O motor 1.8 8V Flexpower da GM Powertrain está quase indisponível para os modelos da Fiat. Punto, Doblò, Palio, Palio Weekend, Siena e Strada já não tem mais o propulsor debaixo do capô. O próximo a mudar de motorização será o Idea, muito em breve por sinal. Ficará faltando só o Stilo para encerrar o pacote.
Com exceção do hatch médio, que tem a situação ainda indefinida, todos os outros modelos acima citados contam com a nova linha de motores E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V. Os mais recentes veículos a receberem os propulsores foram os representantes da família Palio, na linha 2011. É interessante que, depois de alguns anos, a turma volta a ser equipada com um motor 1.6 16V. Mas a origem é outra, já que o E.TorQ é mais moderno e feito na fábrica da FPT no Paraná.
O 1.6 16V produz 115 cv de potência e 16,2 kgfm de torque com gasolina e 117 cv e 16,8 kgfm com etanol. Já o 1.8 16V desenvolve 130 cv e 18,4 kgfm com o derivado do petróleo e 132 cv e 18,9 kgfm com álcool.
A família Palio 2011 agora é vendida com os novos motores em oito versões: Palio Essence 1.6 16V quatro portas, Palio Essence 1.6 16V 4P Dualogic, Siena Essence 1.6 16V, Siena Essence 1.6 16V Dualogic, Palio Adventure Locker 1.8 16V, Palio Adventure Locker 1.8 16V Dualogic, Strada Adventure 1.8 16V Cabine Estendida e Strada Adventure 1.8 16V Cabine Dupla. A opção do câmbio Dualogic para o propulsor 1.6 16V também é inédita para os “italianos” – só os carros 1.8 tinha esta opção.
Mas a Fiat pecou por não oferecer mais versões. Palio Weekend e Strada ficaram com verdadeiros buracos entre os acabamentos Trekking e Adventure. Tudo leva a crer que estas lacunas são propositais, abrindo espaço para a versão Sporting 1.8 16V. De qualquer forma, talvez o acabamento Trekking pudesse ser vendido com motor 1.6 16V, diminuindo assim o tamanho do rombo. Vejam:
. Palio Weekend Attractive 1.4 – R$ 41.330
. Palio Weekend Trekking 1.4 – R$ 43.510
. BURACO – R$ 13.820
. Palio Adventure Locker 1.8 16V Flex – R$ 57.330
. Palio Adventure Locker 1.8 16V Flex Dualogic – R$ 59.300
. Strada Fire Cabines Simples e Estendida – R$ 30.710 e R$ 33.790
. Strada Working 1.4 Cabines Simples, Estendida e Dupla – R$ 32.920, R$ 35.690 e R$ 38.970
. Strada Trekking 1.4 Cabines Simples e Estendida – R$ 36.530 e R$ 39.310
. BURACO – R$ 8.360
. Strada Adventure Locker 1.8 16V Flex Cabine Estendida – R$ 47.670
. Strada Adventure 1.8 16V Flex Cabine Dupla – R$ 49.870
Acho que o Palio Weekend deveria ter a opção Essence 1.6 16V (também com câmbio Dualogic) e Trekking 1.6 16V, assim como a Strada.
Imagina o Palio com o 1.8 16v?
Vai ser um dragster!!
O Linea também não utiliza motor E.Torq, assim como Stilo e Idea.
Parizzi, saiu o teste do 1.6 e 1.8 16v na Auto Esporte.
O 1.6 16v andou na frente do antigo GM 1.8.
Dados aqui:
0-100 do 1.8 da GM: 12,3s
0-100 do 1.6 16v: 11,7s
0-100 do 1.8 16v: 10,7s
Aqui em casa deveremos adquirir a strada cabine dupla, com o fato que temos o desconto como funcionários da fiat para adquirir o automóvel e agora que ela saiu com o motor 1.8 ao invés do 1.6 melhorou ainda mais.
Aos entendidos pergunto: porque a Fiat não produz carros no Brasil com caixa de marchas automáticas?, somente caixas de marchas robotizadas?, com a palavra seus aficcionados.
Pergunto de novo aos entendidos Fiat: até quando estes novos motores ficarão em produção?.
Como disseram carro e motor FIAT é um BURACO!
Os novos motores ficaram muito bons e devem permanecer por muito tempo.
São motores acima da média.
Outro questionamento é: Só existe câmbio automatizado para motores 1.6 e 1.8 pode ser que a FIAT venha a lançar mais modelos 1.6. Por que não há câmbio automatizado para carros com motor 1.0, 1.4 e motorizações acima de 2.0. Seria por compensar mais fazer câmbios automáticos para estas versões.
E o LINEA já vai mudar de motor outra vez? Para esse tal eTork.
Será que o punto vai sofrer uma “plástica” no próximo ano? Estou pensando comprar um com o novo motor, mas…..
Alguém poderia dar uma dica?