Ele já foi um dos mais populares motores do mercado, mas hoje está presente apenas debaixo do capô de um modelo: Chevrolet Meriva. O motor 1.8 Flexpower parece estar caminhando para o fim já que, além de estar sumindo gradativamente do mercado, ele está ficando cada vez mais ultrapassado.
Mas a motorização já teve seus momentos. O maior deles foi equipar, de uma só vez, os Fiat Palio, Palio Weekend, Siena, Strada, Doblò, Idea, Stilo e os Chevrolet Corsa, Corsa Sedan, Montana e a minivan já citada. O 1.8 Flexpower, sem dúvida, já foi o motor mais popular do Brasil em número de modelos (não necessariamente em vendas).
Na regulagem atual, o propulsor desenvolve 112 cv de potência com gasolina a 5.600 rpm e 114 cv com etanol a 5.600 rpm, sendo que o torque máximo é de 17,7 kgfm a 2.800 rpm com qualquer combustível. Ele é vendido apenas “casado” com o câmbio manual automatizado Easytronic. Por mais que ele tenha bons números de torque, sua baixa potência, funcionamento ruidoso e, principalmente, média de consumo elevada estão fazendo a Chevrolet vendê-lo (e ofertá-lo) cada vez menos.
E.TorQ e Econo.Flex
A Fiat já o substituiu pela nova linha E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V, que são mais modernos, potentes e tem funcionamento mais suave. Já a Chevrolet adotou outra estratégia: usar e abusar do motor 1.4 8V Econo.Flex, que, na sua máxima oferta de força, como no Meriva, por exemplo, desenvolve 99 cv de potência e 13,2 kgfm de torque com gasolina e 105 cv e 13,4 kgfm com etanol. São números de potência muito próximos ao do 1.8, mas com torque inferior. Pelo menos o 1.4 compensa no consumo.
Além disso, a GM trabalha com o propulsor 2.0 Flexpower, que gera 133 cv e 18,9 kgfm com gasolina e 140 cv e 19,7 kgfm com etanol. Além de ter mais potência e torque, o que garante um desempenho bem melhor, este motor tem praticamente o mesmo gasto de combustível do 1.8 – claro que isso depende muito do modelo em questão e da maneira como o motorista dirige.
De qualquer forma, mudanças no “coração” dos carros da Chevrolet vão acontecer no Brasil nos próximos anos. O lançamento do Cruze marca a estreia do motor 1.8 16V, que desenvolve 141 cv (na versão apenas a gasolina). O que virá depois, só com uma bola de cristal. Mas não será surpresa se o motor 1.8 8V Flexpower der adeus ao mercado, e que o 2.0 perca terreno gradativamente.
A única salvação da motorização 1.8 Flexpower seria equipar o Agile e, por consequência, a nova Montana. Boatos sobre isso até apareceram quando o hatch foi lançado. Mas, pelo visto, a ideia continua sendo um boato.
(foto: Chevrolet/Divulgação)
Prezado Sr Renato Parizzi, não seria melhor carro do Brasil?
Este motor é o melhor motor já feito no Brasil. Quem entende um pouquinho só de motor sabe disto. Este motor é tão superior aos demais que os outros parecem mais motores feitos para enceradeira do que para automóveis. Uma pena chegar ao fim. É FATO!
Escutei boatos a um tempo atrás de que a GM ressucitaria o antigo 1.6 8V(da 1ª família corsa). Se ela ressucitar o 1.6 tão bem como fez com o 1.4 (que virou econoflex), teremos mais uma ótima opção de motor na GM.
Na minha opnião o 1.4 da GM é o melhor motor hoje em produção no Brasil…conseguir os numero que ele consegue e andar no cheiro da gasosa…nem os comandos de valvulas variáveis conseguem desbanca-lo (por enquanto).
O segundo melhor pra mim é o 1.6 da Kia.
Parizzi está aí uma idéia para você, que tal o tema para enquete: “Qual o melhor motor em produção no Brasil até 2000 cilindradas?” O que você acha? Não lembro se isso já foi feito aqui…
ABRÇOS
Oi Leônidas. Dentro do Melhor Carro do Brasil, temos também a escolha do melhor motor de 2010. Vote!
Hugo, boa ideia. Vou bolar a enquete usando os motores mais populares como base inicial.
Eu tive um Corsa (acho que 2004, nem lembro mais direito) com esse motor 1.8 flex… tinha muita força em baixa e “sobrava” para o carro. Mas era MUITO áspero e desagradável para subir os giros. Não sei se melhorou depois disso, mas não deixou saudades. Fora isso minha outra experiência foi num test-drive com o primeiro Stilo automatizado, mas aí já é covardia com o motor pois foi o PIOR CÂMBIO que experimentei em minha vida!
Era um bom motor, mas ja deu o que deveria… e o motor 1.4 da GM realmente merece elogios.
Este motor está ultrapassado 1.8 entregando apenas 112/114hp?, enquanto isso o da Honda City e Fit 1.5 entrega 115/116hp, o sigma da Ford com 1.6 110/115hp moral da história este motor já deve ser substituído urgente, assim como os jurássicos carros da GM.
Prefiro o motor da minha Variant 75 1.6 com carburação dupla! Fazendo 8,5 km/l, mais emocionante do que o 1.8 da GM. Faz som de borbulhos em ponto morto e grita bem quando acelera!!! Yahooooooo!!!!! 😀
Passou da hora de chegar ao fim, a GM podia aproveitar a oportunidade e tirar tb algumas carroças do mercado como o Corsa e o FrÁgile.
Concordo tb que o melhor motor atualmente no Brasil é o 1.4 Econoflex. (Comparand com os outros 1.4)É uma coisa impressionante, esse motor é fantástico mesmo. Milhões de taxistas não poderiam estar errados, né? E garanto tb que este 1.4 da GM de 105 cavalos leva muito carro 1.6 por aí. No Corsa hatch ele faz de 0 a 100km/h em 11,9 segundos. Comprovei isso no teste drive
Aproveito para sugerir o comparativo entre New Fiesta x Cerato x City feito pela BestCars.
É nesse que o gato por lebre apanha do Fiesta e do Cerato né!?
ESSE MOTOR AÍ JÁ DEU O QUE TINHA DE DAR. QUE VENHA O GM CRUZE.
Jah era o City bixi!
Leônidas, o que vc entende mesmo? vc fabrica motores é um especulador ou um idiota de prontidão para sempre alfinetar ou seria por conta da merda do seu stilo que tem a porá do motor mais beberão da história.
É frango………
Tenho uma baita vontade de adaptar esse motor no meu Niva, ganharia 50% de torque em baixa, o que com o câmbio amarrado do Niva seria uma tremenda vantagem e conforto para as trilhas.
Ótimo motor, torcudo em baixa, porém gastão e perde fôlego lá pelos 4mil giros.
De vez em quando faço viagens bem longas para Minas, normalmente com meu Focus Duratec (entre 170 e 190 em trechos da Fernão). Da última vez fomos com o Corsa da patroa (1.8 flexpower) pensando que iríamos poupar em combustível… mas dado o alto preço do álcool em Minas não valeu a pena, e na gasoda o Duratec além de andar bem mais é mais econômico. Quando voltar vou na gasosa com o Focus.
Mas um tremendo motor… a patroa faz 10Km/l entre Paulista e Alphaville, no álcool.
Um dia tomo coragem e adapto esse motor no Niva manco.
Abs
Abs
gostaria de saber se a fiat vai colocar o motor 1.6 16v na strada, pois tenho uma strada 1.4 , este motor é muito bom ,más eu quero algo a mais e o 1.8 tende a gastar e como eu ando muito estou a espera e na torcida do fiat 1.6 16v , podem adiantar alguma noticia para mim?
Alcides J. Cortelini
Tenho uma montana 1.8 flex uso ela para viagem , não reclamo mesmo só uso gasolina aditivada ela chega fazer 15 na estrada , motor depende do uso de cada um , tendo a manutenção certa não tem desgaste , óleo eo principal item que se deve troca na hora certa , detalhe tenho um gol g3 ano 2000 motor 2.0 todinho original , as vezes viajo com ele também , e faz 17 na estrada co gasolina aditivada e também manutenção em dia . já tive Palio 1.0 e usava para viajar e também não tinha problemas , pessoal uma dica é fazer a manutenção certinha se não for feito , todos motores são iguais só muda o dono se não tiver dono não tem motor
gostaria de saber se tem em promoçâo motor power flex 18 da meriva qual o preço
preciso de um motor power flex 1.8 meriva 08 qual o preço
tomaz..tenho um palio wilk 205 motor da Chevrolet 1.8 quero trocar
por um 2010 mesma marca …e posivel ?
Quanto motor 1.8 flex montana