O Jeep Renegade 2020 chega para se tornar mais atraente para as vendas às pessoas físicas, reduzindo um pouco sua a vital dependência das vendas diretas. Para isso, a marca investiu principalmente na versão Longitude, que é uma das de melhor custo/benefício da linha.
LED atrás e na frente
Segundo a marca, a principal novidade da linha 2020 é a chegada das lanternas traseiras de LED, que passam a ser item de série desde a versão Longitude Flex. “Elas dão um toque mais moderno ao design mas sem perder as referências à história da Jeep, graças ao formato quadrado – herança aplicada também no Wrangler – e ao “X” estilizado, que remete aos traços dos galões de combustível dos antigos Jeep Willys militares, chamados de ‘jerry can'”.
As novas lanternas de LED equipam ainda as versões Limited, Longitude diesel e Trailhawk. O Renegade Longitude bicombustível e diesel também contam com conjunto ótico dianteiro de LED, formado pelos faróis principais e de neblina, com fluxo luminoso 50% mais eficiente que as lâmpadas halogenas.
Esse sistema de iluminação havia entrado na linha 2019 do Jeep Renegade como opcional nas versões Longitude e equipamento de série nas configurações de topo Limited (flex) e Trailhawk (diesel).
Sport com Uconnect 7”
O Renegade Sport 2020 recebeu alarme perimétrico de série e um novo pacote opcional chamado de Uconnect. Ele é formado por central multimídia de 7″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital dual zone (com opção de controle na tela) e sensores traseiros de estacionamento. Tudo por R$ 4 mil.
Esses três equipamentos ainda se destacam nos outros packs da versão Sport, que não valem a pena pelo custo/benefício: Night Eagle e WSL, esta uma edição limitada a 500 unidades (mais detalhes aqui). O primeiro sai por R$ 7 mil e inclui ainda pintura metálica, acompanhando o acabamento preto em vários itens como rodas, teto, logotipos e molduras internas. Por sua vez, o segundo custa R$ 9,6 mil, englobando pintura perolizada Branco Polar, bancos de couro, os mesmos detalhes escuros do Night Eagle, além de adesivo de capô, emblemas da WSL, barras transversais de teto e rodas do Trailhawk.
Nas versões Longitude e Limited, o comprador ganhou mais uma opção para a cabine, com a entrada da cor marrom para os bancos de couro. O novo tom é opcional de R$ 1.200. O revestimento de couro preto continua de série nessas configurações, bem como na Trailhawk.
Diferenciais para o bem e para o mal
De acordo com a Jeep, o Renegade se destaca na categoria por ter a maior tela multimídia do segmento, de 8,4″, já a partir da versão Longitude flex, e a roda com maior diâmetro – aro 19” na configuração Limited. Enquanto o primeiro é interessante, o segundo destaque, embora bem bonito, não é nenhuma vantagem, visto que um SUV não combina com essas rodas, ainda mais no Brasil – sem contar o preço que elas custam.
O Renegade também foi o primeiro veículo nacional a obter cinco estrelas para proteção de adultos e crianças nos testes do programa independente Latin NCAP – esse sim é um aspecto a se valorizar.
Motores e câmbios do Renegade 2020
A linha 2020 ainda não trouxe a estreia do motor 1.3 Firefly turboflex, que ficou para o ano que vem. Até lá, os interessadores têm duas opções disponíveis, sendo um sofrível bicombustível e um forte a diesel.
O 1.8 16V E.torQ Evo VIS desenvolve 135 cv de potência a 5.750 rpm e 18,8 mkgf de torque a 3.750 rpm com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol nos mesmos regimes de giro. Já o propulsor 2.0 16V a diesel desenvolve 170 cv a 5.750 rpm e 35,7 mkgf a 1.750 rpm.
A linha 2020 marca a aposentadoria do câmbio manual do Renegade, antes disponível apenas na versão Sport. Agora, os modelos com motor bicombustível estão disponíveis com transmissão automática de seis marchas, enquanto os com propulsor a diesel contam com o câmbio automático de nove marchas.
Desempenho e consumo do Jeep Renegade 2020
O Renegade 1.8 flex continua com desempenho (no máximo) mediano e bebendo bem mais do que deveria, tudo isso graças à excelente, segura e pesada estrutura do veículo. Veja:
Modelo | Motor | Peso |
Jeep Renegade Sport manual | 1.8 16V flex | 1.413 kg |
Jeep Renegade Sport automático | 1.8 16V flex | 1.448 kg |
Jeep Renegade Longitude automático | 1.8 16V flex | 1.480 kg |
Jeep Renegade Limited automático | 1.8 16V flex | 1.527 kg |
Jeep Renegade Longitude automático | 2.0 16V diesel | 1.641 kg |
Jeep Renegade Trailhawk automático | 2.0 16V diesel | 1.674 kg |
A Jeep poderia ter, pelo menos, colocado o Renegade 2020 uma dieta. Se o aposentado Sport manual já é complicado, imagina a sofrência de quem dirige um Renegade Limited flex…
Preços do Jeep Renegade 2020
A linha 2020 do Renegade teve um aumento expressivo de preços em relação ao lançamento do modelo 2019, chegando a quase R$ 10.000 nas versões a diesel.
Pelo menos os valores praticados nos concessionários costumam ter descontos, chegando a um número mais competitivo.
Versão | 2019 | 2020 |
Jeep Renegade 1.8 Flex AT6 (PcD) | R$ 69.999 | R$ 69.999 |
Jeep Renegade Sport 1.8 Flex | R$ 78.490 | – |
Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT6 | R$ 83.990 | R$ 89.990 |
Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex AT6 | R$ 96.990 | R$ 104.990 |
Jeep Renegade Limited 1.8 Flex AT6 | R$ 103.490 | R$ 109.990 |
Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 | R$ 125.490 | R$ 134.990 |
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 | R$ 136.390 | R$ 145.990 |
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Temos um e minha esposa adora. Compramos a versão Longitude para incluir o pacote de segurança com 7 air bags. Atualmente rodamos em media 60 km por dia em trechos mistos (urbano e rodoviário). O computador de bordo vem marcando 8.1 no etanol. Esta excelente já que nosso foco foi segurança.
Muito legal!