Reprodução |
A publicidade no Brasil é algo muito variado e que costuma passear entre os extremos. Vemos propagandas geniais e, ao mesmo tempo, convivemos com peças publicitária ridículas, como a maioria das criadas para (pelos) os fabricantes de cerveja.
Mas o fato em questão não é uma peça ruim, mas sim um erro grosseiro. A vitima dessa vez foi a Fiat. Uma imagem está rodando no Facebook há alguns dias mostra que o Fiat Puto Attractive 1.4 está com R$ 2.240 de bônus, saindo por R$ 38.900 (valor antes da redução de IPI).
Impressiona como a falta de uma simples letra, no caso a N, faz toda a diferença. Punto virou Puto, que deve ser como os executivos da Fiat ficaram ao ver a peça pronta e, pior, publicada.
Analisando a imagem, é possível perceber que o anúncio foi veiculado no jornal O Estado de S. Paulo (SP), aparentemente no dia 13 de maio de 2012.
Itens e motor
O Punto em questão vem equipado com direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros (com sistema one touch e antiesmagamento) elétricos, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, brake light, entre outros itens de série.
O motor é o velho conhecido 1.4 8V Fire Flex, que desenvolve 85 cv de potência e 12,4 mkgf de torque com gasolina e 86 cv e 12,5 mkgf com etanol – insuficientes para mover o modelo com a desenvoltura que ele merece.
bizarro…
FIAT PUTO deveria ter, pelo menos, um motor nervoso e um marketing mais agressivo…