A Nissan segue firme e forte na sua estratégia de crescimento no mercado brasileiro de carros. Depois de lançar o novo Sentra, testado pelo De 0 a 100, e de inaugurar a inédita fábrica em Resende (RJ), agora é a vez da marca japonesa fazer a estreia da nova geração o seu carro chefe no país, o New March 2015, que passa a ser nacional e tem visual melhorado, novos equipamentos e preços competitivos. Muita gente me perguntou na semana passada, por isso, inicio o post com uma resposta simples: o New March não é uma revolução em relação ao March, mas sim uma evolução em diversos aspectos. Um das principais diferenças em relação ao “Old March” é que o novo é fabricado no Brasil – o primeiro veículo a sair da nova fábrica da Nissan no Rio de Janeiro.
Embora um pouco mais caro, os preços do New March continuam competitivos para a categoria, assim como a oferta de equipamentos e motorizações disponíveis. Os valores variam de R$ 32.990 a R$ 42.990.
Como comentei brevemente antes, não gostei da adoção do “New” no nome do veículo, mas isso será tema para outro post.
Por fora
Começando pelo visual, a principal mudança do New March está na dianteira: o modelo conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de ‘V’, além de para-choque mais encorpado. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados (de gosto duvidoso). A traseira segue sem alterações significativas.
No geral, as mudanças deixaram o New March mais bonito, embora o modelo não seja um exemplo de belo design. As linhas ficaram mais atuais e, sem dúvida, vão ajudar o modelo na feroz briga com os adversários.
Parece maior e com “bumerangues”
Ainda sobre o visual, dois pontos chamaram a minha atenção. O primeiro é que, ao vivo, o March parece maior do que realmente é (veja as medidas mais baixo). O segundo está no teto, que possui dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues. Segundo a marca, eles diminuem o atrito com o vento, ajudando a melhorar a acústica no interior do veículo.
Mais silêncio, por favor
Outro trabalho para deixar o habitáculo mais silencioso foi feito na densidade da manta acústica no painel corta fogo, que aumento de 1,2 para 1,8 kg/cm², e na adição de uma nova manta ao painel. De acordo com a Nissan, na prática, as modificações introduzidas no New March nacional reduziram em 1.3 dB o nível de ruídos no habitáculo – isso em em comparação ao seu antecessor.
Por dentro
No interior, a marca também fez alterações importantes, incluindo novos materiais, painel e volante. A melhora é notável, mas nada que salte aos olhos – está dentro do padrão da categoria. A principal mudança mesmo está na versão topo de linha, a SL 1.6, que conta com uma tela multimídia no centro do painel, ar-condicionado digital e câmera de ré (é o único compacto com esse equipamento no país). Nas outras, o carro é bem mais tradicional.
Velho March x New March
Em comparação ao antigo March, o novo ficou um pouco mais longo e ligeiramente mais largo, mantendo a mesma altura e distância entre-eixos (compare no quadro abaixo).
Mas, na prática, o New March tem exatamente o mesmo espaço interno do March, que está no padrão da categoria. Poderia ser melhor, especialmente para quem vai atrás, mas também não é nada desesperador. O que poderia ter aumentado é a capacidade do tanque de combustível, que continha com apenas 41 litros.
Motores e câmbio
Outros pontos que não mudaram foram os motores e o câmbio: 1.0 16V flex, que desenvolve 74 cv de potência e 10 mkgf de torque com qualquer combustível, e 1.6 16V flex, que gera 111 cv e 15,1 mkgf com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois no tanque.
A única transmissão disponível, manual de cinco marchas, tem os mesmos pontos negativos (ex: ruído ao engatar a primeira) e positivos (ex: engates fáceis).
Os números de potência e torque são superados pela concorrência, mas, no dia a dia, o desempenho do New March agrada. Um dos segredos é o baixo peso do veículo, inferior a 1.000 kg em qualquer versão.
Consumo
Embora o New March não tenha recebido alterações de motor e câmbio, os números de consumo em relação ao “velho” March ficaram diferentes, conforme testes realizados pelo Inmetro. De forma geral, a novidade da Nissan tem números melhores do que o seu irmão “antigo”. Veja abaixo a diferença:
Nissan / Combustível | Etanol | Gasolina | ||
Circuito | Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
March 1.0 sem AC | 8,9 km/l | 10,4 km/l | 12,6 km/l | 15,0 km/l |
March 1.0 com AC | 8,4 km/l | 9,7 km/l | 12,3 km/l | 14,5 km/l |
New March 1.0 | 8,7 km/l | 10,4 km/l | 12,5 km/l | 14,8 km/l |
New March 1.6 | 8,1 km/l | 9,3 km/l | 11,6 km/l | 13,2 km/l |
Sobre os dados acima, vale lembrar que toda a linha New March 2015 é equipada, de série, com ar-condicionado, não importando a motorização. Por isso o modelo não tem medições sem o dispositivo.
Aproveitando a comparação de consumo acima, confira, abaixo, algumas semelhantes a diferenças entre o “old” e o New March.
Nissan | March 2014 | New March 2015 |
Motor | 1.0 16V | |
Potência | 74 cv a 5.850 rpm | |
Torque | 10 mkgf a 4.350 rpm | |
Motor | 1.6 16V | |
Potência | 111 cv a 5.600 rpm | |
Torque | 15,1 mkgf a 4.000 rpm | |
Comprimento (m) | 3,780 | 3,827 |
Largura (m) | 1,665 | 1,675 |
Altura (m) | 1,528 | 1,528 |
Entre-eixos (m) | 2,450 | 2,450 |
Porta-malas (l) | 265 | 265 |
Tanque (l) | 41 | 41 |
Peso (kg) | 925 a 982 | 956 a 982 |
Preços (R$) | 1.0: 28.490 1.0 + Pack Conforto: 32.590 1.0 S: 33.690 1.0 S + Pack Roda: 33.990 1.6 S: 36.590 1.6 SV: 39.190 1.6 SR: 41.790 | – 1.0 Conforto: 32.990 1.0 S: 34.490 1.0 SV: 36.990 1.6 S: 37.490 1.6 SV: 39.990 1.6 SR: 42.990 |
Em termos de preços, como podemos ver, o New March ficou mais caro em relação aos March. Por outro lado, a lista de equipamentos de série melhorou. Confira abaixo:
Nissan New March 1.0 Conforto (R$ 32.990)
Acelerador eletrônico do motor (drive by wire), ar-condicionado, airbag duplo frontal, alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessas; antena, banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura; bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio; console central com três porta-copos e porta-objetos; conta-giros e velocímetro com acabamento em prata; calotas integrais; desembaçador do vidro traseiro com temporizador; direção elétrica progressiva; freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA); para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro; porta-luvas com tampa; porta-malas com iluminação; portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa; preparação para sistema de áudio; retrovisores externos rebatíveis e na cor da carroceria; rodas de aço aro 14″ com pneus 165/70 R14; tampa de combustível com abertura interna; tomada de 12V integrada ao console central; volante de três raios com regulagem de altura, entre outros.
Nissan New March 1.0 S (R$ 34.490)
Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de: acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira; chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas; maçanetas internas de abertura das portas cromadas; retrovisores externos com regulagem elétrica; revestimento das portas dianteiras em tecido; travas elétricas das portas e do porta-malas; vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista.
Nissan New March 1.0 SV (R$ 36.990)
Itens da versão S com a adição de aerofólio com brake light e lâmpada de LED; conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda; conexão para arquivos digitais de música por Streaming; comandos de áudio no volante e Bluetooth; maçanetas externas na cor da carroceria; moldura da grade inferior cromada; farol de neblina dianteiro com acabamento cromado; rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod, conector USB, e quatro alto-falantes; revestimento dos bancos com acabamento SV e rodas de liga leve aro 15″ e pneus 185/60 R15.
Nissan New March 1.6 S (R$ 37.490)
Todos da versão 1.0 S mas, obviamente, com motor 1.6 16V.
Nissan New March 1.6 SV (R$ 39.990)
Todos da versão 1.0 SV mas, obviamente, com motor 1.6 16V.
Nissan New March 1.6 SL (R$ 42.990)
Todos da versão 1.6 SV acrescidos de: ar-condicionado digital automático; acabamento Piano Black no painel central; alarme perimétrico com acionamento na chave; acesso às redes sociais NissanConnect (veja abaixo) integrado ao navegador; câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio; faróis dianteiros e traseiros com máscara negra; maçanetas externas de abertura das portas cromadas; revestimento dos bancos em tecido especial premium SL; rodas de liga leve aro 16″ e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black; rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod, conector USB, e 4 alto-falantes; e sistema de navegação por GPS integrado ao painel.
Opões de cores (1.0 e 1.6)
Sólidas: Preto Premium e Vermelho Alert
Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic
Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond
Facebook no seu painel
Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o sistema NissanConnect. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. O funcionamento é simples: o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS.
A partir disso, é possível interagir com os diversos aplicativos, como Facebook e Google. No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos – além de acessar a Fan Page do De a 100. Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com um clique na tela, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in quando chegar.
No Google Search é possível buscar pontos de interesse. O pacote de serviço do NissanConnect é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com pacote de dados e do cadastro no app.
Infelizmente, o NissanConnect está disponível apenas no New March SL 1.6, limitando a sua oferta.
Resumo da obra
O New March, sem dúvida, demonstra como a Nissan está amadurecendo no mercado nacional. O hatch se tornou um produto mais preparado para brigar no segmento mais disputado do país, especialmente depois da chegada de novos representantes, como o Volkswagen up!, e com a promessa de futuras novidades, como o substituto do Fiat Palio Fire.
A nacionalização do New March ajudará o modelo a se tornar mais popular, já que o antigo March (que, inicialmente, ficará como opção de entrada no mercado) sofria com os limites de volumes de importação do México (de onde ele continuará sendo importado).
Para encerrar, o New March também mostra que a Nissan tem investido e está evoluindo no pós-venda. Além da maior oferta de peças para o modelo, graças à fábrica de Resente (RJ), o período revisões (com preços fixos) está mais de acordo com o mercado nacional, como é possível analisar abaixo. O novo compacto da Nissan tem três anos de garantia.
Nissan New March 1.0:
10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km |
R$ 199 | R$ 249 | R$ 219 | R$ 359 | R$ 329 | R$ 399,00 |
M.O. grátis – 2 primeiras revisões | Demais revisões: M.O. incluída no pacote de Revisão Preço Fechado |
Nissan New March 1.6:
10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km |
R$ 199 | R$ 249 | R$ 269 | R$ 329 | R$ 329 | R$ 409,00 |
M.O. grátis – 2 primeiras revisões | Demais revisões: M.O. incluída no pacote de Revisão Preço Fechado |
M.O.: Mão de obra
Pelo andar da carruagem, com o New March brasileiro e, em breve, com o Versa nacional, a Nissan provavelmente aumentará a sua participação no mercado nacional.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
o new march nao vai ser lançado na versao automatica?
Meu new march 1.6 2015 está fazendo na cidade 6.6 e na estrada 7.8 no etanol está com 2400 km , O que acontece?
onde esta a resposta do Jose Roberto Silva? diz que na cidade eh 8.8 !!!! e agora?
Olha, eu estou no meu terceiro March. Posso garantir que é um carro muuuuito econômico. Consigo fazer com que meu carro faça 4 Km/l na cidade ou 13,5.. tudo depende de como eu dirijo. Nunca existiu e nunca vai existir uma garantia do consumo. O que é apresentado aqui ou em qualquer outro lugar é uma MÉDIA de consumo em condições “normais” de uso.
Acho que se o consumo está alto, pode ser que o motorista esteja acostumado como era antigamente que você tinha que esticar bem as marchas. Se não for isso, melhor levar na Nissan para revisar, pois significa que deu o azar de pegar o ÚNICO March com um consumo assim.
quando vai chegar o nissan march automatico?
Comprei um march 2015, e o consumo na cidade nao passa de 8 Km p/litro, estou quase convencido que esta historia de 12Km e propaganda enganosa
O meu March 1.0 SV 2015 faz 10.6-10.9 na cidade com gasolina. Tenho menos de 10.000 km rodados e acho o carro muito econômico.
Vocês que tem o march, já tiveram algum risco no painel? O meu painel acima do porta luvas ganhou uns arranhões por umas caronas que eu dei e isso me deixa triste. Queria saber se tem como remover ou amenizar estes arranhões.
Oi Camila. Arranhões de que tipo?