Chega de Gol G4 e Blazer! Polícia brasileira se renova no combate ao crime! Fiat Freemont aguenta o tranco?

Reprodução/Adrenaline

Durante muito tempo, a polícia brasileira usou veículos com duas características específicas para combater o crime: robustez e durabilidade – os verdadeiros “pau para toda obra”. Os símbolos desta frota eram os Volkswagen Gol (até a geração “G4”) e Parati e, especialmente, o Chevrolet Blazer (camburão).

Com o avanço e desenvolvimento da nossa indústria, o mercado nacional passou a construir mais carros com estas duas características, mas que iam além, sendo também confortáveis e, em vários casos, até bonitos. Por causa disso, por que insistir em modelos defasados, com voltante torto, bancos desconfortáveis, ergonomia ruim e outros problemas?

Reprodução/GTPlanet

Embora a frota policial em várias municípios ainda seja composta por carros antigos e ultrapassados, como os dois que citei, atualmente os “homens da lei” em diversas cidades também exercem suas funções à bordo de vários veículos com projetos bem mais novos. Vejam alguns exemplos.

Temos os Volkswagen Fox e Gol (G5), o Fiat Uno e o Renault Sandero entre os hatches que já rodam pelo país, assim como a picape Nissan Frontier. Chevrolet S10 e Ford Ranger apareceram com “uniforme policial” numa feira de segurança Interseg, realizada em São Paulo em 2012.

A lista de sedãs é grande, por isso vou citar os Renault Logan e Fluence, que fazem parte da frota policial brasileira em alguns estados, e o Peugeot 408 e o Ford New Fiesta Sedan, que também apareceram na feira  – não entendo direito este este último: embora seguro, seu espaço interno é bem limitado (especialmente atrás).

O feioso Chevrolet Spin também já virou policial na Interseg e tem tudo para assustar os criminosos. Nas cidades costeiras temos ainda o Troller T4 patrulhando as praias, como no litoral do Ceará. A polícia também roda com SUVs como Ford EcoSport e Renault Duster.

Sei que existe muitas outros automóveis e utilitários que compõe a frota da polícia brasileira. Mas, entre os veículos levantados durante a a pesquisa que fiz, com o apoio do internauta Márcio, o que mais chamou a minha atenção foi o Fiat Freemont. Importado, com desempenho fraco e beberrão, o modelo é um verdadeiro luxo para rodar nas cidades pelo país. Realmente acho que a polícia merece ter carros confortáveis, seguros, robustos, duráveis e econômicos, mas um Freemont parece ter sido uma escolha inadequada – ou será que o modelo italiano também é um verdadeiro “pau para toda obra”? Pelo menos a adaptação para a Interseg ficou legal.

Veja nas fotos abaixo alguns veículos preparados para a polícia, exibidos numa feira de segurança realizada em São Paulo no ano passado.

Fotos: Reprodução/R7

Comentários

    • moises disse:

      temos que pensar na manutencao das viaturas , aqui no ceara tem muita viatura ranult sandero e esses carros com a quilometragem alta quebra peça de motor caixa de marcha e etc e muitas peças nao tem pra vender na concessionaria ou nas lojas de marcas paralelas e ai o governo vai comprar peça de carro desmanchado de seguro ??? vamos comparar o preço das peça de uma s10 para as peças de uma mitsubishi l200 triton ou pajero dakar a mitsubishi tem preços 3 cezes mais caro #ficaadica para os leigos em manutencao automotiva levados à ilusão pelo marketing das grandes empresas automotivas.

  • Jr Shark disse:

    Aqui em Pernambuco são muitas opções, uma salada…

    Polícia Militar – Polícia Civil

    Patrulha do bairro: Hyundai Tucson; Renault Duster
    Corredor de segurança: VW Fox
    Grupo de Apoio Tático Itinerante: Nissan Frontier
    Rádio Patrulha: Chevrolet S10; Ford Ranger(modelo antigo)
    Companhia Independente de Operações Especiais: Mitsubishi L200
    Grupo de Operações Especiais: Nissan Frontier(modelo antigo)
    Rondas Ostensivas com Apoio de motocicletas: Mitsubishi L200
    delegacias e departamentos usam o Fiat Weekend Adventure e o VW Gol G5

  • Henrique disse:

    Aqui em Minas temos vários tipos. A Polícia Militar usa muito Pálio Weekend e também Palio ELX. Não gosto do Palio ELX como viatura, acho muito inferior, prefiro o Weekend, é invocado. Usam alguns Novo Uno e também Mitsubishi Pajero Dakar na ROTAM. As Blazers estão sendo aposentadas mas ainda se vê algumas nas ruas. Na patrulha rural são Mitsubishi e Ford Ranger.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *