Um pouco diferente do que a Fiat fez com a linha 2015 do Grand Siena, Siena EL, Idea e Palio, que receberam um número baixo de novidades, o Punto 2015 chega com novos itens de série e opcionais, embora nada muito significativo. Infelizmente, uma ação praticada pela marca italiana (e por várias outras) se repetiu: o compacto premium ficou mais caro.
Para não ficar para trás na disputa com concorrentes mais novos e modernos, como Citroën C3, Ford New Fiesta e Peugeot 208, o Fiat Punto 2015 tem novos itens e equipamentos de série para todas as suas versões. Veja p que muda:
• Função Lane Change (sistema aciona as luzes das setas por cinco vezes na direção indicada e após a manobra a alavanca volta automaticamente para a posição inicial);
• Novos tecidos para os bancos nas versões Attractive e Sporting;
• Alarme antifurto e piloto automático nas versões Sporting e Blackmotion;
• Alarme antifurto na versão T-jet;
• Nova serigrafia do quadro de instrumentos para a versão Sporting;
• Rádio com entrada USB na versão Essence;
• Pré-disposição para rádio na versão Attractive;
• Novas rodas em liga leve 16” para a versão Sporting;
• Novas calotas aro 15” para versões Attractive e Essence.
A versão Essence recebe em sua lista de opcionais novas rodas em liga leve de 16” e um novo Kit Emotion, vendido por R$ 1.003, composto por novo tecido especial nos bancos, apoia-braço central no banco do motorista, painel na cor bege claro, iluminação interna com efeito night design, porta-objetos central com tampa e banco traseiro bipartido com apoia-braço central.
Em relação aos preços, o Punto, como a maioria dos carros no Brasil, está cada vez mais caro. Repare abaixo o valor do modelo no lançamento da linha 2014 (marcado com um asterisco). No centro temos o preço praticado pela Fiat pouco antes da chegada do Punto 2015.
Fiat | Preço (R$) – 2015 | Preço (R$) – 2014 | Preço (R$) – 2014* |
Punto Attractive 1.4 8V | 43.450 | 43.230 | 40.590 |
Punto Essence 1.6 16V | 46.740 | 45.920 | 43.120 |
Punto Sporting 1.8 16V | 51.280 | 50.680 | 47.900 |
Punto Blackmotion 1.8 16V | 54.000 | 53.400 | – |
Punto T-Jet 1.4 16V turbo | 61.840 | 61.380 | 57.490 |
*: Valores no lançamento da linha 2014.
O Fiat Punto continua um ótimo carro, mas a sua situação de mercado está “perigosa”, pois três das suas seis versões continuam custando mais de R$ 50.000. Com isso, ele entra num patamar que permite adquirir veículos maiores e mais confortáveis (um Bravo 1.8, por exemplo, custa sugeridos R$ 56.730).
Punto, tenho um essence 1.6 16v, com problema de superaquecimento e bebe…bebe…bebe…trânsito urbano não passa de 6,0 Km/l, obviamente a gasolina, trecho rodovia 11,00 Km/l de gasosa, cuidando da temperatura para nÃO FUNDIR. Na garantia não resolveu, aliás é só ver o recall do punto para trocar o óleo da caixa que colocado “por engano?!” óleo mineral quando o próprio manual especifica óleo sintético,mas interessante que se enganam para o óleo mais barato??? e em mihares de veículos imagine-se o furto? se der problema concoca recall sem publicidade ampla que o é lucro só!!!!!!! imagine se fissésemos essa troca no óleo motor na garantia, agora é torcer para a caixa que já não engata a primeira, pela fiat por óleo indevido, quebrar a caixa de vez. Não seja iludido para não ser tarde. Fiat fora..
Caraca, e eu que pretendia trocar o meu Toyota Etios 2015, em um futuro próximo, por um Punto pois acho o carro muito bonito. Aliá ,antes de adquirir o meu Etios, pesquisei muito sobre outras marcas e, realmente, identifiquei algumas reclamações em relação ao Punto, principalmente no que se refere ao pós venda.
O meu Etios está com pouco mais de 6 mil km e até agora não me deu problemas. Vamos ver na primeira revisão como serei atendido.
Bom eu comprei um, e muito bom, confortável, boa posição de dirigir, faz uns 9 km por litro na cidade e mais de 12 km das rodovias claro a gasolina, O óleo de motor é o semi sintético que inclusive já fiz esta com 6500 km e não tive problemas de aquecimento. Só que noto nele de ruim é que parece que o ar as vezes não resfria o necessário e o motor é nas baixas ele demora para dar uma resposta mas isso é normal visto que o Punto é um carro pesado para o motor 1.4 e o 1.6 eu não quis porque sabia que gastava muito mais combustível.
Tenho um punto 1.8 desde julho de 2008, realmente no urbano bebe muito e no rodoviário com ar condicionado ligado faz 12 Km/l, veiculo excelente posso falar pelos trambos q aguentou e por sua Km de 261.000 rodados, forte e robusto, afirmo pos tenho pé de ferro. Muito bom!
Comprei um Punto actrative 1.4 kit Itália há 15 dias, estou gostando, mas estou triste com o desempenho, moro em Salvador (BA) e aqui tem ladeiras por todos os lados.Pergunto: está correto esse desempenho ou deverei acionar a concessionária?
Nilsa, existe uma tendência do desempenho melhorar um pouco com o passar do tempo, já que o carro vai se “soltando”. Usar etanol também ajuda a fazer o carro andar mais, mas piora o consumo de combustível. O Punto é um carro bem legal, mas deixa a desejar em desempenho com motor 1.4 8V. As versões 1.6 e 1.8 entregam um desempenho superior.