Volkswagen/Divulgação |
Analisando o imagens, achei o novo Volks bonito, com visual mais limpo e interessante, especialmente se comparado ao Gol G4. Mas não achei nada de maravilhoso e pouco marcante. A traseira até que ficou legal, mas eu esperava um pouco mais. Já o interior parece ter evoluido. Só o fato do volante não ser mais deslocado já é um grande avanço. Segundo a VW, o modelo tem mais espaço interno para os ocupantes se comparado ao Gol G4 e praticamente o mesmo espaço no porta-malas. Entre os itens opcionais, vale citar que o novo hatch para a oferecer airbags frontais e freios ABS.
O “novo Gol”, como será chamado, chegará às concessionárias da marca no início de julho apenas com dois motores: 1.0 VHT Total Flex e 1.6 VHT Total Flex, finalmente montados transversalmente sob o capô.
O propulsor 1.0 desenvolve 72 cv de potência com gasolina e 76 cv com álcool. Já o 1.6 é capaz de gerar 101 cv com o combustível fóssil e 104 cv com o derivado da cana-de-açúcar. O interessesante desta motorização é o torque, que alcançado já a 2.500 giros: 15,4 mkgf (g) e 15,6 mkgf (a). Os dois motores foram atualizados recentemente. Já o propulsor 1.4 Total Flex , que estava cotado para ser apresentado durante o lançamento do carro, continuará em estudos. Rumores dizem que ele será lançado junto com o novo Voyage. O Gol com carroceria G4 continuará no mercado para brigar diretamente com os Fiat Palio Fire, Mille Fire, Ka e Celta.
Sobre os preços, nada ainda foi definido pela montadora alemã. Mas as especulações apontam que a versão básica do novo Gol deve custar entre R$ 28.000 e R$ 30.000. Não sabemos se o Fox de entrada vai continuar no mercado. Só a Volkswagen mesmo para ter, ao mesmo tempo, Gol G4, novo Gol, Fox, Polo e Golf entre as categorias de hatch compacto e hatch médio.
Breve história
O Volkswagen Gol foi lançado no Brasil em 1980. Desde 1987, o veículo é o líder de vendas no mercado, sendo superado pouquíssimas vezes durante curtos períodos pelos Fiat Tipo e, principalmente, Palio. Pelo visto, o Gol tem tudo para terminar seu 21º ano consecutivo na liderança. O mais interessante é que a própria Volks, mesmo que extra oficialmente, já tentou substituir o Gol, lançando, primeiro, o Polo e, depois, o Fox, que já foi considerado o substitudo natural do modelo. Porém, nenhum deles conseguiu tirar o Gol do trono.
Depois de 14 anos desde seu lançamento, a VW fez a primeira (e única) alteração significativa no Gol, quando ele virou o famoso “bolinha”. Depois vieram a Geração 3 (G3), que deixou o carro com visual mais agressivo e, mais recentemente, a G4, que foi bastante criticada – mas nem por isso deixou de vender muito bem. Ao todo, já foram comercializados mais de cinco milhões de unidades do modelo. Se não me engano, o Gol é exportado para cerca de 15 países. O veículo também foi o pioneiro no mercado em 1989 com a injeção eletrônica e em 2003 com o motor bicombustível.
Muito por causa do Gol, a Volkswagen passou a ser a montadora líder de mercado no Brasil por vários anos. Agora, com o novo Gol, a VW espera voltar a liderança, passando de vez a Chevrolet e tirando a Fiat da ponta.