
O Fiat Mobi ainda não decolou nesse seu início de ciclo no Brasil, amargando a 17ª posição no ranking de emplacamentos da Fenabrave, em maio de 2016 (42º no acumulado do ano). Vários motivos explicam esse fato, como o mercado em baixa, inúmeros concorrentes, preços altos, além do novo compacto ítalo brasileiro não ter inovado praticamente em nada – embora tenha me agradado, como aconteceu no lançamento do Hyundai HB20.
A sensação é a de que a marca italiana poderia ter feito mais para a sua novidade, especialmente em termos de motorização e tecnologia – como foi com a picape Toro. Como não fez, a companhia tenta aquecer as vendas do Mobi de outra forma, agora com a versão Way, que chegou esse mês nas concessionárias.

Com o Mobi, a Fiat apostou num veículo simples (em termos de mecânica) e confiável – argumentos muito fortes de venda para esse segmento, especialmente para um carro com vocações quase que exclusivamente urbanas. Um dos pilares dessa aposta é o super conhecido e ultrapassado motor 1.0 8V Fire Flex EVO, que desenvolve 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol. Mas seus dias parecem estar contatos, uma vez que a marca trabalha para lançar um novo propulsor 1.0 muito em breve (no Mobi, deve ficar para o ano que vem).
Voltando à versão Way, como de costume, ela se diferencia dos outros acabamentos por causa do visual mais “aventureiro”: barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente; para-choques exclusivos, passando mais personalidade e valorizando a vocação aventureira da versão; molduras nas caixas das rodas, para deixar as laterais mais robustas; pneus 175/65 R14 (com baixa resistência de rolagem, melhoram os índices de consumo de combustível do modelo); e adesivo Way na tampa traseira identifica a versão.

Confira as versões, os preços e os equipamentos do Fiat Mobi 2017:
Fiat Mobi Easy – R$ 31.900: banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno, para-sol com espelho para o passageiro, airbag duplo e freios ABS. Como opcionais há ar quente (R$ 490) e o pacote Functional (R$ 1.800), composto por vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.
Fiat Mobi Easy On – R$ 35.800: Easy + ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além do estilo das rodas de 14 polegadas. Esta versão não possui opcionais.
Fiat Mobi Like – R$ 37.900: Easy On + vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 (R$ 2.100) e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.
Fiat Mobi Like On – R$ 42.300: Like + rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.
Fiat Mobi Way – R$ 39.300: Like + barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.
Fiat Mobi Way On – R$ 43.800: Way + Like On + rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

Resumo da Obra
A chegada da versão Way é muito bem-vinda para o público e, especialmente, para as pretensões da Fiat de tentar vender mais unidades do Mobi. Mas, aparentemente, o consumidor já percebeu que o carro não oferece nenhum diferencial como boa parte da concorrência, ainda mais por esse preço, e isso pode impedir que o compacto decole no mercado.
Talvez, quando o Mobi tiver direção elétrica, motor mais moderno e mais alguns detalhes novos, ele realmente consiga atingir o seu potencial de vendas. Até lá, o pequeno deve até melhorar a sua média mensal de emplacamentos, mas não tanto quanto poderia.