eixo trazeiro ou seja risco eminente de rasgar numa pedra ou algo semelhante. Devido a isto vou comprar um palio wekenden ou um Duster, ando muito em estrada de chão
É difícil ocorrer melhorias, ou inovações nos VEÍCULOS aqui no Brasil. O mais comum é a troca de 6 por meia dúzia. Explico a montadora pega um motor AP e troca por outro mais antigo com mais CAVALOS, mas que faz a mesma coisa e tem a mesma tecnologia a muito ultrapassada (sem injeção direta, ainda usa cabo de vela, tanquinho de partida a frio, etc…) O Renault Duster é um exemplo usa motor do Sandero, O Jetta 2.0 motor do Golf 4.5. Infelizmente é tanta PICARETAGEM TECNOLÓGICA o duro é que o povo come com farinha. Quem trouxe novidades de verdade foram poucas montadoras que tem sua produção disputada a tapas. Ex.: Quem não quer um GOLF 7 1.4, ou 2.0 TSI, citroen turbo C4, o novo motor 1.6 EA211 da VW (sem cabo de vela e sem tanquinho), Tem uns 3 ou quatro carros com injeção direta com valor acessível, o resto é mais do mesmo. Turbo então acho que só o C4 turbo que dizem que vai custar 67.000,00 na propaganda. Particularmente duvido que este preço será praticado nas concessionárias.