Quem quiser comprar um Logan automático já pode procurar na concessionária Renault mais próxima. A marca acaba de lançar a linha 2012 do sedã, que chega com aperfeiçoamentos internos, uma única mudança visual, uma nova opção de câmbio e o retorno do propulsor 1.6 16V flex, que saiu de linha Logan quando o Symbol chegou ao mercado.
A transmissão automática do Logan, com opção de troca sequencial, é a mesma que recentemente passou a equipar o Sandero. Ela tem quatro marchas e atua junto com o motor 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve 107 cv de potência e 15,1 mkgf de torque com a gasolina e 112 cv e 15,5 mkgf com etanol. A dupla está disponível apenas para a versão topo de linha, Expression.
A versão Expression automática sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura do volante, travas elétricas com sistema CAR (travamento automático a partir de 6 km/h), vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de aro 15 (pneus 185/65). O preço inicial sugerido é R$ 41.950.
O consumidor conta com a seguinte lista de opcionais: rodas de liga leve 15”, Pack Segurança (freios ABS, airbag duplo, terceiro apoio de cabeça traseiro e volante com revestimento em couro), e o Pack Conforto 2 (Rádio CD Player integrado ao painel – com MP3, USB, entrada auxiliar/iPod e Bluetooth – e comando satélite, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos na mesma cor da carroceria e alarme)
Quando equipado com os mesmos equipamentos de série da versão 1.6 16V automática, o Logan Expression 1.6 8V manual custa a partir de R$ 38.450 (com o Pack Conforto 1) – R$ 360 mais caro do que a linha 2011 com Pack Conf 1.
Interior evolui
Externamente, a única alteração na linha 2012 do Logan está na traseira do automóvel. Seguindo a nova identidade visual da marca, o nome com a identificação do modelo foi para o centro da tampa do porta-malas, o que já ocorre, por exemplo, com o Grand Tour, Symbol, Sandero e Fluence. Ainda pelo lado de fora, uma nova cor está disponível, o Bege Poivre, que se junta a Branco Glacier; Prata Etoile; Bege Angora; Preto Nacré; Azul Crepúsculo; Cinza Acier e Vermelho Vivo.
No interior, o painel pode ser equipado com o novo e mais moderno rádio – também o mesmo do Sandero. Além de rádio AM/FM e CD-Player, conta com processamento digital de som (DSP), reproduz músicas nos formatos MP3 e WMA; tem entradas auxiliar, do tipo “jack”, e outra para conexão USB/iPod. O som pode ser controlado pelo comando satélite instalado na coluna de direção. O novo rádio do Logan 2012 conta com a tecnologia Bluetooth, que permite conectar um telefone celular ao sistema de áudio do veículo, permitindo ao cliente realizar e atender chamadas pelo comando satélite.
Segundo a Renault, os botões de acionamento do ar-condicionado foram redesenhadas, ganhando um formato moderno e mais anatômico. Os anéis dos contornos das saídas de ar e os puxadores das portas agora são na cor cinza inox. O espaço interno continua ótimo para cinco adultos, o porta-malas tem os mesmos excelentes 510 litros de capacidade e a garantia é de 3 anos (ou 100.000 km, o que acontecer primeiro).
Resumo
Com as mudanças visuais da linha 2011, o modelo conseguiu ficar apresentável. As alterações na traseira do modelo 2012 praticamente não mudam em nada o design do veículo. Mas acho que o que importa é que, sem dúvida, o Logan continua com um conjunto atraente. O espaço interno é muito bom, assim como o espaço para bagagem. A opção por câmbio automático aumenta a versatilidade do consumidor, que pode descansar o pé esquerdo. Falta agora entender como vai ficar o Symbol.
Só ficou faltando os itens de SEGURANÇA, nessa versão TOP de linha do Renault Logan.
Airbags e ABS: opcionais…
Um lixo draconiano.
A pergunta é pertinente: o Symbol parece estar na UTI, tomando a terceira ampola de soro… e parece ser um carro com boa relação custo-benefício.
A Renault agora dependendo das vendas dos modelos automáticos da dupla Sandero e Logan deve investir em um câmbio de 5 velocidades. Creio que esse passo adiante dependerá do mercado. Uma vez que ela não gastou quase nada para fazer essa adaptação da Scenic em seus dois carros.
Esse Renato Dantas deve ser daqueles caras que morrem de inveja de e por tudo. Vai ver, coitado, não pode comprar nem um fiat 147 de 5a. mão.
Tenho um modelo 2009 e já estou trocando pelo 2012. Adoro esse carro, pelo menos nas minhas limitações é o melhor custo benefício.
eu tenho um logan 2011 e acho um exelente carro,meu logan ja esta com 116 mil km e nunca me deixou na mão,quem quiser comprar um pode comprar que eu recomendo,ja tive um logan 208,2010e agora 2011.