Essa notícia é do mês passado, mas continua muito bem-vinda: o Audi Q3 2017 fabricado no Brasil já está a venda! Embora seus preços pudessem ser mais baixos, é sempre muito bom ver um veículo da marca alemã com cidadania brasileira! Espero que a lista aumente logo, mas o Q3 já representa muito para a marca por aqui. Conheça alguns detalhes da linha 2017.
O Audi Q3 2017 é produzido desde meados de março na fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, e está disponível nas concessionárias da marca na versão Attraction, com preço sugerido de R$ 142.990, e, no segundo semestre, também na Ambiente, por iniciais R$ 153.990, ambas equipadas com motor 1.4 16V TFSI (turbo com injeção direta de combustível), que desenvolve 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque com gasolina – o propulsor ainda não é bicombustível.
O SUV conta o a transmissão manual automatizada de dupla embreagem S tronic de seis velocidades. Essa caixa pode funcionar de forma automática e permite trocas manuais por meio da alavanca no console ou pelos shift paddles, instalados junto ao volante multifuncional.
Com esse conjunto, o Q3 precisa de 8,9 s pra ser acelerado de 0 a 100 km/h e atinge 204 km/h de velocidade máxima.
Lançado em 2011, o Q3 passou por uma grande renovação em meados do ano passado. Segundo a Audi, com essas mudanças, o modelo foi o líder de vendas em 2015 do segmento dos SUVs premium no Brasil, com 6.097 emplacadas, correspondendo a um terço das vendas da marca no período – realmente um número considerável no mix da companhia. “O Q3 é um modelo muito importante para a nossa estratégia de crescimento a longo prazo no Brasil. A produção nacional reforça nosso compromisso com o país”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Duas versões e equipamentos
O Audi Q3 Attraction conta, de série, com ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo e sensores de luz e chuva; freio de estacionamento com acionamento elétrico; assistente de partida em aclives; faróis de xenônio com limpadores; ajuste elétrico do banco do motorista (uma novidade da versão Attraction nacional); rádio Concert, com conexões auxiliar e Bluetooth; rodas de liga leve de 17″, entre outros.
A versão Ambiente conta adicionalmente com o ar-condicionado automático com duas zonas, espelho interno antiofuscante, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisores externos rebatíveis com ajustes elétricos; sensores de estacionamento traseiros e dianteiros e rodas de aro 18“. Opcionalmente, é oferecido o pacote Conforto, que inclui a abertura e fechamento elétrico do porta-malas, pacote de iluminação e o teto solar panorâmico Open Sky.
Audi Q3 2017 – Brasil
Motor: 1.4 TFSI
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência: 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque: 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, seis velocidades
Comprimento: 4.388 mm
Largura: 1.831 mm
Altura: 2.603 mm
Distância entre eixos: 2.603 mm
Peso: 1.405 kg
Capacidade do porta-malas: 460 l
Tanque de combustível: 64 l
Aceleração 0-100 km/h: 8,9 s
Velocidade máxima: 204 km/h
Consumo: 10,7 km/l na cidade / 12,5 km/l na estrada – Inmetro
Preços sugeridos
Audi Q3 Attraction – R$ 142.990
Audi Q3 Ambiente – R$ 153.990
Pacote Conforto – R$ 9.500
Resumo da obra
A nacionalização do Q3 é mais um sinal de que a Audi tem planos futuros e permanentes para o Brasil. Só não entendi porque o modelo não tem o motor 1.4 turbo flex, como já acontece com o A3 Sedan. Imagino que isso seja uma questão de tempo.
Em termos visuais, o Q3 é bonito, mas não chamou a minha atenção em termos estéticos como outros da Audi e da marca e da concorrência. Mesmo com o preço acima do que eu esperava, o Q3 é interessante e uma boa opção para o segmento, que conta com adversários de peso.
Meu carro em 2017 se tudo der certo!
Com certeza um carro sensacional. Estava na minha lista principalmente devido ao motor. Optei pelo HRV devido ao custo de manutenção e seguro. Um autentico veiculo alemão.
Top!
O preço nas lojas é de R $ 136900,00 (Attraction) e ela tem sensor de ré que não foi falado na matéria.