Dez modelos para se divertir com até R$ 80.000

Toyota/Divulgação

A Toyota lançou na semana passada a linha 2013 do Corolla. A grande novidade ficou por conta da nova versão XRS (acima), a “esportiva” da família. Por R$ 79.500 você leva um veículo confortável, bem equipado, com motor 2.0 16V flex (142/153 cv) e câmbio automático de quatro marchas, com paddle shift. Quando digo da família, uso o duplo sentido, já que o sedã é um carro familiar. Mas onde fica a diversão de ter um esportivo (mesmo que quase de verdade)?

Com esse questionamento na cabeça, pensei: com até R$ 80.000, será que é possível comprar algum outro carro mais divertido que o Corolla XRS? A resposta é sim! Vejam a lista, na qual levei em consideração apenas as versões ditas esportivas de cada modelo.

Fiat/Divulgação

10. Fiat Uno Sporting

Pesando apenas 944 kg com duas portas; equipado com motor 1.4 8V EVO flex, que desenvolve 85 cv de potência a 5.750 rpm e 12,4 mkgf de torque a 3.500 rpm com gasolina e 88 cv e 12,5 mkgf com etanol (nas mesmas rotações), dotado de câmbio manual de cinco marchas, e com visual chamativo que remete à esportividade, o Uno Sporting realmente é um carrinho divertido. Seu preço varia entre R$ 32.600 (direção hidráulica, travas e vidros elétricos, volante revestido em couro com ajuste de altura e rodas de liga-leve de aro 15″) e R$ 38.300 (+ ar-condicionado, ABS com EBD, airbag duplo e rádio Connect CD MP3/WMA com RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB). Se tivesse a motorização 1.6 16V E.TorQ, sem dúvidas estaria mais à frente.

Fiat/Divulgação

9. Fiat Palio Sporting

Sem nenhum kit ou alteração especial, o novo Palio ficou com o visual bem legal. Com as poucas mas visíveis mudanças estéticas da versão Sporting, o Palio ficou ainda melhor. Seu relativo baixo peso (1.090 kg) e o câmbio manual de cinco marchas ajudam o motor 1.6 16V E.TorQ, que desenvolve 115 cv de potência a 5.500 rpm e 16,2 mkgf de torque a 4.500 rpm com gasolina e 117 cv e 16,8 mkgf com etanol (nas mesmas rotações), a tornar o Palio Sporting um carro muito agradável e divertido de guiar. A Fiat realmente sabe fazer um carro compacto. O preço do Palio Sporting varia entre R$ 41.300 (direção hidráulica, ar-condicionado, airbag duplo, ABS com EBD e rodas de liga-leve de aro 16″) e R$ 45.800 (+ airbags laterais, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz bluetooth e entrada USB; retrovisores elétricos; volante em couro com comandos do rádio, sensores de chuva e crepuscular). O Palio poderia virar um esportivo mais encorpado se tivesse duas portas e motor 1.8 16V E.TorQ – que sabe uma versão 1.8R (estaria no Top 5 fácil).

Volkswagen/Divulgação

8. Volkswagen Polo Sportiline

Será que o Polo merecia estar na frente do Palio? A resposta é sim, principalmente por causa do excelente câmbio manual de cinco marchas e do torque em baixa rotação – ótimo para abrir o sorriso nas arrancadas. Seu peso (1.156 kg) poderia ser mais baixo e o motor 2.0 8V flex deveria ser bem mais potente (no mínimo 10 cv e 1,2 mkgf a mais): são 116 cv com gasolina e 120 cv com etanol, ambos a 5.250 rpm, e 17,3 mkgf de torque a 2.250 rpm com qualquer combustível. Além da transmissão, o acerto da suspensão e a direção eletro-hidráulica (com boas respostas) ampliam a diversão. O Polo merecia um visual mais ousado, não necessariamente na personalização da versão Sportline, mas sim nas suas linhas gerais, que foram empobrecidas depois da última reestilização. Partindo de R$ 55.340, seu preço é elevado. Pelo menos a lista de equipamentos é boa, com destaque para ar-condicionado digital, computador de bordo I-System, ABS, airbag duplo, rodas de liga-leve de aro 15″, trio elétrico e CD-Player com MP3, SD-Card, Bluetooth e USB compatível com iPod. Completo, com teto solar e bancos revestidos em couro (entre outros itens), o valor sobe para R$ 61.500.

Fiat/Divulgação

7. Fiat Punto Sporting

O Punto é mais potente que o trio acima, mais barato que o Polo e tem uma posição de dirigir de fazer inveja a dezenas de carros do mercado nacional. Sem contar o seu visual que, mesmo prestes a ser reestilizado e já sentindo o peso da idade, ainda é muito bonito, especialmente com o “traje sport fino” da versão Sporting. Nesta configuração, o Punto é um dos carros que garantem maior diversão a qualquer motorista que goste de dirigir. O entrosamento com o motor 1.8 16V E.TorQ é excelente. Se fosse mais leve (pesa 1.176 kg), os 130 cv de potência a 5.250 e 18,4 mkgf de torque a 4.500 rpm com gasolina e 132 cv e 18,9 mkgf com etanol (nas mesmas rotações) fariam ainda mais diferença. O Punto Sporting custa a partir de R$ 49.250 e já vem equipado com ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, ABS com EBD, airbag duplo e rodas de liga-leve de aro 16″. Completo, seu preço sobe para R$ 64.000, acrescentando teto solar Skydome, airbag laterias e do tipo cortina, ar-condicionado digital, Blu&Me, entre outros itens. 

Ford/Divulgação

6. Ford Ka Sport

O compacto da Ford aparece em sexto por causa da sua relação peso/potência. Básico, vale R$ 35.000. Completo, sem nenhum opcional, ele sai por R$ 36.000. Os principais itens de série são aerofólio; spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, faixas esportivas na lateral, capô e teto; rodas de liga-leve de 15″ (cinzas); bancos dianteiros de figurino esportivo “tipo concha” com inscrição Sport e tecido exclusivo nos bancos e revestimento das portas; ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos; e airbag duplo. Assim como o March, o Ka fica devendo o ABS. Pesando 968 kg e equipado com motor 1.6 8V Rocam, que desenvolve 102 cv de potência e 14,5 mkgf de torque com gasolina e 107 cv e 15,3 mkgf com etanol (potência a 5.500 rpm e torque a 4.250 rpm), o Ka é realmente muito divertido de guiar. Assim como o March, suas dimensões compactas me fazem ter a sensação de estar pilotando um kart.

TOP 5

Da turma de acima, Uno Sporting, Palio Sporting e Polo Sportline podem ser considerados apenas aperitivos. A entrada fica por conta do Punto Sporting, Ka Sport e March SR. O prato principal você confere mais abaixo.

Nissan/Divulgação

5. Nissan March SR 

O Nissan March SR tem câmbio manual de cinco marchas e seu motor 1.6 16V flex que desenvolve 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e/ou etanol. Sua vantagem sobre o Ka está na maior potência aliada ao menor peso – 962 kg. Realmente o March SR é um capetinha para andar. Ele pode até não atingir números tão expressivos quanto o Corolla XRS, mas é muito mais divertido de dirigir. Sem contar que ele custa praticamente metade do preço com a mesma garantia de três anos. Básico, custa sugeridos R$ 39.490. Por R$ 40.700, é possível comprar o March SR com todos os itens disponíveis para o modelo (no site o único opcional vendido como acessório é  o fechamento automático dos vidros + alarme volumétrico). Os principais de série são: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos; airbag duplo, rádio CD Player com função MP3 e entrada auxiliar, saias laterais, espoilers dianteiro, traseiro e aerofólio; ponteira de escapamento cromada, retrovisores externos personalizados para versão SR e rodas de liga leve de 15” na cor titanium. Falta o ABS.

Kia/Divulgação

4. Kia Cerato Koup

Mesmo com preço sugerido de R$ 84.135, o Cerato Koup merece entrar nesta lista e figurar entre os cinco primeiros por causa do seu acerto de suspensão, das suas portas associadas a uma carroceria muito bonita (talvez a mais da lista) e, principalmente, por causa do eficiente motor 2.0 16V que desenvolve 156 cv de potência e 6.200 rpm e 19,8 mkgf de torque a 4.300 rpm. Não chega ser como o propulsor 2.0 do Honda Civic Si, mas a motorização da Kia torna o Cerato valente. Mesmo automático, o câmbio tem seis marchas com opção de trocas sequenciais com paddle shift – sem contar o peso de 1.212 kg, baixo se comparamos aos três modelos abaixo. A lista de equipamentos de série é composta por airbags frontais, laterais e de cortina; sistema ABS de freios com EBD e ESP; ar-condicionado digital, rodas de liga-leve de aro 17″, computador de bordo, quartero elétrico (direção, trava, vidros e retrovisores). Se tivesse a opção de transmissão manual, o Cerato Koup seria ainda mais divertido. E, negociando, é possível comprar uma unidade do modelo com preço na casa de R$ 80.000.

Peugeot/Divulgação

3. Peugeot 408 THP

Ele poderia ter ido melhor se o seu visual fosse mais esportivo, se o câmbio fosse manual, se o peso fosse menor (1.527 kg) e se o preço fosse abaixo dos R$ 81.490 pedidos pela Peugeot. Completo, com o único opcional (banco do motorista com regulagem elétrica), sai por R$ 83.490. Mas, colocando este 408 THP básico lado a lado com o Corolla “esportivo”, o Peugeot vale muito mais a pena para quem quer se divertir. Com auxilio do turbo e da injeção direta, motor 1.6 16V desenvolve 165 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 mkgf de torque a 1.400 rpm. Por mais sua transmissão também seja automática (como a do Corolla), ela tem seis marchas, com opções de trocas sequenciais. Ao pisar fundo, o motor enche rapidamente e vai “pedindo cada vez mais”. Além de ser mais potente e de ter mais marchas do que o Corolla XRS, o 408 THP é um dos veículos mais bem equipados de série do Top 10: airbags frontais, laterais e do tipo cortina; sistema ABS de freios com AFU (auxílio a frenagem de urgência), REF (repartidor eletrônico de frenagem) e ESP (controle eletrônico de estabilidade; faróis de xenon autodirecionais, navegador GPS integrado ao painel e escamoteável eletronicamente, rodas de liga-leve de aro 17”, teto solar elétrico, trio elétrico, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira, entre outros.

Fiat/Divulgação

2. Fiat Bravo T-Jet

De cara falo duas coisas: o Bravo T-Jet é caro e muito divertido! Isso porque ele sai por R$ 87.950 completo. Básico, seu preço é um pouco mais convidativo: R$ 68.950. O divertimento de guiá-lo acontece por causa do câmbio manual de seis marchas e do motor 1.4 16V turbo, que desenvolve 152 cv de potência a 5.500 rpm e 21,1 kgfm de torque entre 2.250 rpm a 4.500 rpm. A graça aumenta quando o botão Overbooster é acionado, fazendo o torque subir para 23 mkgf a 3.000 rpm. A posição de dirigir é excelente. O carro é firme, bem acertado, e seu visual é arrebatador. Se fosse mais leve (o peso é de 1.370 kg), a diversão seria ainda maior. Por R$ 79.600, você leva o Bravo T-Jet com ar-condicionado automático Dualtemp, sistema Blue&;Me, ABS com EBD e ESP, faróis de neblina com sistema cornering, airbag duplo, minissaias laterais, para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo, rodas de liga leve de 17” e quarteto elétrico (direção, travas, vidros e retrovisores), além dos opcionais rebatimento elétrico dos retrovisores externos, faróis de Xenon, sensores de chuva e crepuscular; window bags, sidebags dianteiros e airbag para o joelho do motorista, parafusos antifurto das rodas; navegador GPS com tela de LCD 6,5” colorida integrada ao painel e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Fiat/Divulgação

1. Fiat Punto T-Jet

Imagine pegar o Punto Sporting e torná-lo mais potente e mais agressivo, mantendo a excelente posição de dirigir, e pegar o Bravo T-Jet e torná-lo 140 kg mais leve (e mais barato), mantendo a mesma firmeza dos acertos e a pronta resposta do propulsor turbo: este é o Punto T-Jet, carro que merece estar no 1º lugar desta lista com louvor! Com motor 1.4 16V turbo, que desenvolve 152 cv de potência a 5.500 rpm e 21,1 kgfm de torque entre 2.250 rpm a 4.500 rpm e 1.230 kg de peso, o Punto T-Jet é um foguete para andar! Ele consegue acompanhar até veículos com potência supeior a 190 cv. Seu visual é agressivo e imponente, mas sem exageros. Básico, ele custa R$ 62.700, já equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, ABS com EBD, airbag duplo, rodas de liga-leve de aro 17″, computador de bordo, Blu&Me, entre vários outros itens. Completo, com todos os opcionais – teto solar Skydome, airbag laterias e do tipo cortina, ar-condicionado digital, Blu&Me NAV, parafusos antifurto das rodas e Kit High Tech (retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensor crepuscular) -, o Punto T-Jet sai por R$ 73.900. Mas eu retiraria os Blu&Me NAV, que custa R$ 1.300 (um GPS comum de R$ 300 vale mais a pena), fazendo o preço final do carro cair para R$ 72.600. Se tivesse uma marcha a mais e sistema Overbooster, como o Bravo, e apenas duas portas, como o Uno Sporting e o Cerato Koup, seria praticamente perfeito.

Fiat/Divulgação

Comentários

  • Muito boa a lista, Renato!

    O Corolla é uma verdadeira piada nesse preço.

    Dos 10 modelos, considero o 408 a melhor opção frente ao sedã japonês (levando em conta a proposta do carro). Este Peugeot entrega um desempenho, digamos, esportivo (superior ao do Bravo) e ainda com o conforto da ótima transmissão automática de 6 velocidades. É mais espaçoso, equipado e seguro que o Corolla.

    Parafraseando o Renato Dantas, o 408 THP é um verdadeiro automóvel frente ao ultrapassado japonês.

  • Eder disse:

    Só não concordo em dizer que Uno sporting, palio e punto sporting e tbm o polo são carro pra se divertir.
    Não tem grande desempenho nenhum deles, se paga mais pelos extras que não te levam a lugar nenhum e o carro em si não tem preparação nenhuma de esportivo.

  • Tive um Ford Ka com motor 1.0 rocam, era muito divertido passear com ele, parece um kart. Com um motor melhor deve virar um foguete. Acho que o 408 seria minha primeira opção e Cerato em segundo.

  • Anonymous disse:

    O Punto T-Jet realmente merece a 1° lugar, além do custo/benefício. O carro anda muito, tem ótima dirigibilidade e acabamento e design esportivo.

  • renato dantas disse:

    É verdade Pedro Mariana, o Corolla é um verdadeiro automóvel porém jamais será um esportivo, já o Civic Si que apesar de não vir mais para o Brasil, é um verdadeiro esportivo.
    Já o natimorto 408 esse está fadado ao fracasso, e também não será jamais um esportivo.

  • pedro renato disse:

    Acompanhar vocês contarem vantagens e desvantagens sem possuirem veículos como o corolla xei auto é piada. Antes de falarem tanta besteira comecem trabalhar comprem um auto e depois falem. Isso é como comentar a eficiência dos ônibus espaciais. Tenho um corolla xei 2012/13 e é sim o melhor sedan disparado.Pedro Renato.

  • karll disse:

    Tenho o Corolla XRS e confesso, tem sido, até agora, o melhor carro que já possuí. Confortável, completo de extras, ótima dirigibilidade, perfeito nas curvas, gostoso de guiar. Não é, claro, um bólido, com a média de 140/150 cavalos, está bom demais para nossas estradas e ruas.
    E tem a mecânica de respeito do fabricante.

  • Boa noite. Tenho hoje o Punto T-jet. Já tive Stratus v6, com 162 cv, automatico, um vicio. Após um Omega 2.2, adquiri um 2001, com 200 cv. Outro vicio, com muita potência, estilo, conforto e espaço, e que aceleração. Hoje ando com o T-Jet, ando pelas estradas aqui de SC e RS a 160, 180 km/h, fazendo média de 8,5 km/l a 9 km/l dependendo do trânsito. Digo tranquilamente, é o melhor da lista. E que brinquedo!!!!! Antes de comprar um carro da lista, tente andar com um usado de uma garagem/revenda e depois decida. O carro anda demais, freia demais, tem uma estabilidade mutio loca, até inacreditável pra um carro tão pequeno. Recomendo.

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