Finalmente esse dia chegou! Depois de duas edições bem mornas, o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abre as suas portas hoje, 30 de outubro, com muitas atrações! Muitas delas valem o ingresso, como o Nissan GT-R e o Audi TT Roadster (nesse post), e o Jeep Renegade, o Honda HR-V, o Jaguar F-Type, o Mercedes-Benz AMG GT S e muitos outros – outras nem tanto.
Mas é fato que são mais de 500 veículos expostos, sendo 150 lançamentos, de 41 marcas. Ao todo, o evento conta com 84 expositores, de 11 países, que, além dos carros, promete fazer a alegria dos 750 mil visitantes com shows, test-drives, competições, premiações, atividades interativas, espaço para crianças e muito mais. De acordo com a organização, serão 100 horas de programação para o público, resultado de um investimento de mais de R$ 26 milhões. O maior evento privado da cidade de São Paulo, que está 20% maior do que a edição de 2012, será realizado até o dia 9 de novembro. Conheça as principais novidades e atrações!
Audi
A marca alemã leva para o Salão 23 modelos que, juntos, geram cerca de 8.000 cv de potência. Uma das atrações que mais ganhou destaque é a nova geração do TT Roadster, um conversível de dois lugares que chega no primeiro semestre de 2015 ao Brasil com motor 2.0 turbo FSI a gasolina, que desenvolve 230 cv. O carro ficou realmente bonito e chama muita atenção no estande pela sua cor verde. No início de 2016 será a vez da versão S do roadster ser lançada no país, com 310 cv de força. No Anhembi, a linha TT também tem exposta no estande da Audi o Offroad Concept, um conceito que mistura as linhas esportivas do TT com uma carroceria crossover.
Outra novidade é o A3 Sportback e-tron híbrido plug-in. Com 204 cv de potência combinada, o compacto premium pode ser ligado em qualquer tomada 110V e precisa de 4h para ser carregado. Ele começa a ser vendido no Brasil no segundo semestre de 2015. Segundo a marca, no modo elétrico, sua autonomia é de até 50 quilômetros, com o motor 1.4 TFSI acrescentando mais 890 quilômetros.
A Audi exibe ainda o urban concept, um carro ultraleve meio estranho, com 1+1 lugares, especial para áreas urbanas congestionadas. Com apenas 480 kg, o carro conceito tem dois motores elétricos e-tron que somam 20 cv de potência, bateria de ions de lítio de 7,1 kWh e autonomia aproximada de 70 km.
A marca também expõe o A3 Cabriolet, A4 Avant, A4 Sedan, A6 Sedan, Q3, Q5, Q7, R8 Spyder, R8 V10 Coupé Plus, S3 Sedan, SQ 5 e S5 SB. Além desses, a Audi exibe o RS Q3, RS 4, RS 5, RS 6, RS 7 e o R8 modelos oferecidos para test-drive no evento.
Chevrolet
A Chevrolet traz como principais destaques os seus dois principais esportivos mundiais. Antes de falar dele, vale comentar a coletiva de imprensa da marca. Com a presença dos “cantores” Thaíde e Otaviano Costa, a GM abusou do show, deixando os carros meio de lado. O ponto negativo foi a presença do atual presidente da CBF, José Maria Marin, que oficializou o acordo de patrocínio da Chevrolet com a Seleção Brasileira.
Voltando ao que interessa, a estrela da marca é o Corvette Stingray. Esta é a primeira vez que a sétima geração do modelo é exibida oficialmente no Brasil. O modelo vem equipado com motor V8 6.2 de 466 cv e transmissão automática sequencial de oito marchas. Segundo a marca, o Vette precisa de 3,8 segundos para ser acelerado de 0 a 100 km/h.
Já o Camaro Z/28 é equipado com propulsor V8 7.0 aspirado, montado a mão, que rende 512 cv de potência e 66,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. Preparado para as pistas, o modelo traz, entre seus diferenciais, pacote aerodinâmico e estrutura reforçada. A Chevrolet não tem planos de comercializar o Camaro Z/28 e o Corvette Stingray no Brasil, infelizmente. Mas, se tivesse, seria absurdamente caro.
A S10 também recebeu atenção da Chevrolet com o conceito High Country. Na cor vermelha metálica, a picape ganhou uma série de itens, como faróis com visual em cromo escurecido, rodas de 18 polegadas com acabamento único, frisos cromados na base dos vidros das portas, Santo Antônio e capota marítima. O interior é baseado no da Trailblazer 2015, que usa forração do couro em dois tons e o acabamento do painel em preto.
A marca preparou a primeira reestilização da linha Cruze no Brasil, que receberá algumas alterações estéticas até interessantes, especialmente na dianteira. Sedã e Sport6 continuarão com o motor 1.8 16V Ecotec, que desenvolve os mesmos 140/144 cv de potência, com opção de câmbio automático de seis marchas. Mas, segundo a Chevrolet, evoluções no sistema de transmissão e na calibração do motor deixaram os modelos mais econômicos. Precisamos ver na prática, pois a dupla é bem pesada, o que sacrifica o desempenho e o consumo.
Outra atração no Salão é a versão aventureira da minivan Spin, chamada de Activ. Seu visual off-road, com direito a pneus de uso misto e ao desnecessário estepe preso na tampa do porta-malas, é o seu principal diferencial. O modelo continua com o superado motor 1.8 8V.
Além dos esportivos e das pré-estreias do novo Cruze e do Spin Activ, que chegam às lojas até o fim do ano, o estande da Chevrolet reúne os outros produtos da marca: Onix (na versão “esportiva” Effect), Prisma, S10, Classic, Cobalt, Celta, Montana, Tracker, Trailblazer, Camaro e Captiva.
Nissan
A Nissan trouxe para o Salão do Automóvel toda a sua linha de carros já conhecida do consumidor brasileiro, como é o caso do sedã Sentra 2015. Mas, apesar de ter muitos veículos expostos, a marca concentrou seus esforços em quatro atrações. A principal delas é o Kicks Concept, que faz a sua estreia mundial em São Paulo. O modelo indica como deverá ser o futuro SUV compacto da marca, que deverá ser lançado nos próximos dois anos.
O New Versa é outra novidade da Nissan na exibição. Com visual renovado e interior melhor acabado, o sedã foi apresentado pela primeira vez no Brasil. Ele será produzido no Complexo Industrial em Resende (RJ) e lançado no mercado brasileiro em 2015.
A Nissan trouxe ainda o New March Rio 2016 Edition, edição especial em homenagem às Olimpíadas de 2016. O compacto, apresentado pela ex-jogadora de basquete, Hortência Marcari, e pela melhor atleta paralímpica do Brasil em 2013, Susana Schnarndorf, tem cor predominante branca, com acabamento em laranja nos retrovisores, saias laterais, rodas, aerofólio e teto. Internamente, a mesma cor aparece nas costuras dos bancos, saídas de ar, volante e painel. O conjunto ficou até legal, mas o melhor mesmo é motor 1.6 16V, que desenvolve 111 cv com gasolina ou etanol.
Outra importante atração da marca japonesa é o esportivo GT-R. Com visual marcante, o modelo se destaca pelo motor V6 3.8 biturbo, que desenvolve 545 cv. O bólido é fabricado exclusivamente na unidade da Nissan de Tochigi (Japão), com produção limitada a mil unidades por mês. Vale a pena conhecê-lo de perto no Salão!
Hyundai
Assim como a Nissan, a Hyundai levou para o Salão toda a sua linha de veículos disponível no Brasil, mas também concentrou suas forças nas principais novidades, neste caso três. Uma delas foi o Veloster turbo, que chega com visual ligeiramente diferente, com inconfundíveis três portas e o esperado motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, que garante 204 cv de potência – corrigindo, pelo menos parcialmente, o famoso Veloster Gato por Lebre.
Outra estreia foi a nova geração do Genesis, que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2015. O sedã de luxo chega com visual renovado, motor 3.8 com injeção direta de gasolina e 315 cv, câmbio automático de oito marchas. O veículo possui grande espaço interno, alcançado graças ao porte do automóvel: 4,99 metros (2 cm a mais que a primeira geração), 1,89 m de largura, 1,48 m de altura e 3,10m de entre-eixos (7,5 cm a mais do que a geração anterior).
A marca coreana mostrou a versão especial do HB20 chamada de R-Spec, que reúne possibilidades de futuras evoluções do compacto, especialmente voltadas para o lado mais esportivo. O conceito foi criado especialmente para o Salão do Automóvel de São Paulo e não será produzido para comercialização. Mas, provavelmente, teremos um HB20 mais “esportivo” num futuro próximo.
Com menos destaque, mas não menos importante, a Hyudai exibiu o New Azera, sedã que chega ao Brasil no início de 2015 reestilizado, com novos equipamentos, visual e motorização. Precisa voltar a ter preços agressivos para deslanchar novamente.
Citroën
A marca francesa mostra como novidade o C4 Lounge THP Flex, que agora passa a contar com a tecnologia bicombustível para o motor 1.6 16V turbo, que desenvolve 173 cv de potência com etanol. O sedã médio pode ser visto também em uma versão showcar, denominada C4 Lounge Sport White. Além da pintura fosca diferenciada, ela apresenta acabamentos e acessórios especialmente desenvolvidos para o salão.
O público também contempla outros dois modelos transformados: o C3 Parisian Vintage, um carro conceito inspirado no universo fashion francês, considerado pela marca moderno e vintage ao mesmo tempo; e o Aircross Lunar, um protótipo feito para quem gosta de explorar novos caminhos, mesmo que seja em um exercício livre imaginário.
A marca exibe ainda uma unidade do C3 equipada com a tecnologia Hybrid Air, desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën e que alia um motor térmico a um sistema de armazenamento de ar comprimido. De acordo com o fabricante, a redução de consumo urbano chega a até 45%.
A Citroën apresenta pela primeira vez no Brasil a nova geração do C4 Picasso, que chega com visual bonito, renovado e com novos equipamentos, como interface de direção 100% tátil, associada a uma tela panorâmica de 12 polegadas de alta definição. Traz ainda o recurso Visão 360º, que permite visão total ao redor do carro.
Os franceses também mostram o Cactus, um conceito com estilo mais offroad que antecipa como poderão ser alguns dos futuros modelos da marca. Os visitantes podem apreciar ainda o os belos modelos da linha DS, como o novo DS3, que chega com visual renovado, ainda mantendo o design como o seu maior trunfo. O DS3 Cabrio Racing também está exposto. DS4, DS5 e DS6 completam a linha no estande da marca.
Mitsubishi
A Mitsubishi trouxe como um dos seus destaques para o Salão Internacional do Automóvel o Outlander PHEV, o primeiro crossover 4×4 híbrido vendido no Brasil. Os visitantes podem ver uma unidade do modelo cortada ao meio, mostrando como o sistema elétrico funciona no veículo.
Outro que dá as caras, e que agora é produzido no Brasil, é o Lancer. Segundo a marca, o sedã chama a atenção do público pelo design arrojado, conforto ao dirigir, segurança e tecnologia. O modelo está disponível em quatro versões: Lancer GT AWD, Lancer 2.0 GT, Lancer 2.0 CVT e Lancer 2.0 M/T.
Um modelo que chama a atenção dos visitantes do Salão é o novo Lancer Evolution X, um sedã esportivo, com potência variando entre 295 cv e 340 cv e tração 4×4. A nova versão 2015 foi desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro e conta com nova pintura na moldura do parachoque dianteiro e rodas na cor grafite.
O Pajero Full também está sendo exibido no Salão, agora já como parte da linha 2015. Na dianteira, o veículo tem nova grade, parachoque com iluminação diurna em led e rodas aro 20 ”. O interior tem acabamento em preto e pedais em alumínio. O SUV conta com versões de três e cinco portas e espaço para até sete ocupantes.
Para dar destaque ao Pajero TR4, a Mitsubishi criou a versão O´Neill, uma série limitada a 600 unidades em homenagem a Jack O´Neil, criador da grife de roupas esportivas e aquáticas. O modelo tem novo parachoque de impulsão e o logotipo da O´Neill aplicado nas portas e vidros traseiros, além de uma plaqueta de identificação e a assinatura do criado no painel.
A Mitsubishi apresentou ainda o Concept GC PHEV, um modelo no qual os designers e engenheiros mostram como poderão ser os futuros carros da marca. Esse veículo híbrido conceito foi concebido para oferecer conforto, espaço interno, tração 4×4 integral. Ele conta com uma grande tela sensível ao toque localizada bem no console central, permitindo ao motorista controlar todas as funções do veículo e até acessar a internet com um simples toque.
Fiat
Diferente de outros anos, a Fiat não trouxe nenhum carro inédito e ficou devendo no seu estande, pelo menos, uma grande atração. Mas a marca “equipou” o seu espaço com praticamente todos os seus veículos mais conhecidos da marca, com destaque para quatro modelos.
O hatch médio Bravo chega à linha 2015 com uma leve reestilização visual e agora, desde e sua versão de entrada (Essence 1.8), passa a ser equipado de série com novo sistema multimídia com tela de LCD touchscreen com comandos de mídia e telefone pelo volante multifuncional revestido em couro. Este sistema ainda pode trazer câmera de ré integrada e sistema de navegação por GPS.
Além da Essence, o Bravo conta com as versões Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V, e a Série Especial Blackmotion 1.8 16V. Os modelos com motorização 1.8 podem ser equipados com câmbio manual automatizado Dualogic Plus, enquanto a esportiva 1.4 turbo vem de série com câmbio manual de seis marchas.
A linha 500 está representada no salão com duas versões especiais. A primeira é a esportiva Abarth, que traz duplo escapamento cromado, faróis exclusivos, rodas de liga leve exclusivas de 16″, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa, bancos esportivos em formato de concha em couro preto ou em couro vermelho e preto.
O motor 1.4 16V Multiair Turbo desenvolve 167 cv de potência e 23 kgfm de torque, números que permitem ao modelo ser acelerado de 0 a 100 km/h em 6,9 s. O preço do escorpião apimentado não foi revelado, mas não espere nada barato, já que a linha 500 no Brasil está bem cara.
A segunda versão é a 500e, modelo 100% elétrico comercializado na Califórnia, nos Estados Unidos – que o presidente mundial da Fiat, Sérgio Marchionne, pede para não ser comprada. O carregamento de suas baterias pode ser realizado em aproximadamente quatro horas. Só no estado norte-americano, mais de 1.000 estações de carregamento público estão disponíveis nos locais, como de trabalho e cafés, viabilizando o uso dos veículos elétricos. Com autonomia de 160 km, não existe previsão para o 500e ser lançado no Brasil.
A Fiat também exibe o FCC4, a quarta geração do seu veículo conceito que antecipa elementos e possibilidades de futuros carros da marca. O modelo mistura características de vários tipos de veículos, como a carroceria picape, o espaço de um sedã e o visual e a altura offroad. De acordo com a companhia, o FCC4 é um Four Door Coupe com alma aventureira. O conceito mede 5 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,60 m de altura.
Lexus
A Lexus participa da 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo trazendo, pela primeira vez na América Latina, o seu primeiro SUV compacto. Desenvolvido para completar a gama de utilitários esportivos da marca, o NX estará disponível no mercado nacional no primeiro trimestre de 2015, nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport. O modelo possui transmissão automática de seis marchas e é o primeiro automóvel Lexus a ser equipado com motor 2.0 de 4 cilindros turbo, movido a gasolina e com injeção direta de combustível, que rende 238 cv de potência.
Outra novidade da marca de luxo da Toyota é o RC-Coupe, apresentado como conceito no Salão de Tóquio de 2013 e já disponível para vendas no Japão. O veículo explora novas fronteiras para a Lexus, pois une um motor a gasolina de seis cilindros em V com outro propulsor híbrido.
Além do NX e do RC, também está exposta toda a linha de produtos da marca disponível no País: o hatch CT 200h (híbrido), os sedãs médios IS 250, os sedãs executivos ES 350 e LS 460L e o SUV médio RX 350. Além dessas, o Salão reserva muitas novidades de várias marcas para os visitantes. Não deixe de conferir as principais nas próximas matérias.
Cobertura em parceria com o Mercado Livre (link 1 e link 2)!