Sou cliente da Ford pela primeira vez na vida depois que comprei o meu Ka SE Plus 2019. Resolvi conhecer a marca na prática e, para a minha infelicidade, nesses cerca de três meses como cliente, já sinto que a concessionária Roma Ford Lourdes, em Belo Horizonte, onde comprei o carro, talvez esteja me tratando com descaso.
Pode até ser paranoia minha, mas explico para vocês entenderem:
Concessionária Roma Ford com descaso?
Há algum tempo, toda vez que você compra um carro ou o levo para uma revisão ou serviço na concessionária, você recebe uma ligação de volta do setor de “‘qualidade” da revenda. Comigo, desde o meu Chevrolet Astra, em 2007, passando meu meu Honda Civic, em 2011, isso acontece.
Mas a Roma Ford, localizada no bairro de Lourdes, parece ter se esquecido dessa prática. Isso porque recebi uma ligação do tal setor de qualidade no dia 06/09/18 e, como eu estava num elevador, pedi para que a moça me ligasse novamente em alguns minutos.
Resultado: espero essa nova ligação há exatos 74 dias – uma absoluta VERGONHA!
Problemas na entrega
Talvez eles tenham receio de me ligar porque eles cometeram três deslizes comigo, sendo um na parte do pagamento e dois na entrega do veículo. Como eles não querem me ouvir diretamente (não por minha causa), torno público os problemas:
1. Transferência bancária impedida
Tente pagar qualquer coisa na Roma Ford pelo Banco do Brasil para ver como isso te dará uma bela dor de cabeça. Pedi para nove pessoas (isso mesmo, 9) diferentes tentarem fazer uma transferência bancária da própria conta do BB para a conta desse mesmo banco da concessionária. Ninguém conseguiu!
Sempre o mesmo problema: pede um número de identificação da concessionária que eu até recebi, mas não existe o campo para digitar esse código, nem pela internet, nem pelo app do banco para Android e iOS. Reclamei e ouvi que “de vez em quando alguns clientes reclamam disso mesmo”.
Ou seja, se for comprar um carro na Roma Ford Lourdes, se prepare para fazer tudo pelo Banco Itaú, com o TED/DOC por sua conta, caso não seja cliente Itaú.
2. Porca e parafuso enferrujados?
Quando recebi o carro, abri o capô para olhar o motor 1.0 12V. Mas o que chamou mesmo a minha atenção foi o parafuso e a porca localizados à esquerda do suporte da trava da tampa. No primeiro contato, parecia que eles estavam enferrujados (veja acima)!
Levei um susto! A prestativa vendedora também! Rapidamente ela providenciou um pano e limpou o parafuso, que estava ensopado de óleo. Será que veio assim da fábrica ou foi um deslize da “revisão final” antes da entrega? Acho que nunca terei essa resposta…
3. Frisos colocados no lugar errado
Agora, juntamente com o problema bancário, o que mais me incomodou foi a localização dos frisos das portas. Comprei esse item como acessório na concessionária porque achei que, como o carro é branco, o visual não seria atrapalhado.
Quando olhei no site da Ford (foto abaixo), notei que o friso seria instalado numa posição mais baixa nas portas, exatamente onde elas são mais largas, deixando o friso mais discreto e interferindo menos no visual do veículo.
Para a minha surpresa, o friso veio instalado no meio da porta (foto logo acima e vídeo no início). No meio! Obviamente não fui consultado para saber se poderia ser ali.
Liguei 6x para conversar com a moça dos acessórios da Roma Ford e não consegui falar com ela. Me disseram que ela estava em horário de almoço (2x); depois que estava em outro atendimento; ou que tinha ido embora mais cedo. Deixei recado em todas as oportunidades e, mais de uma vez, e jamais tive retorno.
Como a tal ligação da qualidade nunca aconteceu, liguei novamente e pedi para falar com o gerente. A resposta da recepcionista foi que eu não poderia falar com ele (!!!), mas que eu poderia enviar um e-mail. Não gostei nem um pouco do “não atendimento”, mas achei melhor mandar o e-mail, para ter o registro formal.
Na minha mensagem, copiei parte da assessoria de imprensa da Ford, relatei todos os problemas e, em 12h, o gerente me ligou. Combinei de levar o carro lá para trocar o friso de lugar. Mas repare no que foi necessário fazer para ter algum tipo de retorno… :-/
4. Tampa do porta-malas provavelmente com problemas
Meu Ford Ka parece ter um quarto problema: a tampa do porta-malas. Ela só fecha corretamente se coloco muita força. Provavelmente ela veio desalinhada de fábrica.
Comentei com o gerente, que disse que iria olhar.
Reclamação direto na Ford
Coincidência ou não, nos primeiros 30 dias após a compra do carro, recebi uma ligação de uma pessoa do SAC da Ford, que me ouviu e que disse que não me retornaria, mas que passaria as minhas reclamações para os responsáveis da Roma Ford Lourdes, pedindo para eles me darem um retorno.
Assim como a ligação da qualidade, tem mais de dois meses que estou esperando (e contando…).
Futuro
Realmente uma ligação faz muita falta. A vendedora, sempre solícita, até levou os meus questionamentos para dentro da concessionária, mas nunca tive nenhum retorno das áreas responsáveis.
A conversa com a atendente que disse que não poderia me passar para o gerente realmente me deixou muito confuso e desanimado com a Roma Ford Lourdes. E isso cria o pior problema possível no mercado automotivo: a desconfiança.
Logo, já decidi onde não levarei o meu Ka para a primeira revisão.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
O atendimento da roma ford é o pior de bh , a concessionaria ford de melhor atendimento na minha opinião e a pisa na avenida amazonas.
Estou comprovando na prática, infelizmente…
Bem ao vindo ao pós-venda padrão Ford. Como já citado em outro comentário, tenho um civic, o qual foi comprado usado, e tenho uma ecosport 2013, comprada 0km, onde tive muitos problemas durante a garantia. Fiquei traumatizado com o pós -venda e hoje eu afirmo: Ford nunca mais….
Que complicado, hein?? E a concessionária da Ford que te “atendeu” é uma dessas do post?
Não, sou da Bahia. Fiz duas revisões na Indiana em Salvador e as demais na Norauto em Feira de Santana.
Sinceramente, não sei como essas concessionarias sobrevivem. Atendimento é tudo!!!
Fiquei recentemente 3 anos com um Ecosport que comprei e levei nesta mesma concessionaria em todas as revisões. Foi tudo certo e sempre fui bem atendido.
Que legal! Você teria alguma indicação para me passar lá? Porque, até agora, o atendimento de pós venda está abaixo da cota zero…
Bh Ford (agora Roma) é a pior concessionária Ford do Brasil. Nunca mais levei o meu Focus lá
alarme o ka tem, oq ele não tem e a sirene. e sobre a chave reserva ser assim de péssima qualidade o msm acontece com o march, etios, gol, fox, hb20, argo, mobi, uno… o único q tem chave reserva canivete e o ônix 2019 desses modelos mais baratos ate 60mil.
Até o Corolla tem a chave reserva vagabunda. As do Civic é que são iguais.
Tenho um Fiat Palio Essence Dualogic (2012) e a chave reserva é a mesma da principal, do tipo canivete. O mesmo ocorre com o Peugeot 208, tanto a principal quanto a reserva foi o mesmo modelo (canivete).
Renato,
Quando eu ainda era proprietário de um Ford Focus, um ótimo carro por sinal, precisei trocar uma peça que apresentou desgaste e vibração no carro, a trizeta, na BH Ford (atual Roma) na Cristiano Machado. Encomendei a peça presencialmente em fevereiro 2017 e sempre ligava lá para falar com Lucas para saber se a peça tinha chegado, ligava a cada mês, até que um dia resolvi ir novamente a concessionária e o atendente me disse que não precisa ir e muito menos ligar, pois quando a peça fosse fabricada na Argentina e chegasse, ele mesmo, o Lucas, entraria em contato. Isso já faz mais de dois anos, em 2018 vendi o carro, e até hoje nunca recebi a ligação para ir buscar a tal peça. Infelizmente a Ford não me deixou uma boa impressão e por isso não pretendo ter outro carro da Ford tão cedo. Espero que você tenha mais sorte, como se não fosse uma obrigação de toda concessionária atender bem e prestar um bom serviço.
Nóoo.. e eu pensando em comprar um carro lá! Deus me livre!
Infelizmente as concessionárias só dão mais atenção para os clientes de carros mais premium da marca, aqueles que compram os mais “baratos” tão nem aí.
Carlos, fiquei decepcionadíssimo! Já tinha ouvido falar desse “descaso”, mas não imaginei que fosse tanto. Vender o Ka foi a melhor coisa que fiz nos últimos tempos. Um abraço!