Tentando manter o seu modelo mais discreto em evidência, a Toyota acaba de lançar a série especial Platinum para a dupla Etios e Etios sedã, que já está disponível nas concessionárias da marca em todo país. Os destaques ficam por conta dos mínimos adereços estéticos externos e dos bancos “padrão couro” – na tentativa de tornar o veículo mais “diferenciado” . Infelizmente, ainda não foi dessa vez que a linha recebeu um painel de verdade.
Usando como base a versão topo de linha XLS 1.5, o Etios Platinum ganhou grade frontal cromada, máscara negra para as lanternas traseiras e ornamento cromado para os faróis de neblina. Ao porta-malas foi agregado um friso cromado em sua base, emblema “Platinum” e rodas de aro 15’ têm design “exclusivo” – entre aspas pois o visual é exatamente o mesmo da versão Cross.
No interior, a principal modificação está nos bancos, que, segundo a Toyota, “agora mesclam couro e padrão couro”, além de ornamentos cromados na base e na manopla do câmbio, que na série especial Platinum é revestida em couro. Enquanto ao painel, ele lamentavelmente continua igual desde a linha 2014.
LEIA O TESTE DO TOYOTA ETIOS XS 1.5 HATCH
O Etios Platinum traz apenas um item de série a mais do que a versão XLS: sensor de estacionamento traseiro (vendido como acessório). Além dele, o veículo conta com ar-condicionado, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, espelhos retrovisores com comando elétrico; maçanetas externas na cor da carroceria; direção elétrica; airbag duplo; freios ABS; sistema de áudio Double DIN com rádio AM/FM, CD player e entrada USB tem comando no volante de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada; entre outros equipamentos.
O motor 1.5 16V desenvolve 92 cv de potência com gasolina e 96,5 cv com etanol, ambos os números alcançados a 3.600 rpm, e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combustível.
Toyota | Preço |
Etios hatch XLS 1.5 | R$ 47.440 – com sensor de estacionamento |
Etios hatch Platinum 1.5 | R$ 47.090 |
Etios sedã XLS 1.5 | R$ 50.090 – com sensor de estacionamento |
Etios sedã Platinum 1.5 | R$ 49.790 |
Os valores acima são sempre para os carros com as cores prata ou preto – únicas disponíveis para o Etios Platinum. Em termos de preço, a série especial oferece um custo/benefício um pouco melhor em relação à cara versão XLS, pois oferece banco “padrão couro” e sensor de estacionamento de série.
acho q o IPI não vai voltar em 1° de julho, o brasileiro já vê ha muito tempo q os preços do 0km não estão nada fáceis de engolir e estão caindo as vendas anuais, pagar 50mil no etios e dmais pra um carro q pretende ser de entrada da toyota no 3° mundo
Esse tal de IPI é uma farsa. Aumentos são constantes, muitos deles duas vezes no mesmo mês para determinados veículos.
E outra, bem ou mal, o governo tem feito a parte dele reduzindo parte do imposto. Mas, e as montadoras, o que têm feito? NADA! Muito pelo contrário, estão aplicando constantes aumentos de preços sem justificativa alguma.
Por isso eu quero a volta do IPI, aí eu quero ver um carro popular de entrada custando a partir de 40 mil ou mais, caso o imposto seja repassado integralmente. Ou seja, o IPI já sumiu do preço dos veículos faz tempo.
50 mil nisso ai?
Também acho um absurdo os preços praticados pelos fabricantes, o governo fez a sua parte, mas os fabricantes já comeram. Que inflação é esta, onde está os orgãos competentes para verem os absurdos cometidos pelo fabricantes em geral. Quanto custa um destes carrinhos lá fora do País?