Crédito: Reprodução da projeção feita sob a imagem de Paulinho Miranda/EM/D. A Press – 22/11/08 |
A marca nega mas, mais uma vez, o caça segredos da Fiat Marlos Ney Vidal conseguiu provar que a Fiat Strada cabine dupla é real e que não vai demorar muito para ela ser lançada. Fiquei feliz porque pude ajudar com uma informação valiosa.
A Strada CD terá apenas duas portas e capacidade para quatro ocupantes, embora, de acordo uma foto feita pelo Marlos, o espaço traseiro pareça muito reduzido. Até na matéria do Vrum fala que “o espaço para acomodação dos ocupantes de trás será menor do que os modelos da linha Palio”.
Outro detalhe interessante da picape é sobre o banco traseiro, que deve ser inteiriço, com apenas dois apoios de cabeça e cintos de segurança. A Strada cabine dupla deverá ser comercializada nas versões Adventure Locker e Working. Segundo a matéria, a Strada CD chega entre fevereiro e março de 2009.
Com a Strada cabine dupla, a Fiat vai contra-atacar de uma maneira interessante as concorrentes Volkswagen Arena (nova Saveiro), que deve ser lançada com duas opções de carroceria: simples e estendida; e Peugeot 207 picape, que terá apenas cabine simples.
Um lado excelente da Strada cabine dupla é que, com o seu lançamento, a loucura de instalar bancos “traseiros” na Strada cabine estendida vai acabar. É um absurdo que essa “possibilidade” seja vendida; e é pior ainda quem “compra” isso. O banco instalado no local de levar carga (e não pessoas!) não tem homologação da Fiat! Além disso, sua instalação é proibida por lei!
Debaixo do capô
Não é só a Chevrolet que pretende melhorar os motores Flexpower. A Fiat está indo mais além, preparando a substituição gradual do motor 1.8 8V (beberrão), fabricado pela GM Powertrain, pelo novo propulsor 1.6 16V flex, desenvolvido pela Tritec. Ele deve ser mais potente e econômico que o 1.8.
Ainda em relação à Fiat, chama a atenção o consumo elevado do motor 1.9 16V flex do Linea. Na versão Absolute, testado pela nossa equipe, o modelo fez 8,1 km/l com gasolina e 5,7 km/l com álcool, sempre no circuito misto (metade cidade e metade estrada). Uma vergonha! Um Astra hatch 2.0 Flexpower, por exemplo, está fazendo, na cidade, 8,5 km/l com gasolina e 6,3 km/l com álcool. É pouco, mas é bem melhor que o Linea.