Esse post ficou na caixa de rascunho desde o final de outubro de 2016, mas ainda vale a publicação. A Fiat Strada 2017 chega às concessionárias da marca em todo país mais equipada, cara e com menos versões.
Versões
A nova linha da picape ítalo-brasileira pode agora ser encontrada nas seguintes opções: Working 1.4 e Working Plus 1.4 (ambas cabine simples); Hard Working 1.4 (cabines simples, estendida e dupla); e Adventure 1.8 16V (cabines estendida e dupla), com opção do cambio manual automatizado Dualogic.
Em relação à Working, a nova versão Working Plus acrescenta itens que deveriam ser de série, como direção hidráulica, brake light, janela corrediça, grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas, além dos bem-vindos e de série em toda a linha Strada capota marítima e iluminação na caçamba.
Hard Working
As versões Hard Working contam com novos equipamentos de série, uma vez que elas receberam a importante missão de substituir uma das versões mais legais de lendária picape da Fiat: Trekking 1.6.
A Hard Working 1.4 cabine simples traz todos os itens da Working Plus e mais ar-condicionado, calotas integrais, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e banco do motorista com regulagem de altura.
A Hard Working cabine estendida oferece a mais barras longitudinais de teto e ganchos para amarração de carga na cabine. Já a versão Hard Working cabine dupla soma a terceira porta, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos e porta-óculos.
Adventure
Já as versões top da gama do Fiat Strada, Adventure 1.8 16V, cabines estendida e dupla, oferecem todos os equipamentos de série da Hard Working mais rodas de 16”, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos e rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva voz Bluetooth e entrada USB.
A versão cabine dupla conta com bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira e apoios de cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura. Ela também pode ser equipada com o câmbio Dualogic com volante com alavanca de seleção de marchas tipo borboleta (paddle shift).
O consumidor pode equipar a Strada com central multimídia, bloqueio de diferencial Locker (R$ 2.370), sensor de estacionamento traseiro, rádio USB MP3 e pintura metálica.
Acessórios e garantia
A picape conta ainda com mais de 57 acessórios Mopar, disponíveis nas concessionárias Fiat de todo o Brasil.
A Mopar também disponibiliza garantia estendida para a Strada 2017. Além 12 meses contratual, o consumidor poderá contratar mais 12 ou 24 meses de cobertura direto na concessionária no ato da compra do veículo. Também é possível adquirir o plano de revisão “sob medida”, comprando de 2 a 10 revisões.
Preços
Os preços, infelizmente, subiram, fazendo com que a versão Adventure 1.8 com câmbio manual automatizado Dualogic chegue a incríveis R$ 77.600.
Fiat | Cabine | Preço 2014 | Preço 2015 | Preço 2016 | Preço 2017 |
Strada Working 1.4 | Simples (2p) | R$ 33.750 | R$ 36.120 | R$ 40.980 | R$ 46.790 |
Strada Working 1.4 | Estendida (2p) | R$ 36.870 | R$ 39.330 | R$ 44.690 | – |
Strada Working 1.4 | Dupla (3p) | R$ 42.330 | R$ 45.310 | R$ 51.250 | – |
Strada Working Plus 1.4 | Simples (2p) | – | – | – | R$ 48.820 |
Strada Hard Working 1.4 | Simples (2p) | – | – | – | R$ 52.880 |
Strada Hard Working 1.4 | Estendida (2p) | – | – | – | R$ 57.040 |
Strada Hard Working 1.4 | Dupla (3p) | – | – | – | R$ 64.250 |
Strada Trekking 1.6 | Dupla (3p) | R$ 48.360 | R$ 51.750 | R$ 58.310 | – |
Strada Adventure 1.8 | Estendida (2p) | R$ 49.480 | R$ 52.990 | R$ 59.710 | R$ 66.280 |
Strada Adventure 1.8 | Dupla (3p) | R$ 54.360 | R$ 58.480 | R$ 65.870 | R$ 73.130 |
Motores
A Fiat Strada agora está disponível com apenas duas opções de motor: 1.4 Fire desenvolve 85 cv de potência e 12,4 mkgf de torque com gasolina e 88 cv e 12,5 mkgf com etanol. O 1.6 16V (115/117 cv e 16,2/16,8 mkgf) deu adeus.
O 1.8 16V E.TorQ, que gera 130 cv de potência e 18,4 mkgf de torque com o combustível fóssil e 132 cv e 18,9 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar, pode ser associado à transmissão Dualogic Plus.
Resumo da obra
A picape Strada é um fenômeno! É a prova viva da capacidade da Fiat. Vende muito poque é um excelente veículo: robusto, extremamente versátil, com boa capacidade de carga e preços variados – valores esses que deveriam ser mais baixos.
Lamento a versão de melhor custo/benefício, Trekking 1.6, ter saído de linha. Mas acredito que a Fiat tenha preferido focar nas versões que mais vendem (1.4) e na que mais chama a atenção (Adventure).
Agora é esperar para ver a nova picape que a Fiat lançará no futuro entre a Strada atual, que ficará desse jeito, e a bela Toro.