Finalmente ele foi lançado de verdade! Se o compacto agradou mas não inovou em nada antes, agora a situação é outra, pois o Fiat Mobi Drive chegou trazendo o moderno e eficiente motor 1.0 de três cilindros (e mais alguns detalhes), restando a importantíssima dúvida do preço do carro, que não pode ser mais alto ainda de jeito nenhum!
[POST ATUALIZADO EM 24/11 COM PREÇO E MÉDIA DE CONSUMO DO MOBI DRIVE]
Previsto para chegar às concessionárias da Fiat no final de novembro, a nova versão Drive traz como destaque o novíssimo motor Firefly 1.0 6V três cilindros, que fez a sua estreia no Uno 2017.
Sem tanquinho auxiliar de partida a frio, esse propulsor desenvolve 72 cv de potência e 10,4 mkgf de torque com gasolina e 77 cv e 10,9 mkgf com etanol. De acordo com a Fiat, o Mobi Drive é “o veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado”.
Sem divulgar os números oficiais ou os dados do Inmetro, fica difícil confirmar. A única informação sobre consumo de combustível divulgada oficialmente pela Fiat foi um vídeo em que cinco jornalistas dirigem na estrada entre Betim (MG) e São Paulo (SP) com o Mobi fazendo até 27 km/l com gasolina.
Direção elétrica
Além do novo motor 1.0, a outra grande novidade do Mobi Drive é a direção elétrica, que traz a velha conhecida função City, ativada por meio de um botão no painel, que reduz o esforço do motorista durante as manobras de estacionamento (é desativada automaticamente em velocidades mais altas).
Equipamentos
Entre os equipamentos de série, o Mobi Drive vem com tela de LCD de alta resolução junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor e outras; ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica nas quatro portas com função one touch e antiesmagamento; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, volante com regulagem de altura; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, cargo box, lane change, freios ABS com EBD e ESS sinalização de frenagem de emergência), pneus “superverdes”, airbag duplo, entre outros.
Opcionais
Entre os opcionais, destaque para rádio Connect com Bluetooth e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14″ – sem contar os acessórios da Mopar.
Os opcionais devem ser vendidos no pacote On, formando o conjunto Mobi Drive On.
Mas então para que comprar as outras versões?
As outras seis versões do Mobi, Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, continuam equipadas com o super confiável e ultrapassado motor 1.0 8V Fire, que desenvolve os mesmos 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol.
Pelo menos, de acordo com a marca, esse propulsor passou por uma recente atualização, entregando agora um consumo 3% menor. Compare abaixo os números do Inmetro, levando em consideração os dados de lançamento (chamei de “Linha 2016”) e os números mais recentes (chamei de “Linha 2017”).
CONSUMO “LINHA 2016” | ||||
Etanol | Gasolina | |||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Mobi Easy* 1.0 8V | 8,7 km/l | 10,1 km/l | 12,7 km/l | 14,7 km/l |
Mobi Easy On 1.0 8V | 8,4 km/l | 9,2 km/l | 11,9 km/l | 13,3 km/l |
Mobi Like 1.0 8V | 8,4 km/l | 9,2 km/l | 11,9 km/l | 13,3 km/l |
Mobi Like On 1.0 8V | 8,4 km/l | 9,2 km/l | 11,9 km/l | 13,3 km/l |
Mobi Way 1.0 8V | 8,4 km/l | 9,2 km/l | 11,9 km/l | 13,3 km/l |
Mobi Way On 1.0 8V | 8,4 km/l | 9,2 km/l | 11,9 km/l | 13,3 km/l |
CONSUMO “LINHA 2017” | ||||
Etanol | Gasolina | |||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Mobi Easy* 1.0 8V | 9,2 km/l | 10,2 km/l | 13,5 km/l | 15,2 km/l |
Mobi Easy On 1.0 8V | 8,8 km/l | 9,9 km/l | 12,7 km/l | 14,3 km/l |
Mobi Like 1.0 8V | 8,8 km/l | 9,9 km/l | 12,7 km/l | 14,3 km/l |
Mobi Like On 1.0 8V | 8,8 km/l | 9,9 km/l | 12,7 km/l | 14,3 km/l |
Mobi Way 1.0 8V | 8,9 km/l | 9,7 km/l | 12,6 km/l | 14,2 km/l |
Mobi Way On 1.0 8V | 8,9 km/l | 9,7 km/l | 12,6 km/l | 14,2 km/l |
Mobi Drive 1.0 6V | 9,6 km/l | 11,3 km/l | 13,7 km/l | 16,1 km/l |
*: Versão sem ar-condicionado (sim, até hoje tem marcas que vendem carro sem esse equipamento).
Resumo da obra
Como vocês viram, o Mobi finalmente foi lançado, ou seja, o Mobi Drive representa o que o modelo deveria ser desde o início, com motor moderno e direção elétrica. Agora vem a pergunta que dá calafrios ao público: depois do recente aumento de preço do compacto, quanto o Mobi Drive irá custar?
Levando em consideração que a lista de equipamentos da nova versão Drive se assemelha à versão Like, acredito que o Mobi com o novo propulsor deveria entre R$ 38.470 e R$ 39.990 (sem o pacote On). Mas, infelizmente, não será surpresa nenhuma se o Mobi Drive tiver preços superiores a R$ 40.000, podendo superar a incrível marca de R$ 45.000.
Se for alto assim, só tenho a lamentar. Nesse ritmo, ainda mais depois do aumento, quando o Mobi receber o limitado mas útil câmbio manual automatizado Dualogic Plus, seus valores poderão beijar inacreditáveis R$ 50.000.
Para fechar, fico aqui pensando se realmente vale a pena comprar um Mobi com motor 1.0 8V Fire. A tendência natural é que esse propulsor seja, gradativamente, substituído pelo 1.0 6V Firefly. Logo, será que vale levar um Mobi Easy, Like ou Way para casa?
ATUALIZAÇÃO em 24/11: A minha previsão estava certa. O Fiat Mobi Drive tem preço sugerido de R$ 39.870.
Caro Renato,
Apesar do preço que não será compatível com o veículo,acredito que o Mobi com este novo motor será top para uso na cidade,superando inclusive o UP.Você sabe da possibilidade do Mobi ter o motor 1.3 Firefly como o Uno?
o mobi nao tera motor 1.3 isso ja e certo. esse motor so vai pro uno e pros proximos carros a serem lançados na marca
concordo com o amigo sandoval
Oi Sandoval! Você está certo! Sobre o motor, Mobi deve mesmo ficar só com o 1.0, enquanto o Uno tem a preferência pelo 1.3, que será o motor de entrada do futuro novo Punto. Um abraço!
BOA NOITE !!!
ALGUEM SABE DE ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O LANÇAMENTO DO MOBI DRIVE DUALOGIC ?
Olá! Está nos planos da Fiat, mas pode atrasar em virtude do Mobi não estar vendendo como a marca esperava.