Depois de lançar a linha 2017 da sua dupla dinâmica, com preços absurdos e design renovado, a Chevrolet acaba de colocar no mercado uma nova versão de entrada, Joy, do Onix e Prisma, que chega com visual antigo e bem-vindas melhorias mecânicas. E o preço, o que você acha que aconteceu?
Batizada de Joy, nome que volta a ser usado depois de alguns anos, mas que não combina com a nomenclatura atual (LT e LTZ, por exemplo), a nova versão mais “em conta” do Onix e do Prisma traz boas novidades.
Entres elas está a direção elétrica progressiva, suspensão recalibrada, adoção de pneus verdes (que esquentam menos), freios de baixo atrito e câmbio manual de seis marchas, em substituição ao manual de cinco velocidades. Agora com o sobrenome ECO, o motor 1.0 8V de quatro cilindros SPE/4 também recebeu alterações para ficar mais eficiente, embora seus números de força não tenham mudado: 78 cv de potência e 9,5 mkgf de torque e 80 cv e 9,8 mkgf com etanol.
Tudo isso para fazer o Onix e o Prisma ficarem mais leves (31 kg no hatch e 25 kg no sedã), confortáveis e econômicos.
Chevrolet | Modelo | Consumo etanol | Consumo gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||
Onix LS 1.0 | 2016 | 7,8 km/l | 9,2 km/l | 11,5 km/l | 13,5 km/l |
Onix Joy 1.0 | 2017 | 8,8 km/l | 10,5 km/l | 12,9 km/l | 15,3 km/l |
Prisma LS 1.0 | 2016 | 7,8 km/l | 9,2 km/l | 11,5 km/l | 13,5 km/l |
Prisma Joy 1.0 | 2017 | 8,9 km/l | 10,8 km/l | 13,1 km/l | 15,8 km/l |
Outra novidade é o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet, agora de série. Para o Prisma Joy estão disponíveis serviços como o de recuperação veicular em caso de roubou ou furto, além do diagnóstico parâmetros do veículo (como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus) por meio de um aplicativo específico para smartphones. O Onix recebeu os serviços de diagnóstico, de segurança e o App/Web.
Por dentro, a baixa cabine agora tem painel em dois tons (preto e cinza), os bancos trazem novo revestimento, o volante recebeu detalhes preto fosco, os puxadores de portas agora são dignos (mas, aparentemente, só no Onix) e o quadro de instrumentos em LED que mescla mostradores analógicos e digitais, estilo moto, de gosto duvidoso, tem nova iluminação nos tons branco e laranja, o alerta de baixa pressão dos pneus e o indicador de mudança de marcha.
Em relação a lista de equipamentos, Onix e Prisma Joy saem de fábrica com direção elétrica, sistema OnStar, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus, faróis com máscara negra com as funções “Siga-me” e “Leve-me”; cinto de segurança do motorista com regulagem de altura; limpador e desembaçador traseiro; espelho na sombreira direita; sistema antifurto; aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança; luz de leitura; rodas aro 14” com calotas; freios ABS com EBD e airbag duplo.
Ainda assim o cliente tem um leque de opções de acessórios de personalização disponíveis nas concessionárias. Todos originais, com a garantia Chevrolet – vários que deveriam ser de série. Mas NADA DO MYLINK! O sistema não é nem opcional!
A lista conta controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, sistema multimídia (com TV, DVD, entrada USB, Bluetooth e projeção para smartphones), CD Player (com entrada USB e Bluetooth), antena esportiva, alto-falantes, tapete de PVC com travas para fixação, revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, adesivo para coluna B, rodas de liga aro 14” nas cores prata ou grafite, aeropartes, faróis de neblina e rack de teto, por exemplo.
Externamente, o Onix e Prisma Joy podem ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, exclusiva do Joy. Já o Cinza Satin Steel para o Prisma e o Vermelho Chilli para o Prisma marcam o lançamento da versão e serão limitados a 500 unidades por carroceria. A garantia da dupla é de três anos.
Nem tudo são flores
Com vocês viram, as novidades foram excelentes, tornando Onix Joy 2017 e Prisma Joy 2017 atraentes, se não fosse por um detalhe: o visual original da dupla foi mantido, o que considero um erro.
O consumidor encontra o Onix e Prisma com dois designs diferentes cada, uma falha que a Fiat adora cometer (Siena é um bom exemplo), e que a Toyota acaba de fazer com o Etios Platinum 2017 (visual novo) e com o Etios 2017 (visual velho).
Pense: você quer um Onix ou um Prisma Joy 2017 0 km, mas não sabe se o visual deles permanecerá o mesmo na linha 2018, uma vez que o Onix LT/LTZ e o Prisma LT/LTZ 2017 já mudaram de visual. Tudo isso só confunde o consumidor e tende a desvalorizar ainda mais a versão com visual antigo (Joy). Não concordo.
Preço
Pelo menos, diferente do Cruze e dos Onix e Prisma LT e LTZ (além do Active), quando aumentou os valores iniciais de seus carros exorbitantemente, agora a Chevrolet teve juízo e, na contra mão de sua estratégia de lucrar o máximo possível por unidade, como tem feito a Fiat, reduziu os preços da nova versão Joy (em comparação com a antiga LS) em cerca de R$ 200 para o hatch e para sedã.
Com isso, o Onix Joy 2017 tem preço sugerido de R$ 38.990, enquanto o Prisma Joy 2017 parte de R$ 42.990 – sempre com motor 1.0. Embora pudessem custar ainda menos (levando em conta fatores como motorização, lista de equipamentos e tecnologia), os valores estão muito mais condizentes com a realidade do mercado brasileiro.
Resumo da obra
As novidades da linha Joy fizeram muito bem à dupla Onix e Prisma. Os modelos estão mais bem equipados e com melhor ergonomia (pelo menos o Onix), além de, em teoria, mais econômicos – o principal problema dos veículos até então. Tudo isso custando menos – prova de que a Chevrolet pode efetuar evoluções nos seus modelos sem aumentar os preços.
Um pena o visual antigo ter sido mantido, mesmo com “clinicas que comprovam que o consumidor ainda aprova o design das linhas Onix e Prisma”. Eles ainda são atraentes, mas, assim que o dono de um Onix (ou Prisma) Joy 2017 perceber que o seu carro desvalorizou mais do que deveria por ter linhas antigas, as “clinicas” vão por água abaixo (e isso não demora).
Fotos: Chevrolet/Divulgação