O tiro no pé das montadoras continua! Depois da Honda fazer o valor do City subir para as alturas, agora foi a vez da Jeep aumentar os preços do Renegade. Essa é a terceira vez que o modelo fica mais caro desde agosto do ano passado!
Sem acrescentar nenhum item ou adicionar/alterar algum diferencial que justifique o aumento, os novos valores do (ainda) sucesso de vendas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) são:
Jeep | Preço – Abril 2015 | Preço – Agosto 2015 | Preço – Novembro 2015 | Preço – Janeiro 2016 | Variação* desde o lançamento |
Renegade 1.8 flex 4×2 MT5 | – | R$ 68.900 | R$ 68.900 | R$ 68.900 | – |
Jeep Renegade Sport 1.8 flex 4×2 MT5 | R$ 69.900 | R$ 71.900 | R$ 72.900 | R$ 73.990 | 5,85% |
Jeep Renegade Sport 1.8 flex 4×2 AT6 | R$ 75.900 | R$ 76.900 | R$ 77.900 | R$ 79.990 | 5,27% |
Jeep Renegade Sport 2.0 diesel 4×4 AT9 | R$ 99.900 | R$ 99.900 | R$ 99.900 | R$ 103.990 | 4,09% |
Jeep Renegade Longitude 1.8 flex 4×2 AT6 | R$ 80.900 | R$ 82.900 | R$ 84.900 | R$ 86.490 | 6,90% |
Jeep Renegade Longitude 2.0 diesel 4×4 AT9 | R$ 109.900 | R$ 109.900 | R$ 114.900 | R$ 115.990 | 5,54% |
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 diesel 4×4 AT9 | R$ 116.800 | R$ 119.900 | R$ 124.900 | R$ 125.990 | 7,86% |
*: Variação de preço aproximada desde o lançamento do modelo.
Tenho total consciência de que os custos do Brasil aumentaram nos últimos tempos e que existe uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração na composição dos preços, mas não acredito que fazer o Renegade ficar quase 8% mais caro (na versão Trailhawk, por exemplo), apenas 6 meses depois do seu lançamento, seja a estratégia mais acertada e bem vista pelo consumidor.
Repito mais ou menos o que falei antes. Por mais que a Jeep não esteja fazendo nada ilegal aumentando os preços do Renegade e que ela esteja totalmente dentro do seu direito, praticar uma terceira elevação de valores desde o último mês de agosto demonstra um pouco de falta de sensibilidade com a situação econômica atual dos consumidores.
Demonstra também oportunismo da marca, pois o SUV está em seu melhor momento por aqui. Em 2015, com 39.187 unidades emplacadas (segundo a Fenabrave), o Renegade, sozinho, vendeu mais do que a Citroën (30.090 unidades), Mitsubishi (26.563) e Peugeot (25.097) – palmas para a Jeep e lamentações para a Peugeot-Citroën.
Veja um recorte do acumulado do ano passado para o segmento de “SUVs” no Brasil:
- Honda HR-V – 51.155
- Jeep Renegade – 39.187
- Renault Duster – 34.325
- Ford EcoSport – 33.861
- Hyundai IX35 – 14.729
- Hyundai Tucson – 11.275
- Chevrolet Tracker – 11.031
- Mitusbishi ASX – 9.582
- Kia Sportage – 6.694
- Peugeot 2008 – 6.272
Sim, o Ford EcoSport amargou uma quarta colocação…
Vamos ver como o mercado irá receber mais esse aumento. Se a primeira impressão for como aconteceu com a elevação de preços do Honda City 2016, a Jeep pode ter problemas…
prefiro mais o HR-V ou o 2008 THP
Carro ainda mais caro, que continua andando pouco e bebendo muito. Jeep enlouqueceu. Espero que as vendas do carro despenquem.
Só pra lembrar os desavisados…
Volvo T5 sai por 141 mil. Melhor que um Renegade de 130 mil!
Ou então, no lugar de um Jeep Longitude 4×4, que tal o Mitsubish ASX AwD saindo por excelente 111.990? Basta olhar para os lados, sair do modismo, pra conseguir coisa bem melhor e muito mais em conta!
Volvo nao tem peça de reposicao.
Desconheço a afirmação, senão, não vendiam o que vendem no país. Abs!
Na minha inocência achei que com a baixa procura os preços iriam cair…
Isto que dá andar demais com o governo. Devem estar pensando igual a eles que quando a receita cai tem que subir os preços (impostos) para compensar… 😀
E um fato que denuncia que o aumento de preços é malandragem é que a versão básica não mudou de preço nenhuma vez.