O utilitário esportivo derivado da família Sandero/Logan finalmente caiu na rede, exibindo suas formas definitivas. Nas imagens, publicadas pelo fórum Dacia Club (da Romênia), vemos o modelo sem camuflagem, com linhas simples (como as de seus irmãos já citados) e robustas, além de um aspecto maior que o Ford EcoSport, seu principal alvo no mercado brasileiro. O novo veículo será apresentado ao público no Salão de Frankfurt em setembro.
Seu nome deve mesmo ser Duster na Europa, o mesmo de um SUV conceito apresentado pela Dacia no Salão de Genebra, que aconteceu em março. Vocês podem conferir um pouco mais sobre esse conceito, que mede 4,25 m de comprimento, no vídeo no final do post. Para o Brasil, ainda não foi confirmado oficilamente se ele vai se chamar Renault Duster.
O projeto H79 tem faróis grandes (de dupla parábola) com cortes mais retos. A grade, no Brasil, será um pouco diferente, já que ela será trocada pela da Renault. Talvez a lateral seja o ponto mais semelhante ao EcoSport, como vocês conferem nas imagens. Já a traseira recebeu clara influência dos jipes da Nissan (especialmente o Pathfinder), que faz parte do grupo Renault. Como o estepe não ficará na tampa traseira, fica a dúvida se ele vai ficar debaixo do carro ou no porta-malas (o que eu prefiro).
Debaixo do capô também existem algumas dúvidas. Uma das opções seria equipar o novo Renault com os motores 1.6 16V flex e o 2.0 16V, que vai virar bicombustível – solução mais provável. Mas, devido ao peso do modelo, existe a (pequena) possibilidade do motor 1.8 16V flex (usado nos modelos da Nissan – Tiida, Livina e Grand Livina) ser usado no lugar do de cilindrada menor, fazendo a “dobradinha” com o 2.0 flex. É esperar para ver.
Pelo visto 2010 será o ano do combate ao EcoSport, com a chegada dos novos concorrentes da Renault e da Chevrolet.
DUSTER CONCEPT, le crossover par Dacia por renault