Volkswagen Gol x Peugeot 207: concorrentes quase diretos

Peugeot e Volkswagen divulgaram os preços de seus principais carros no mercado nacional. Enquanto a primeira aposta no item “pagar mais caro por um carro mais equipado”, a segunda usa a estratégia de disponibilizar versões mais “peladas”, porém mais baratas.
Peugeot/Divulgação

Peugeot 207

Falando da Peugeot, achei o 207 muito caro, mesmo sendo equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, travas elétricas, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; e pára-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro.

A versão de entrada é a XR 1.4 Flex três portas, com preço sugerido de R$ 37.790. Não podemos esquecer que o modelo nada mais é que um 206 “plus”, ou seja, com nova dianteira, visual traseiro ligeiramente retrabalhado, suspensão recalibrada e melhora no isolamento acústico. Mas as mesmas qualidades, limitações e problemas, como espaço interno apertado e ergonomia ruim permanecem. Tudo bem, ele é bem equipado; mas o motor é 1.4 flex tem apenas 80 cv de potência com gasolina e 82 com álcool. Fora o visual, que ficou pouco harmonioso (frente grande demais para um hatch – o design ficou melhor na perua SW).

Parece-me ainda que a Peugeot “disse” que o 207 vai concorrer com o Punto. Na Europa até que vai, já que lá hatch francês é o 207 de verdade… mas no Brasil? Se comparado ao nosso 206,5, o Punto é um carro de concepção muito mais moderna, além de ser mais seguro e de ter mais espaço e um belo design – só peca pelo porta-malas pequeno e pelos motores: 1.4 é fraco e de consumo ruim e 1.8 tem desempenho limitado e é beberrão. Se o 206 Sensation 1.4 flex três portas custa a partir de R$ 28.690, por que o 207 XR 1.4 flex três portas não poderia sair por uns R$ 33.690, já que, na prática, 206 e 207 são o mesmo carro?

Volkswagen/Divulgação

Volkwagen Gol

A Volkswagen também divulgou os preços do novo Gol. Diferente dos “furos” de alguns sites na semana passada, o modelo custa, básico, R$ 28.890, com motor 1.0 VHT e quatro portas – valor bastante competitivo. A versão 1.6 Power, a topo de linha, tem preço sugerido de R$ 36.420. Seus principais equipamentos de série são faróis com duplo refletor e máscara negra; faróis de neblina; rodas de aço 15″, com pneus 195/55 R15; cintos traseiros retráteis; direção hidráulica; abertura elétrica interna do porta-malas; seis alto-falantes e fiação elétrica para som; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro.

Você pode me perguntar: “mas Parizzi, o 207 XR, que já tem ar-condicionado de série, custa apenas um pouco mais que o novo Gol. Não seria uma compra melhor?”. Ele realmente é mais barato: exatos R$ 1.370. Mas, com esta diferença (e mais um pouco), provavelmente você poderá comprar o ar-condicionado como opcional. Assim, você terá um carro (Gol) mais potente (101 cv com gasolina e 104 com álcool), de quatro portas, tão bem equipado quanto (o 207) ou até mesmo mais (já que o VW tem, por exemplo, ajuste de profundidade do volante), além de ter mais espaço interno. Caso você pense no 207 XR quatro portas ou no XS 1.6 16V flex três portas, saiba que os preços deles básicos são R$ 39.290 e R$ 43.300, respectivamente.

Preços

Peugeot 207 1.4
XR 2p – R$ 37.790
XR 4p – R$ 39.290
XR S 2p – R$ 39.590
XR S 4p – R$ 41.090

Peugeot 207 1.6
XS 2p – R$ 43.300
XS 4p – R$ 44.800
XS A – R$ 48.800

Peugeot 207 SW
1.4 XR – R$ 42.990
1.4 XR S – R$ 44.790
1.6 XS A – R$ 52.500

Volkswagen Gol 1.0
1.0 – R$ 28.890
1.0 Trend – R$ 29.825

Volkswagen Gol 1.6
1.6 – R$ 32.290
1.6 Trend – R$ 33.235
1.6 Power – R$ 36.420

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *