Depois de causar uma ótima impressão com o Kicks e de antecipar (para junho) o March e Versa com transmissão automática CVT, a Nissan não ficou parada aguardando a chegada da nova geração de dois dos seus principais concorrentes e acaba de lançar o Sentra 2017, que ficou bem mais bonito, seguro e equipado, abandonando o câmbio manual. Preços subiram.
As versões continuam as mesmas: S (R$ 79.990), SV (R$ 84.990) e SL (R$ 95.990). Todas são equipadas com o o motor 2.0 16V flex, sem tanquinho de partida a frio, que não recebeu alterações, desenvolvendo 140 cv de potência a 5.100 rpm e 20 mkgf de torque a 4.800 rpm com qualquer combustível. A única opção de transmissão disponível para toda a linha é a automática CVT Xtronic. Saiba como o conjunto funciona, quanto ele bebe e anda aqui.
Por fora
O primeiro detalhe que chama a atenção no Sentra 2017 é o seu visual. Se antes, como disse aqui no De 0 a 100 durante o teste do Sentra SL, o modelo na Nissan chamava mais a atenção pelas linhas sóbrias do que pela ousadia, o famoso “bonito e discreto”, hoje, a marca japonesa alterou um ponto que comentei em 2014: “a parte que mais me atraí no Sentra é a sua traseira, que realmente é bonita. A dianteira não é feia, mas poderia ser mais agressiva. Quem sabe na primeira reestilização.”
E foi exatamente isso que aconteceu: enquanto a traseira mudou pouco (para-choque e lanternas), se mantendo interessante, a dianteira ficou mais ousada, bonita e moderna. Basicamente tudo mudou na frente: para-choque, grade “V-Motion”, tomada de ar, faróis, capô e para-malas. A versão topo de linha SL incorpora ainda nos faróis o contorno em LED em formato de bumerangue na parte superior.
As rodas de liga leve (incluindo o estepe) são novas: aro 16” para versão S e 17″ para SV (novidade) e SL. Assim como na versão anterior, as maçanetas e moldura das janelas são cromadas e o sedã tem ainda luzes de direção nos retrovisores. Todas as versões passam a contar com o sensor crepuscular dos faróis (que os acende automaticamente), antes exclusividade da SL.
O Sentra 2017 segue a linha de design mundial da Nissan introduzida, primeiramente, na nova geração do crossover Murano e que aparece em modelos reformulados recentemente, como o sedã grande Maxima, que é vendido nos Estados Unidos.
Por dentro
As novidades do interior do Nissan Sentra 2017 também são legais. Mantendo o mesmo bom espaço (apenas quem vai no meio atrás sofre com o túnel alto, que reduz o espaço para os pés e para as pernas), o modelo tem agora um bem-vindo novo volante inspirado no do cupê esportivo Nissan 370Z e os renovados cluster central no painel de instrumentos e console central. Na versão SL, o banco do motorista passa a vir de fábrica com ajustes elétricos para assento, incluindo lombar; sistema de som Bose com quatro alto-falantes, dois tweeters e dois subwoofers; e retrovisor interno com bússola. Em todos os acabamentos, o pomo da alavanca do câmbio CVT traz novo desenho.
O quadro de instrumentos incorpora a tecnologia TFT (Thin Film Transistor) e display de LCD de 5″ colorido de alta resolução na opção topo de linha (SL). O motorista tem à disposição ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade e altura em todas as versões. Os acabamentos SV e SL trazem ainda bancos revestidos em couro.
Entre os outros equipamentos que se destacam na linha do Nissan Sentra 2017 estão chave-inteligente i-Key, acionamento elétrico para os quatro vidros com um toque para motorista, botão para ignição do motor, sensor de estacionamento traseiro e controle de tração e estabilidade para todas as versões. E além disto, ar-condicionado bi-zona, com controle automático de temperatura, e câmera de ré já estão disponíveis a partir da versão intermediária SV.
Para a redução de ruídos internos, a linha 2017 do sedã recebeu novos materiais fono absorventes de alta densidade nas portas e painel e os vidros laminados ganharam mais uma camada. Com assistência elétrica progressiva, a direção recebeu nova calibração para melhorar as respostas.
Escudo e segurança
Uma das principais apostas da Nissan para o Sentra 2017 é o Safety Shield, disponível apenas na versão SL. Trata-se de um conceito que reúne três sistemas de segurança: Alerta de Ponto Cego (BSW – Blind Spot Warning), Alerta de Colisão Frontal (FCW – Forward Colision Warning) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA – Rear Cross Traffic Alert).
O FCW considera a velocidade relativa e distância com objeto à frente e, em caso de risco de colisão iminente, emite avisos visuais e sonoros para alertar o motorista. O BSW e o RCTA funcionam como “olhos” eletrônicos que auxiliam o motorista a ver onde a visão não alcança. O RCTA utiliza um radar para detectar a aproximação traseira de um outro veículo pela lateral quando o motorista estiver manobrando em marcha ré. No BSW, o radar emite um aviso visual quando um objeto estiver na região de ponto cego e acrescenta um sonoro, caso o motorista acione a luz indicadora de direção para o mesmo lado do objeto no ponto cego.
Além desse “escudo”, o Nissan Sentra 2017 tem, como itens de série, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros, pré-tensionador e limitador de carga nos cintos dianteiros (que fraciona o peso no cinto em uma colisão para evitar lesões mais fortes na área do peito), além de Isofix e sistema de ancoragem para cadeiras de crianças LATCH (Lower Anchors and Tethers for Children); travamento automático das portas com o carro em movimento e trava de segurança nas portas traseiras, imobilizador do motor e alarme antifurto.
Os controles de tração e estabilidade (VDC), introduzidos na linha 2016 do Nissan Sentra para as versões SV e SL, agora também estão disponíveis na opção de entrada S. O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço. As versões S e SV têm apenas dois airbags (frontais), enquanto a SL conta com seis (frontais, laterais e do tipo cortina).
A engenharia da Nissan do Brasil adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira do sedã e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir o efeito de ressonância/trepidação no interior.
Conectividade
Outra novidade apontada pela marca japonesa é a inclusão do Nissan Connect, plataforma global da marca japonesa para a conexão do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão intermediária SV. Mas o funcionamento desse sistema depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no aplicativo.
O Sentra SV também passa a contar com sistema Bluetooth com sincronização da agenda telefônica do telefone celular e de arquivos digitais de músicas, com informações visualizadas na tela de 5,3″ no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação por GPS, novidade também para essa opção de acabamento.
Para fechar, toda a linha pode ser adquirida também com as novas cores vermelha e cinza metálicas, que se juntam ao branco perolizado, preto sólido e prata metálico.
Velho Nissan Sentra | Nissan Sentra 2016 | Nissan Sentra 2017 | |||
Motor | 2.0 16V | 2.0 16V | 2.0 16V | ||
Potência (cv) (e/g) | 143 a 5.200 rpm | 140 a 5.100 rpm | 140 a 5.100 rpm | ||
Torque (mkgf) (e/g) | 20,3 a 4.800 rpm | 20 a 4.800 rpm | 20 a 4.800 rpm | ||
Comprimento (m) | 4,567 | 4,625 | 4,635 | ||
Altura (m) | 1,512 | 1,509 | 1,504 | ||
Largura (m) | 1,790 | 1,761 | 1,761 | ||
Entre-eixos (m) | 2,685 | 2,700 | 2,700 | ||
Porta-malas (litros) | 442 | 503 | 503 | ||
Tanque (litros) | 55 | 52 | 52 | ||
Peso (kg) | 1.310 (S), 1.359 (SL) | 1.288 (S), 1.322 (SV) e 1.348 (SL) | 1.327 (S), 1.337 (SV) e 1.360 (SL) |
Resumo da obra
O Nissan Sentra sempre teve qualidades para brigar de igual para igual com todos os seus adversários no Brasil. Agora, na linha 2017, o modelo está ainda mais bonito, equipado e moderno para continuar nessa disputa.
Equipar todas as versões com controles de estabilidade e tração e com câmbio CVT demonstra que a Nissan está atenta ao mercado e tenta, ao máximo, otimizar as limitações impostas pelo acordo comercial entre Brasil e México, onde o Sentra é fabricado, que minam, de forma expressiva, o potencial de vendas do sedã por aqui (ao mesmo tempo que permite que o carro chegue por um valor competitivo).
Entendo que o aumento nos preços das três versões do sedã da Nissan é um reflexo da inclusão de novos equipamentos. E a estratégia da marca não mudou: ofertar a versão topo de linha do Sentra por um valor mais próximo ao das versões intermediárias do Toyota Corolla e do Honda Civic (logo saberemos quanto vai custar a linha 2017). Mas, depois de analisar a concorrência, percebo que os números do Sentra deveriam ser mais baixos, especialmente do modelo SL. Além disso, por superar a barreira de R$ 80.000, eu esperava que o Sentra SV fosse equipado, pelo menos, com quatro airbags (frontais e laterais).
Os próximos passos da Nissan para o Sentra, não necessariamente nessa ordem, deveriam ser nacionalizar o sedã, aumentando consideravelmente o seu potencial de vendas, e atualizar a sua motorização, melhorando ainda mais o seu desempenho e consumo (uma vez que a concorrência está se movimentando nesse sentido).
Preços dos sedãs médios no Brasil
Modelo | Preço |
Nissan Sentra S CVT 2.0 2017 | R$ 79.990 |
Nissan Sentra SV CVT 2.0 2017 | R$ 84.990 |
Nissan Sentra SL CVT 2.0 2017 | R$ 95.990 |
Chevrolet Cruze LT AT 1.8 2016 | R$ 81.190 |
Chevrolet Cruze LTZ AT 1.8 2016 | R$ 90.290 |
Citroën C4 Lounge Tendance AT 2.0 2016 | R$ 77.780 |
Citroën C4 Lounge Tendance AT 1.6 THP 2016 | R$ 82.990 |
Citroën C4 Lounge Exclusive AT 1.6 THP 2016 | R$ 89.990 |
Honda Civic LXS AT 1.8 2016 | R$ 78.900 |
Honda Civic LXR AT 2.0 2016 | R$ 83.700 |
Honda Civic EXR AT 2.0 2016 | R$ 94.100 |
Peugeot 408 Allure AT 2.0 2016 | R$ 77.590 |
Peugeot 408 Griffe AT 1.6 THP 2016 | R$ 88.590 |
Renault Fluence Dynamique CVT 2.0 2016 | R$ 84.890 |
Renault Fluence Dynamique Plus CVT 2.0 2016 | R$ 88.740 |
Renault Fluence GT Line CVT 2.0 2016 | R$ 93.350 |
Renault Fluence Privilège CVT 2.0 2016 | R$ 96.350 |
Toyota Corolla GLi CVT 1.8 2017 | R$ 69.040 |
Toyota Corolla XEi CVT 2.0 2017 | R$ 91.450 |
Toyota Corolla Altis CVT 2.0 2017 | R$ 104.650 |
Volkswagen Jetta Trendline AT 1.4 turbo 2016 | R$ 85.650 |
Volkswagen Jetta Comfortline AT 1.4 turbo 2016 | R$ 92.350 |
Volkswagen Jetta Highline AT 2.0 turbo 2016 | R$ 106.690 |
Sem dúvida alguma a melhor opção no segmento ao lado do aclamado Citroen C4 Lounge.
Amigo Informecar, o que você e o Parizzi acham do 408 e do Fluence?
Assim como o irmão da Citroen, o 408 se julga tão bom quanto. Esqueci de colocá-lo na lista.
Washington, são dois bons carros. O 408 foi reestilizado e melhorou, especialmente pela adoção do câmbio automático de seis marchas. Veja o que escrevi sobre ele:
http://dezeroacem.com.br/2016/02/apagado-no-segmento-peugeot-408-chega-a-linha-2016-com-novidades/
“Na linha 2016, o Peugeot 408 ficou mais bonito e bem equipado, adotando de vez o câmbio automático de seis marchas como padrão. Ter equipado a versão Griffe com motor THP flex também foi bem-vindo. Mas a marca peca por não oferecer uma versão turbo mais barata e, especialmente, por não ter uma política de preços (bem) mais agressiva para o seu sedã médio. Além disso, assim como a irmã Citroën, a Peugeot ainda tem graves falhas de pós-venda, o que prejudica muito a imagem do grupo PSA no Brasil.”
Sobre o Fluence, ele conta com um pós-venda mais robusto da Renault, o que é bom. Porém, ele está caríssimo. Saudades de outros tempos em que o preço dele era bem mais competitivo. Pelo que pedem por ele, difícil fugir da escolha de Corolla, Civic e Sentra. Mas o Fluence é um carro legal.
Um abraço!
Parizzi, você vai testar o carro? O que achou, de verdade, da versão SV?
Olá. Espero que a Nissan me empreste o carro para um teste mais detalhado. Eu gostei muito da versão SV, pois essa seria a que eu compraria por um motivo simples: não tem teto solar (de série na topo SL). Com esse equipamento, eu bato a cabeça no teto porque sou muito alto. Eu só senti falta de mais airbags para o Sentra SV, uma vez que muitos concorrentes diretos têm. Um abraço!
Parizzi, por acaso já entrou na versão topo de linha do Sentra modelo atual? Não tive esse problema que você relatou sobre o teto solar. Diante dos meus pouco mais 1,90 de altura, fiquei totalmente confortável dentro do veículo. Costumo sim ter esse problema em outros modelos, principalmente hatch médios, mas no Sentra, por incrível que pareça, não.
Olá! Com os meus 1,97m, eu bato a cabeça no teto do Sentra SL com teto solar. Até comentei isso no meu teste de 2014.
http://dezeroacem.com.br/2014/03/teste-nissan-sentra-sl-2-0-cvt-seda-supera-expectativas-e-agrada-pelo-conforto-espaco-e-cambio-consumo-e-aceitavel/
Mas não sei se isso irá acontecer no Sentra 2017.
Um abraço!
Entendo.
Abs!