Continuando sua estratégia de divulgar informações de seus lançamentos em doses homeopáticas, a Chevrolet anunciou novos detalhes do Trax, seu futuro anti-EcoSport que será lançado no Brasil em 2013 – talvez com o nome de Enjoy.
Alguns dizem que o modelo ficará no lugar do Captiva, enquanto outros afirmam que o ele ficará abaixo do Captiva (em preço, tamanho e potência), opinião que eu compartilho. Não importa o que acontecer, o Trax tem grande potencial para ocupar uma faixa de mercado ainda pouco explorada pela Chevrolet no Brasil, a dos utilitários compactos, podendo conviver em perfeita harmonia com o Captiva.
Quando for lançado por aqui, o Trax deverá ser equipado com motor 1.8 16V Ecotec (o mesmo do Cruze) e com ar-condicionado, direção assistida eletricamente, airbag duplo e ABS. Da forma como a Chevrolet vem tratando os seus lançamentos “mais modernos”, o Trax custaria cerca de R$ 70.000. Mas a marca deverá abrir o leque de opções, equipando o SUV também com o propulsor 1.6 16V Ecotec, para disputar com as versões 1.6 do Duster e do EcoSport – deixando o 1.8 para “trombar” com as motorizações 2.0 16V dos concorrentes.
Em termos de dimensões, veja como o Trax se compara ao Captiva e aos seus futuros adversários diretos.
Chevrolet Captiva
Comprimento: 4,576 m
Largura: 1,850 m
Entre-eixos: 2,707 m
Porta-malas: 821 litros
Chevrolet Trax (Enjoy)
Comprimento: 4,248
Largura: 1,776 m
Entre-eixos: 2,555 m
Porta-malas: 358 litros
Renault Duster
Comprimento: 4,315 m
Largura: 1,822 m
Entre-eixos: 2,673 m
Porta-malas: 475 litros (400 litros – 4×4)
Ford EcoSport (novo)
Comprimento: 4,24 m
Largura: 1,77 m
Entre-eixos: 2,52 m
Porta-malas: 362 litros
Prestes a ser apresentado oficialmente pela Chevrolet na Europa, durante o Salão de Paris, na França, o utilitário compacto será oferecido com três opções de motores: 1.6 16V Ecotec, de 116 cv (muito próximo do Sonic); 1.4i Turbo, de 142 cv e 20,4 mkgf (ambos a gasolina); e 1.7 VCDI a diesel, de 132 cv. As versões turbo e a diesel podem ser equipada com transmissão automática de seis marchas. O Trax terá tração dianteira, mas será possível optar pela 4×4 permanente (AWD).
Ainda no velho continente, o novo Chevrolet contará com controles de tração e estabilidade, freios com sistema ABS com EBD, ar-condicionado, sistema que auxilia a partida em aclives, sistema start/stop e seis airbags desde sua versão LT, a de entrada. As versão mais requintadas terão ainda sistema multimídia MyLink (que inclui navegador, entrada USB, Bluetooth e comando de voz), ar-condicionado automático, cruise control e computador de bordo estão presentes em outras versões.
Produzido na mesma plataforma do Sonic, o Chevrolet Trax será fabrica na San Luis Potosi, no México, e vendido para 140 países.
Antes de encerrar, gostaria apenas de revelar uma percepção pessoal de mercado: não descarto a possibilidade da Chevrolet lançar o Trax no Brasil com o nome de Tracker. É um nome já conhecido no país, que já tem uma história e muita bagagem. Pense e analise para ver se não tenho um pouco de razão.
Ainda é cedo para dizer se o Trax terá sucesso no Brasil. Mas, levando em consideração as altas vendas do Cobalt e a falta do Cruze Sport6 do mercado, sem contar o enorme potencial da minivan Spin (proporcional à sua feiura), o novo utilitário compacto da Chevrolet tem tudo para fazer sucesso por aqui, podendo até desbancar o Ford EcoSport – ou será que estou exagerando?
Finalmente um GM bonito, claro não foi projetado aqui. Resta ver o preço, se seguir a lógica do Sonic não terá como competir com o Ecosport. É esperar as cenas dos próximos capítulos….
Quero comprar com carro desse! O Trax tem o nome baseado no Tracker?
Gostaria de saber se existe a possibilidade dele vir a ser fabricado no Brasil.
Hilton macedo
Realmente vem para competir, mas se não tiver um preço acessível de entrada vai ficar no patio fazendo test drive! Se não vier abaixo de 60.000,00 vai continuar na fila de novo, sendo que no méxico este mesmo carro já está sendo vendido a R$41.000,00 é só conferir!