Até o motor 2.0 16V ser atualizado, ganhando uma transmissão automática de verdade, não existe dúvida: Renault Captur CVT e Duster CVT são as versões definitivas da dupla no momento.
O câmbio automático do tipo CVT pode ser o empurrão que faltava para os dois SUVs da marca francesa na acirrada briga pelo segmento. De janeiro a junho, ambos tiveram números de emplacamentos abaixo do esperado se comparados aos cinco modelos do topo da categoria.
Confira:
Modelos | Junho 2017 | Janeiro a Junho 2017 | Participação |
1. Honda HR-V | 4.058 unidades | 23.218 unidades | 12,73% |
2. Jeep Compass | 3.820 unidades | 22.003 unidades | 12,07% |
3. Jeep Renegade | 2.993 unidades | 17.792 unidades | 9,76% |
4. Hyundai Creta | 3.518 unidades | 17.323 unidades | 9,50% |
5. Ford EcoSport | 3.268 unidades | 14.182 unidades | 7,78% |
6. Nissan Kicks | 2.007 unidades | 12.766 unidades | 7,00% |
7. Renault Duster | 944 unidades | 9.667 unidades | 5,30% |
8. Peugeot 2008 | 866 unidades | 4.982 unidades | 2,73% |
9. Chevrolet Tracker | 955 unidades | 4.825 unidades | 2,65% |
10. Hyundai ix35 | 1.063 unidades | 4.587 unidades | 2,52% |
11. Renault Captur | 1.008 unidades | 4.354 unidades | 2,39% |
Fonte: Fenabrave
Renault Captur CVT
Com qualidades para tentar ser protagonista do segmento, mas com soluções inadequadas para a categoria e para um carro lançado em 2017, o Renault Captur recebe, com animação, a opção do câmbio automático Xtronic CVT, que deve responder por 60% das vendas do modelo.
Finalmente o veículo tem uma transmissão automática de qualidade, que justifica a compra das duas verões que dão férias ao seu pé esquerdo, Zen e Intense, ambas 1.6 SCe.
Isso mesmo, se quiser qualidade nas trocas automáticas, terá que optar pelo valente propulsor 1.6 16V, que desenvolve 118 cv de potência com gasolina e 120 cv e com etanol, além de 16,2 mkgf de torque com qualquer combustível;
Mas e o Captur 2.0 CVT?
A dúvida que não quer calar é “por que a Renault não lança o Captur 2.0 com câmbio CVT ao invés de usar a limitada e ultrapassada transmissão automática de apenas quatro marchas?”.
Bem, pela pesquisa que fiz nos sites da marca pelo mundo, não encontrei nenhuma versão do SUV que associasse os dois. Conversei então com algumas pessoas ligadas a concessionárias da Renault em Minas Gerais e a resposta foi que “o custo de desenvolvimento do Captur 2.0 com câmbio CVT seria alto demais, não justificando para uma versão que deve ser responsável por apenas 20% das vendas do modelo”.
É a mesma informação conseguida pelo pessoal da Autoesporte. Eu devolvi a seguinte um “mas o Fluence e o Sentra têm motor 2.0 com câmbio CVT?“. Antes que eu terminasse, recebi um seco “são motores 2.0 diferentes” (do Captur e do Fluence/Sentra). Ainda assim, esse poderia ser o caminho.
O Captur 2.0 16V gera 143 cv e 20,2 mkgf com o combustível fóssil e 148 cv e 20,9 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar. A única transmissão disponível para essa motorização é a automática de quatro marchas, que atrapalha o desempenho e o consumo do carro.
Equipamentos Captur Zen
A versão Zen vem equipada com quatro airbags (dianteiros e laterais), controles estabilidade (ESP) e tração (ASR); assistente de partida em rampas (HSA), freios com ABS, ISOFIX, direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 17″ de liga leve, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e limitador de velocidade.
Equipamentos Captur Intense
Itens acima com a adição de luz de neblina com função “cornering” light, repetidor Lateral, detalhes em prata brilhante, ski traseiro (?), apoio de braço do motorista, ar-condicionado com ajuste automático, sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), entre outros.
Preços do Captur manual, CVT e automático
- Renault Captur Zen 1.6 manual – R$ 78.900
- Renault Captur Zen 1.6 Xtronic CVT – R$ 84.900
- Renault Captur Intense 1.6 Xtronic CVT- R$ 88.400
- Renault Captur Intense 2.0 Automático – R$ 91.900
Infelizmente, desde o lançamento, o Captur já ficou mais caro. No caso, o Intense 2.0 subiu de R$ 88.490 para R$ 91.000, tudo para abrir espaço para a Intense 1.6 CVT.
Renault Duster CVT
Mas não foi só o irmão mais novo e “chique” que ganhou essa nova opção de transmissão; o Renault Duster também pode vir com o bom câmbio automático do tipo CVT, também unicamente associado ao motor 1.6 SCe – afinal, Duster e Captur são praticamente o mesmo carro.
Além disso, todas as versões com o novo câmbio são equipadas, de série, com assistente de partida em rampa, controles de tração e de estabilidade.
O que é incoerente é o fato desses dois itens de segurança não estarem disponíveis para versões as mais caras, com motor 2.0 (manual e automática, ambas 4×2, e 4×4 manual). A de entrada, 1.6 manual, também não conta com os controles, enquanto a Expression CVT não tem piloto automático.
No mais, tudo igual: bom espaço interno, talvez o melhor porta-malas do segmento (475 litros, mas 400 l na versão 4×4), acabamento razoável, ergonomia bem limitada; falta de um câmbio automático eficiente para as versões 2.0 e todas as outras melhorias da linha 2017, incluindo a direção com assistência eletro-hidráulica (fica no meio termo: melhor do que a hidráulica e pior do que a elétrica).
Renault Duster 1.6 Expression 1.6 manual: R$ 67.990
Principais equipamentos de série: direção eletro-hidráulica; ar-condicionado; travas e vidros elétricos; rádio com leitor MP3, com entradas USB e auxiliar e comandos na coluna de direção; volante e banco do motorista com regulagem de altura; retrovisores externos na cor da carroceria; barras de teto; luzes diurnas, freios ABS, airbag duplo; alarme; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; entre outros.
Renault Duster Expression 1.6 CVT: R$ 73.490
Expression manual + controles eletrônicos de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa.
Renault Duster Dynamique 1.6 manual: R$ 73.490
Expression manual + sensor de estacionamento traseiro; central multimídia Media NAV Evolution de 7″ com GPS integrado; rodas de liga leve aro 16″; computador de bordo; volante com revestimento parcialmente em couro; retrovisores externos elétricos; faróis de neblina; apoio de cabeça para todos os ocupantes, entre outros.
Renault Duster Dynamique 1.6 CVT: R$ 78.990
Dynamique manual + controles eletrônicos de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; piloto automático (controlador automático de velocidade); câmera de ré.
Renault Duster Dynamique 2.0 manual: R$ 84.120
Mesmos equipamentos da versão Dynamique 1.6 manual.
Renault Duster Dynamique 2.0 automático: R$ 85.070
Mesmos equipamentos da versão Dynamique 2.0 manual.
Renault Duster Dynamique 2.0 manual 4×4: R$ 86.620
Mesmos equipamentos da versão Dynamique 2.0 manual.
Resumo da obra
Não há dúvida de que a chegada do câmbio CVT para a dupla Captur e Duster é extremamente bem-vinda, mesmo que apenas para o valente motor 1.6 16V SCe, podendo, realmente, fazer diferença nas vendas dos modelos.
Mas a Renault precisa resolver as suas incoerências para ter a chance de deslanchar no segmento de SUVs no Brasil:
- Captur e Duster 2.0 precisam de um câmbio automático mais moderno e eficiente, como o de todos os concorrentes diretos (Creta, HR-V, Renegade, Tracker…);
- Todas as versões automáticas do Captur e do Duster precisam ser equipadas com piloto automático de série;
- Todas as versões do Duster com motor 2.0 precisam vir, de série, com controles eletrônicos de tração e estabilidade;
Por conta disso tudo, não tenho dúvidas de que as versões definitivas, nesse momento, do Captur são a Zen 1.6 CVT e Intense 1.6 CVT; enquanto do Duster são Expression 1.6 CVT e, especialmente, Dynamique 1.6 CVT.
Captur 2.0? Ainda não recomendo. Duster 2.0? Só se for o 4×4.
Para fechar: a Renault ainda não respondeu ao meu desafio do Kwid. Pelo visto, vai amarelar…
Desde jan 17 nenhuma ccss renault no brasil todo nao disponibiliza a oroch 2.0 manual, por ser beberrao e prejudicar inovar auto. Quando estara disponivel para venda ?
Obg
Parizzi, pra ficar mais tranquilo o seu desafio peça um Renault Duster CVT, pois com 1,97m até o Renault Sandero me parece pequeno pra você. Não me lembro de você ter andado em um Renault Sandero, mas creio que até nele você iria ficar justo. Eu tenho 1,83m é diferença considerável de 14cm em relação a você.
Eu sinto dificuldade para escolher um carro quando preciso que alguém ande no banco traseiro. Pra você a missão é mais complexa.
Os Reai$ para adquirir um veículo confortável com essa altura – 1,97m – o investimento vai ser grande, mas se você só anda na frente sem ninguém atrás a missão fica um pouco mais fácil.