Eu sempre gostei do sensor de estacionamento traseiro, especialmente nos sedãs e SUVs. Atualmente dirijo um compacto e percebi que esse equipamentos pode servir de muita ajuda em qualquer tipo de carro. Mas algo que eu não experimentava a tempos chamou a minha atenção: o sensor de estacionamento dianteiro, que é muito mais útil do que parece.
A Volkswagen me emprestou um Fox Highline 2017 (em breve publico o teste) e, ao perceber que ele tinha o equipamento, logo parti em busca de uma garagem apertada ou complicada para “brincar”. Encontrei uma num prédio em Belo Horizonte.
Veja o que aconteceu:
Repare a partir do 5º minuto do vídeo acima como a “manobra do corredor” ficou bem mais fácil com o apoio dos sensores dianteiros e traseiros. A noção espacial do veículo aumenta e tudo fica mais prático.
Realmente essa garagem foi um prato cheio para usar o bom sistema Park Pilot da Volks. Ele é fácil de acionar e extremamente eficiente, tornando as manobras bem simples, ainda mais com o apoio da direção elétrica (e, caso necessário, do tilt down – que desce o retrovisor direito quando a marcha ré é engatada, evitando “beijos” na calçada).
Para fechar, como foi bem observado abaixo pelo Leônidas, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro são de série no Fox Highline 1.6 16V, que tem preço sugerido de R$ 59.790. Se quiser câmera de ré, como no vídeo, o valor a ser investido é R$ 699.
Realmente é bem bacana. faltou dizer quanto se paga a mais para ter tudo isto. Eu vi no site da VW que já vem com os sensores mas vem sem a câmera traseira que custa 699 reais. precisa de mais alguma coisa para ficar igual ao do teste?
Bem observado! Acrescentei mais um parágrafo no texto!
por melhor q seja essa tecnologia esse carro nao vale mais a compra ja q estamos em seu ULTIMO ANO DE PRODUCAO
pois eh, estamos em 2018, e comprei um este ano… ou seja, nao parou a produção…
Eu até gosto muito do Fox mas nao gosto da marca…
Eu gostaria de saber tecnicamente como funciona a câmera frontal, sendo que a traseira está energizado na Luz ré …. assim eu acho. Mas como a câmera frontal funciona?
Creio que ela funciona como uma especie de equipamento temporizado, ou seja, logo apos desengatar a ré, a câmera frontal abre por uma quantidade de segundos pré-definidos, pois entende-se que o motorista está manobrando o veículo e a visão frontal ajuda muito nessa hora.