IPI começa a reaparecer nos preços dos carros no Brasil. Hyundai HB20 sobe mais do que deveria

No final do ano passado, o Governo Federal anunciou que o IPI retornaria de forma gradual para os automóveis vendidos no Brasil. Com isso, todos os carros vendidos por aqui que se beneficiaram com a redução do imposto voltarão a ter seus preços “cheios” a partir de julho.

Desde primeiro de janeiro, a cobrança do IPI deixou de ser zero e passou para 2% para carros flex até 1.0, valor que segue até o final de março. De abril abril até junho, sobe para 3,5% chegando, finalmente, para os (caros) 7% originais a partir de julho.

Enquanto algumas marcas fazem campanha dizendo que vão manter os preços com o IPI reduzido até algum determinado dia de janeiro, como é o caso da Toyota com o Etios (já que o modelo tem vendas pífias), e da Kia, outras já começaram a repassar os preços aos consumidores, como Fiat, Ford e Chevrolet.

Este também é o caso da Hyundai, que elevou o preço de seus modelos. Curiosamente (?), o sucesso de vendas da marca, o HB20, subiu mais do que (teoricamente) deveria. Ao invés de aumentar os 2% do IPI, as versões com motor 1.0 subiram entre 2,9% e 2,94%.

Hyundai HB20 1.0 Comfort – R$ 31.995 foi para R$ 32.935 (aumento de 2,94%)
Hyundai HB20 1.0 Comfort + Audio Hyundai – R$ 33.930
Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus – R$ 33.995 foi para R$ 34.995 (aumento de 2,94%)
Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus + Audio Hyundai – R$ 35.990
Hyundai HB20 1.0 Comfort Style – R$ 37.995 foi para R$ 39.095 (aumento de 2,9%)

Nos modelos com motor flex entre 1.000 e 2.000 cilindradas, de janeiro a março a alíquota passará dos atuais 5,5% para 7% e chegará a 9% no segundo trimestre. A partir de julho ela volta para os (altos) 11%.

Para veículos com propulsores entre 1.0 e 2.0, movidos apenas a gasolina, o IPI no primeiro trimestre de 2013 subirá de 6,5%, para 8%. De abril a junho, vai para 10% e, a partir de julho, retorna para (salgados) 13%.

Voltando ao HB20, nas versões com motor 1.6, o aumento dos preços foi ainda mais abusivo. Ao invés de 1,5%, o hatch ficou de 2,56% a 5,23% mais caro. A marca pode alegar que o valor ficou mais alto porque o sistema de Audio Hyundai BTH foi incluído como item de série em algumas versões – antes era opcional, como na época do Duelo contra o Onix – permitindo que o consumidor pudesse escolher entre adquirir o sistema ou não.

O Audio Hyundai BTH é composto por rádio 2 DIN com função MP3 player, Bluetooth com audio streaming, conexões USB/AUX frontal; e comando de áudio e Bluetooth no volante.

Hyundai HB20 1.6 Comfort + Audio – R$ 36.995 para R$ 38.930 (aumento: 5,23%)
Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus + Audio – R$ 38.995 para R$ 40.990 (aumento: 5,11%)
Hyundai HB20 1.6 Comfort Style – R$ 42.995 para R$ 44.095 (aumento: 2,56%)
Hyundai HB20 1.6 Comfort Style Automático – R$ 45.995 para R$ 47.295 (aumento: 2,83%)
Hyundai HB20 1.6 Premium Manual + Audio – R$ 44.995 para R$ 46.595 (aumento: 3,56%)
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático + Audio – R$ 47.995 para R$ 49.795 (aumento: 3,75%)

Hyundai HB20 1.6 automático pode chegar a quase R$ 54.000 se a marca repetir o aumento praticado em janeiro

O que a lei da oferta e da procura não faz. Enquanto a Toyota mantêm os preços do Etios, a Hyundai aproveita o bom momento e eleva os valores do HB20.

Só espero que esta prática dos coreanos não seja repetida por outras marcas. Pois assim, além de pagar pelo IPI cheio, o consumidor elevaria ainda mais os altos lucros das montadoras. Para encerrar, já imaginaram se o HB20 automático subir os mesmos 3,75% em abril e em julho? Seu preço passaria para abusrdos R$ 53.600 – e o HB Comfort 1.6 chegaria a inacreditáveis R$ 43.110!

Fotos: Hyundai/Divulgação

Comentários

  • Fabio Silva. disse:

    Eu sabia que a Hyundai iria transformar o H20 em PREMIUM.

    Carrinho 1.0 com preço que beira os 40 mil, francamente. Além de pagar essa bagatela, tem que esperar quase 4 meses para receber o carro. È muita vontade de comprar esse H20.

    Já o 1.6 você bota mais 4 mil e pega um i30 2.0 automático, muito mais negócio. Ou outras opções como focus, sentra, 308, carros muito melhores que não tem nem comparação.

    O povo tá ficando doido.

    O õnix agradece esse aumento.

  • Anonymous disse:

    NO BRASIL AS MONTADORAS TEM UMA MARGEM DE LUCRO BEM MAIOR QUE PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO ALÉM DO GOVERNO TAXAR OS IMPÓSTOS MAIS ALTOS DO MUNDO, QUEM SAI PERDENDO SOMOS NÓS CONSUMIDORES QUE PAGAMOS NO MÍNIMO O DOBRO!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *