A Ford está criando um novo segmento de picapes no Brasil. Assim como a Renault fez com o Logan, um sedã de tamanho médio com preço de compacto, a Ranger Sport é um picape média com preço de compacta (topo de linha). Com o preço sugerido de R$ 49.990, a Ranger quer roubar mercado da Chevrolet Montana Sport 1.8 Flexpower e da Fiat Strada Adventure Cabine Estendida 1.8 Flex, que custam R$ 45.760 e R$ 44.250, respectivamente.
Baseada na versão cabine simples XLS a gasolina, a Ranger Sport vem equipada de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, pára-choque dianteiro, moldura da grade do radiador e capa do espelho retrovisor pintados na cor do veículo, farol de neblina, rádio-CD com MP3 e alarme perimetral. A carroceria é disponível em cinco cores: preto, branco, prata, cinza e a exclusiva vermelho.
Concorrentes
Em relação aos competidores indiretos – as picapes esportivas pequenas – a Ranger Sport oferece mais potência e torque. O motor 2.3 16V desenvolve 150 cv e 22,1 mkgf. Montana Sport e Strada Adventure possuem o mesmo propulsor 1.8 Flex e a mesma potência: 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool. Já os torques são diferentes: 17,7 mkgf com qualquer combustível na Chevrolet e 17,8 mkgf com gasolina e 18,5 mkgf com álcool na Fiat. Mas as compactas compensam a menor força com o peso: a Fiat pesa 1.130 kg; a Chevrolet 1.161 kg e a Ford 1.490 kg.
A Ranger também tem maior altura livre do solo: 31,9 cm, contra 18,5 cm da Strada e 20 cm da Montana. A capacidade de carga útil da Ford é de 760 kg e o volume da caçamba é de 1.455 litros. A picape da GM pode transportar 735 kg de carga bruta na versão Sport e tem 1.143 litros de volume da caçamba. Já a pequena italiana com cabine estendida pode levar 685 kg de carga útil, com o condutor (705 kg com cabine curta), e tem 800 l de volume na caçamba (1.100 l na com cabine curta).
Em relação aos preços, com os R$ 49.990 da Ranger Sport, o consumidor pode comprar uma Strada Adventure com alguns opcionais, como capota marítima, kit HSD (High Safety Drive – Air bag duplo e ABS) e pintura metálica – preço: R$ 49.072. Já a Montana Sport completa, com todos os opcionais (ABS, airbag duplo, controle elétrico dos espelhos retrovisores e preparação para som) custa R$ 52.922. Só para efeito de comparação, a Courier 1.6 Flex com todos os opcionais e pintura metálica custa R$ 39.306. Vale lembrar que, por ser baseada na versão XLS, a Ranger Sport não tem airbag duplo e ABS como itens opcionais.
Opinião
A aposta da Ford é interessante: colocar uma picape média com um bom pacote de equipamentos por um preço que compete com as picapes pequenas completas. A versão Flexpower Cabine Dupla, a mais simples da Chevrolet S10, concorrente direta da Ranger, custa a partir de R$ 55.400. Mas a Ford errou feio em não oferecer itens de segurança para a Ranger Sport. Airbag e ABS? Nem pensar… Eles só podem ser encontrados nas versões mais requintadas e caras do modelo, como a Limited.
Atualização (27/11/07)
Consultei a Ford e peguei os dados de consumo da Ranger Sport: 8,6 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Infelizmente, para o consumidor comum, os números de consumo não serão tão bons quanto esses. A capacidade do tanque de combustível é 60 litros.
E você, o que achou da Ranger Sport?
A Ford como sempre dando suas manotas.parachoque traz,ultra passado.economia porca!
24/11/2007 23:58 | Carlos Alberto Carneiro
Como usuário deste seguimento de caminhonetes, gostei da nov a opção e vou ter mais opções na hora de troca. Boa opção se ria a cabine estendida, como já comentado neste blog. A Fiat está prometendo para o final do próximo ano uma versão da S trada Adventure mais alta (aproximadamente igual ao Ecosport ) e o preço deve bem próximo a este.
24/11/2007 23:49 | Andrey
Não entendi o para choque dianteiro da cor do carro ,ja o de traz outra cor
24/11/2007 23:33 | Cassio
gostei muito do q. vi. estou ansioso para conhecer essa pick -up ranger.
24/11/2007 22:02 | natanael
Bonita, mas só faltou duas coisas: uma é ser ou ter a opção de cabine estendida, pois afinal nem todo brasileiro mede at é 1,70; outra é motor flex e, para ser chamada de “sport”, m ais temperada com algo em torno de 160 a 180 cv. Mas acho qu e um “sport” de verdade deveria ter um V6 Flex e econômico.
24/11/2007 20:43 | éric
Em relação as pick-ups compactas da GM e Fiat, achei a relaç ão custo/benefício da Ranger interessante. No entanto, já pa ssou da hora da Ford lançar a Ranger com o motor Flex. Muita s pessoas que eu conheço, tem optado pela S10, justamente po r oferecer um carro equipado com um propulsor com este opcio nal.
24/11/2007 19:16 | Alexander Otto Tormin
Muito bom este lançamento da ford. Só está faltando uma vers ão 4X4 da ranger a gasolina c/ acionamento do 4X4 por alav anca.
25/11/2007 21:41 | Matos
ideia maravilhosa carro compacto de acessorio encaixa bem no orcamento de muita gente so falta bastante divulgacao
25/11/2007 13:26 | ricarrdo cardoso
Gostei…até quero uma para mim… mas esse para choque traz eiro… que mancada é essa?? E para concorrer com a Fiat ou montana, terá de melhorar a relação custo benefício. e o co nsumo?
25/11/2007 13:23 | Felipe
Bela aposta. Chega de pagar um preção por um desses modelinh os imitando pick-ups,baixas,pois aquí na região nossas estr adas são intransitáveis.Tem que ter ´´corpo&acut e;´ para passar por elas. E o consumo?
25/11/2007 09:11 | moacir toffoli da silva
Que para choque é esse ? sou mais a Montana…
25/11/2007 02:29 | mateus
Impensável, não tem Air-bags nem ABS nem como opcionais! Ro das bonitas mas que parachoque traseiro é esse?
25/11/2007 02:07 | Bruno Melo
Prezados Srs., Sds.; A é linda , e o consumo? A autonomia? Roberto Carlos – MG
26/11/2007 21:52 | Roberto Carlos Esteves
É lindona- principalmene a vermelhona. Agora, a FORD esquece r que estamos na era dos”flexs”, foi uma mancada muito grand e.
26/11/2007 21:28 | saint-clair
Seria interessant eum comparativo sobre o consumo.E tb um co mparativo em relação ao seguro total, os seguros de pick ups grandes é muito caro
26/11/2007 16:58 | Marcelo
TENHO UMA RANGER MAIS ANTIGA E VOU VENDER IMEDIATAMENTE PARA COMPRAR A RANGER ESPORT. ATÉ QUE ENFIM A FORD ACORDOU !!!!
26/11/2007 16:17 | edison grossi
Carrega poucos kg comparando com montana. Não informaram o consumo e desempenho. Não é flex.
26/11/2007 15:28 | Bruno Rodrigues
Muito interessante. Mas seria importante na reportagem fazer um comparativo,também,em relação ao consumo. Nada foi comen tado acerca disso. Teria a Ford Ranger um consumo muito maio r? Esse aspecto merece comentários. Obrigado.
26/11/2007 14:59 | jeizon
Não sei onde está a novidade a nao ser a cor vermelho itália ! A versao cabine simples com os mesmos opcionais sai por 50 mil em Brasília! Se ABS e Air Bag fizem parte do pacote pod eriamos dizer que o preco melhorou.
26/11/2007 14:18 | Eduardo Torres
faltou cabine estendida e um motor com a tecnologia bicombus tivel no mais esta bom
26/11/2007 14:01 | Flavio faria
Um viva à lei do mercado! Nós consumidores é que saímos ganh ando com a guerra das montadoras.
26/11/2007 14:01 | Daniel
Qual o problema do para-choque traSeiro? Ele é igual ao ante rior.
26/11/2007 10:15 | Henrique
o unico interessante é o valor com relação as pick up menore s. Em termo de estética não mudou muito.
26/11/2007 08:15 | Rodrigo
Gostei da proposta do carro, até me entrecei;porém ponho na balança a opção do Bicombustível,já que sei que no período da safra o preço do alcool compensa e muito em relação ao da gasolina. Gostaria de ver comentários em relação a comparaç ão entre a S10 flex cab dupla.
01/12/2007 14:42 | valdivan
Caminhonete muito bonita, mais a FORD esqueceu dos motores b icombistíveis e também esqueceu que o modelo “mini” pickape (courier) está muito ultrapassado! Falta um lançamento da categoria!
28/11/2007 09:30 | Radjalma
Muito fraquinha, a relação peso potencia da ford perde para as competidoras, para quem anda na terra a suspençao faz dif erença, mas para os urbanoides(maioria dos compradores) é me lhor ter potencia ao alcançe dos pés. Falta um V6 pra ser c hamada de esporte e nao passar vexame com 1.0 rssssss.
27/11/2007 14:10 | Dário Mattos