Recentemente, a Toyota lançou a linha 2017 do Etios, que trouxe melhorias consideráveis ao hatch e ao sedã – evoluções que já deram resultados, percebidos nas vendas da dupla. Na ocasião, senti falta da versão Platinum, que acaba de chegar com boas novidades, incluindo o visual diferente. Uma pena que a marca tenha cometido dois erros comuns.
Novidades e acertos
Como esperado, a linha Etios Platinum recebeu todas as melhorias da linha 2017 já lançada, com destaque para o isolamento acústico mais eficiente, suspensão e direção elétrica recalibradas e painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2” (Toyota Smart Screen).
Construído com bloco e cabeçote de alumínio, sem tanquinho de partida a frio, o motor 1.5 16V Dual VVT-i DOHC ficou mais potente e econômico, desenvolvendo 102 cv de potência a 5.600 rpm e 14,3 mkgf com gasolina e 107 cv e 14,7 mkgf com etanol.
Hatch e sedã Platinum estão disponíveis exclusivamente com a ultrapassada e confiável transmissão automática de quatro velocidades. Segundo a Toyota, o principal diferencial dessa caixa é o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre), que analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.) e a posição do pedal do acelerador, seleciona e mantém a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Equipamentos
O Toyota Etios Platinum 2017 vem equipado, de série, com antena externa do tipo short pole; retrovisores externos com indicadores de seta integrados; Toyota Smart Screen; computador de bordo; apoio de braço no assento do motorista; e banco traseiro com encosto rebatível; direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura elétrica (hatchback) e interna (sedã) do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; controle de velocidade de cruzeiro; airbag duplo frontal; freios com sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD); travas elétricas; e alto-falantes e tweeters.
Para a linha 2017, a Toyota do Brasil aprimorou os sistemas de segurança do modelo, com a inclusão do encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.
O Etios Platinum 2017 está disponível em três cores: Prata Lua Nova, Branco Perolizado e Preto Infinito. De acordo com a Toyota, até os 60.000 km, o custo total com revisões do modelo é de R$ 2.400.
Aqui começam os erros
Como sabemos, a versão Platinum 2017 ocupa o topo da linha Etios e destaca-se por itens únicos, como bancos que mesclam couro e material sintético e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e Bluetooth.
A grande novidade, contudo, é seu design exclusivo, desenvolvido pela engenharia brasileira da Toyota. O Etios Platinum ganhou novos para-choques dianteiros e traseiros. A grade dianteira na cor do carro também foi modificada, e a versão sedã recebeu um aerofólio traseiro de gosto bastante duvidoso. Outra novidade é o design das rodas de liga leve de 15” e as saias laterais inferiores nas duas carroceiras. Lanternas traseiras com máscara negra e sensor de estacionamento na cor do carro são outros diferenciais do Platinum.
O que considero como primeiro erro da Toyota foi alterar o visual apenas da versão Platinum – ou seja, o consumidor encontrará o Etios com dois designs diferentes, uma falha que a Fiat adora cometer (Siena é um bom exemplo), e que a Chevrolet acaba de fazer com o Onix/Prisma 2017 (visual novo) e com o Onix/Prisma Joy 2017 (visual velho).
Pense: você quer um Etios 2017 XLS 0 km, mas não sabe se o visual dele permanecerá o mesmo na linha 2018, uma vez que o Etios Platinum 2017 já mudou de design.Tudo isso só confunde o consumidor e tende a desvalorizar ainda mais a versão com visual antigo. Não concordo.
O segundo erro está na tabela de preços. O Etios Platinum 2017 chega à rede de concessionárias Toyota por R$ 62.490, na versão hatchback, e R$ 65.990, na sedã. Ou seja, se você investir cerca de R$ 5.000 a mais, leva um Corolla GLi 1.8. Não preciso nem dizer que o Etios Platinum está muito caro e que vale muito mais comprar um Corolla.
Toyota / PREÇO | Linha 2014 (9/2014) | Linha 2015 (9/2014) | Linha 2016 (7/2015) | Linha 2016 (4/2016) | Linha 2017 |
Etios Platinum 1.5 | R$ 47.090 | R$ 49.120 | R$ 52.090 | – | R$ 62.490 |
Etios Sedan Platinum 1.5 | R$ 49.740 | R$ 51.780 | R$ 54.990 | – | R$ 65.990 |
Resumo da obra
Gostei da Toyota voltar a ofertar a versão Platinum do Etios. Embora o preço seja salgado, ele demonstra todo o potencial que o modelo pode ter, ainda mais depois da evolução do motor 1.5 16V, que ficou ainda melhor. Ainda estou curioso em relação ao comportamento do câmbio automático de quatro marchas que, segundo algumas revistas especializadas, supera até o de seis velocidades do Hyundai HB20 1.6.
Mas o que mais me incomodou em relação ao Etios Platinum 2017 é o seu visual. Ele melhorou em relação ao modelo original, mas evoluiu muito pouco, impedindo que a marca desse um passo à frente de verdade. Além disso, der o Etios com dois designs diferentes é um erro, como comentei antes. Vamos ver o que o tempo (e o mercado) irá dizer.
Fotos: Toyota/Divulgação