Para comemorar quatro anos de Brasil, o Jac Motors T6 será lançado para meados de abril por R$ 71.990. Com preço semelhante ao de modelos como o Ford EcoSport, Honda HR-V e Renault Duster, o SUV chinês chega para brigar na categoria de cima, contra Honda CR-V, Hyundai ix35 e Toyota RAV4. Será? Não seria muita ousadia?
Bem, o preço do T6 realmente se compara aos dos SUVs compactos. Como escrevi há pouco tempo, o EcoSport parte de R$ 66.200 na versão SE 1.6, o Duster custa R$ 59.600 na versão mais barata, 1.6, enquanto o HR-V LX parte de sugeridos R$ 69.900.
Em termos de equipamentos, mecânica e tecnologia, a Jac Motors acredita que o T6 irá superar os rivais diretos citados acima (CR-V e cia) por conta motor 2.0 16V flex, que dispensa o tanquinho de partida a frio e desenvolve 155 cv de potência e 20 kgfm de torque com gasolina e 160 cv e 21,9 kgfm com etanol, e da lista de equipamentos de série.
Ela é composta por ar-condicionado eletrônico, direção com assistência elétrica, volante revestido em couro, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, airbag duplo; vidros, trava e retrovisores elétricos (estes últimos com setas e função automática de rebatimento); faróis de neblina, regulagem de altura da coluna de direção, rodas de liga leve de 17″, sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis), retrovisor interno antiofuscante, tomada 12V, alarme, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, chave tipo canivete, entre outros itens.
A marca destaca ainda a “conectividade total” do carro com celulares e tablets. Através do kit multimídia com mirror link, desenvolvido pela Foxconn em parceria com a JAC Motors, um opcional vendido por R$ 2.990, o aparelho permite que se reproduza totalmente as funções de smartphones, que serão acessados em uma tela com comandos sensíveis ao toque de 7 polegadas. Isso quer dizer que se pode visualizar mensagens e e-mails, além de operar aplicativos como o Waze, redes sociais e tantos outros através da central multimídia. Com conexão HDMI e Bluetooth, o sistema possui ainda leitor de MP3, entradas USB e auxiliar. Esse conjunto todo é assessorado por um conjunto de seis caixas de som no interior do veículo. A câmera de ré, outro opcional, custa R$ 690.
O T6 mede 4,475 m de comprimento, 1,840 m de largura, 1,670 m de altura e tem 2,645 m de distância entre-eixos. O tanque tem volume de 60 litros e o SUV pesa 1.460 kg. Encerrando, a marca chinesa afirma que o porta-malas do novo SUV tem 610 litros de capacidade. Eu só acredito vendo. A garantia é de seis anos.
Além do novo Jac Motors T6, que chega importado no meio do mês que vem em todas as concessionárias da empresa no Brasil, a marca promete outros três lançamentos para 2015, isso tudo antes de iniciar a produção no Brasil de uma família de modelos compactos, prevista para o próximo ano.
Mas ele vai superar a concorrência?
Ainda é muito cedo para responder. Mas não é ousadia dizer que o T6 pode sim brigar com os concorrentes propostos pela companhia (CR-V, ix35, Kia Sportage etc.). Digo isso porque a marca amadureceu nesse quatro anos de mercado e continuará se aperfeiçoando por aqui.
Além disso, o modelo tem pontos positivos. Sem dúvida, seu preço é um chamariz. Sua motorização 2.0 16V flex está dentro da média dos concorrentes. A lista de equipamentos tem o trivial e, do meu ponto de vista, não tem nenhum diferencial – o que pode fazer falta.
Veremos se a Jac Motors conseguirá comercializar as 5.000 unidades previstas até o final de 2015. Líder de mercado o T6 não deverá ser, mas boas vendas ele pode conseguir.
Ousado para ser um chinês pedindo mais de 70 mil.
so louco pra pagar isso tudo num chines… prefiro o mesmo valor num renegade ou HR-V
Particularmente ainda tenho certa desconfiança e não pagaria tal valor num modelo chinês. Só o tempo mostrará se a JAC Motors veio para ficar e se cairá no não muito exigente gosto brasileiro.
eu quero um