Depois de “matar” o Astra (hatch e sedã) e o Vectra (GT e sedã) e de estar preparando a cova do Corsa e dos familiares Meriva e Zafira, a Chevrolet continua a renovação completa de sua linha no Brasil. Recentemente foi o Cruze, que disputa o segmento de sedãs médios. Agora é a vez do Cobalt chegar às concessionárias para brigar numa categoria inferior, a de sedãs compactos “mais requintados”.
Mesmo com a dianteira praticamente igual, e com o mesmo motor debaixo do capô, a Chevrolet afirma que o Cobalt não é um Agile Sedan. Analisando as fotos e os detalhes, tenho a impressão oposta. Ele parece mesmo uma versão sedã do Agile, só que mais evoluída em diversos aspectos, especialmente em acabamento e espaço.
O visual do Cobalt, de maneira geral, deixa a desejar, especialmente em ângulos mais desfavoráveis. Sem dúvida o conjunto poderia ser bem mais bonito e moderno. Ao vivo o modelo chama a atenção pelo tamanho – ele é maior que o Cruze. Porém, suas linhas parecem cansadas, ou melhor, “pesadas”. Essa foi a mesma sensação que tive com o Agile, só que com o compacto ela foi ainda maior.
Volante veio do Cruze, mas perdeu os botões do comando do rádio |
A GM também aposta na lista de equipamentos como diferencial do Cobalt. Por R$ 39.980, a versão LS sai de fábrica equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de aço aro 15″ e pneus 195/65 R15 (mesma medida das demais versões), mostrador digital, desembaçador traseiro, chave do tipo canivete com abertura a distância, trava elétrica das portas e porta-malas, encosto traseiro rebatível 60/40 e banco do motorista também com regulagem de altura.
Cobalt é maior que o Cruze |
A LTZ, topo de linha, tem preço sugerido de R$ 45.980 trazendo, além dos itens encontrados na LS e LT, rodas de liga leve, faróis de neblina dianteiros, maçanetas internas e comandos do ar-condicionado cromados, barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e acionamento elétrico para todos os vidros.
Com 563 litros, porta-malas é candidato ao maior do Brasil |
De acordo com a Chevrolet, o Cobalt precisa de 11,9s com gasolina e 11,5s com etanol para ser acelerado de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é a mesma com qualquer combustível: 170 km/h. A marca parece animada com a aceleração do seu novo sedã, principalmente se pensarmos que ele pesa 1.072 kg.
Chevrolet Cobalt 1.4 Econo.Flex
Potência: 97/102 cv (g/e) a 6.200 rpm
Torque: 12,8/13 mkgf (g/e) a 3.200 rpm
Comprimento: 4,479 m
Largura: 1,735 m
Altura: 1,514 m
Entre-eixos: 2,620 m
Porta-malas: 563 litros
Tanque: 54 litros
Peso: 1.072 kg
1.8 Econo.Flex automático em 2012
Outra grande novidade anunciada pela Chevrolet foi a volta “triunfal” do motor 1.8 8V Flexpower, que atualmente equipa apenas o Meriva. O propulsor receberá melhorias para aumentar o desempenho e para diminuir o consumo e a emissão de poluentes, ganhando novo sobrenome: Econo.Flex. Aliado à motorização, o Cobalt terá o mesmo câmbio do Cruze, automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais.
A previsão é que o Cobalt 1.8 seja lançado no 2º trimestre de 2012. A marca deve der optado pelo retorno do motor Flexpower para diferenciar o Cobalt do Cruze, que usa o Ecotec 1.8 16V.
Mercadologicamente pensando, a Chevrolet não fez a melhor escolha. O ideal é que um carro seja lançado “de cima para baixo”, ou seja, da sua versão mais cara e potente, chamando bastante a atenção, para a sua versão mais simples e fraca, ampliando a abrangência do público – com o Captiva foi assim.
Apoio de cabeça e cinto de 3 pontos para todos? |
Pelo menos conseguimos especular alguns aspectos da linha da GM no Brasil. Se o Cobalt LTZ 1.4 custa R$ 45.980, o modelo 1.8 deverá custar entre este valor e R$ 50.000. Na lacuna entre R$ 50.000 e R$ 60.000, teremos o Sonic sedã, que disputará terreno com o New Fiesta Sedan e com o Honda City. Já o Sonic hatch brigará com o New Fiesta hatch. Segundo o Autossegredos, o Sonic será lançado no ano que vem com motor 1.6 16V Ecotec. Imagino que ele tenha desempenho superior ao do 1.8 8V Econo.Flex e inferior ao do 1.8 16V Ecotec.
gostei do cobalt, mas achei caro para pouco motor…
Gostei do carro.
O que desagrada:
-Falta de apoio para cabeça e cinto de tres pontos para o 3o passageiro (falta gravíssima, so por isso não compraria o carro).
– Motor 1.4 para um sedan é ridículo.
– Consumo muito alto (conforme 4 rodas deste mês).
abs,
Junior
Não vi nenhum dos 2 ao vivo, mas entre este ágile com porta malas e o também lançado Versa, prefiro o 2° além de ter um preço mais justo.
Por fora achei tão estranho quanto o Nissan Versa> Mas quero ver os dois carros pessoalmente para ver mesmo o que eles oferecem.
Quanto ao motor, não importa se o carro é um sedan ou um hatch, mas sim o seu PESO. O Cobalt tem meros 1072 quilos, muito leve! Tenho um corsa sedan 1.4 2009, mais pesado que o Cobalt, e anda mais que um focus hatch 1.6 2010 que também tem aqui em casa (pesa 1300kg)… Então acredito que o motor não faça feio não…
O (grande) empecilho deste carro é sem dúvida a horrorosa dianteira, mas nada que uns 6 meses não nos faça acostumar. O preço poderia partir de uns 3 mil a menos. De resto, o conjunto do carro agrada.
Não é o que eu procuro, mas se tivesse que escolher um carro familiar por menos de 50K, acho que seria uma grande opção. Parece que finalmente a Chevrolet começa a sair da letargia.
Almeida,
é claro que faz diferença. Veja o comparativo da 4 rodas deste mês entre cobalt 1.4 x versa 1.6(respectivamente)
0 a 100 = 13,5s x 10,9s
Vel max = 170 x 189
Torque = 13 x 15,1
Acho o versa mais feio que o cobalt.
Mas compraria o versa pelo motor e por ter cinto de 3 pontos central (posso colocar a cadeirinha de minha filha no meio, muito mais seguro).
abs,
Junior
Júnior,
Com um motor de 111 cv e com 1.052 kg, o Versa se sai muito melhor claro. São bons 9.5 kg/cv, ante 10.5 kg/cv do Cobalt. Eu apenas disse que com este motor o Cobalt não faria tão feio. (Estranho a lenta aceleração obtida pela 4R com um carro tão leve, mas enfim…)
O grande problema do Versa é que ele consegue ser mais feio que o Cobalt! Beleza não se põe em mesa mas é importante sim. Entretanto, parece um ótimo carro e o custo/benefício fala a seu favor.
Abs
Gente, que buraco é aquele entre o farol e o parachoque dianteiro!!!!
Depois vou passar numa revenda GM.
Por fora este Agile Sedan é tão feio quanto o irmão. Já o seu painel é superior em compesação o banco traseiro e as portas traseiras parecem uma adaptação.
Galera, fui a uma concessionária da Nissan e vi o Versa. Não é que ao vivo o danado é bonito?!!
Sinceramente, não achei feio não..
Mais alguém aqui já teve a oportunidade de conhecê-lo?
O painel e muito legal, bem diferente, mas a dianteira de fragile e monstrana detona o carro… prefiro o Versa.
T-E-N-E-B-R-O-S-O
Infelismente a GM insiste em vender as versões mais simples sem Air-Bags e ABS. Compensaria o preço alto…
essas montadoras falam tudo que o carro tem,menos o consumo por km,deveria virar lei pra essas pra essas montadoras mostrar quando o carro faz na estrada e cidade quanto no alcool ou na gasolina,porque elas só querem impurrar mercadoria encima do consumidor!!!!
Fui na concessionária da GM a mesma me informou que só terá na loja, lá por 20 de dezembro. Então fui na Nissan, onde estava disponível o versa para test drive. Sai para dar uma volta nele, aproveitei o horário das crianças saírem da escola e fui busca-los de versa, sinceramente só o espaço interno já valeria a pena comprar esse carro, e que motor hein, mesmo em baixa rotação e com todos os passageiros a bordo o carro tem uma aceleração surpreendente, e digo mais, o pessoal na escola ficaram de olho no carrão, perguntando que carro lindo era aquele, e tal, se era pra concorrer com o Corola, disse que sim, ehhehehe, o carro é bonito ao vivo, muito bonito mesmo… 99% que compro o versa.
Como a maioria dos comentários que li, eu tambem achei o Versa feio por fotos, mas de perto ele é muito bonito e a relação custo benefício compensa muito.
Carro cafona e feio. Já nasceu velho e caro. Como sempre, brasileiro não passa de um grande otário pra comprar essas porcarias caríssimas, comparado com o preço na Europa e Estados Unidos. Ridículo.
Precisa comprar um e dar opnião. é um carrão e qdo se pisa ele responde. Não vou fazer corridas e nas ultrapassagens nunca tive problemas. Consumo? melhor que o gol 1.0.
ISSO aqui é que é um Chevrolet Cobalt de verdade, não a enganação que já roda aos montes no Brasil:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/chevrolet-cobalt-ss-coupe/
LINDO CARRO KOBALT, ESPAÇO E CONFORTO ALIÁS PRA QUE CARRO POTENTE SE NÃO PODE CORRER??? LOGO ESTAREI COM O MEU. PARABENS GM
EDU VIEIRA
Um bom carro e para melhorar precisaria mesmo de um motor 1.8 e reforço no cinto de segurança para o terceiro passageiro, só por isso não comprei, além de colocarem um preço absurdo num carro 1.4
Sales Salles