Os passageiros, funcionários e visitantes do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), foram os primeiros a conhecer, oficialmente, a partir de hoje, o Nissan New March, a nova geração do hatch compacto. Além do visual renovado, o modelo será equipado com (bem-vindos) GPS, câmera de ré e tela multimídia sensível ao toque integrada ao painel.
Produzido no recém-inaugurado Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), o Nissan New March será equipado com volante multifuncional, direção elétrica progressiva, ar-condicionado digital automático, sistema de navegação por satélite (GPS) com tela touchscreen, câmera de ré, entradas USB e auxiliar, entre outros itens. Todos os citados devem ser de série na versão topo de linha (SL?), que terá motor 1.6 16V flex. O objetivo da marca é tornar o seu modelo mais preparado para enfrentar modelos como o Hyundai HB20, Chevrolet Onix, (novo) Ford Ka, Fiat Palio e o Volkswagen Gol.
A Nissan é mais uma montadora que coloca GPS integrado ao painel (no caso do novo March), como a Hyundai já faz com o HB20 e como a Chevrolet faz parcialmente com o Onix (nesse caso, infelizmente, via celular). É um tapa de luva na Volkswagen, que lançou o moderno e “mundial” up! com uma tela solta, completamente sem harmonia com o painel.
Visual
Em termos visuais, as mudanças do March não são novidade, pois o carro já é vendido em outros mercados com esse design. Porém, as alterações são bem-vindas para a acirrada disputa do segmento de hatches compactos. Não acho o novo March tenha linhas excepcionais, mas seu visual evoluiu, ficando melhor, agradando um pouco mais aos homens agora (o atual tem grande atração do público feminino).
A nova geração do March deve chegar às 169 concessionárias da Nissan no Brasil na ainda nesse trimestre (ou seja, até junho), muito provavelmente ainda em maio. Quem não aguentar esperar pode fazer a reserva do veículo pelo hotsite criado pela Nissan.
Além do New March nacional, a marca japonesa pode manter a importação do atual March mexicano, o deixando para brigar na “categoria de baixo”, enfrentando Fiat Uno, Volkswagen up!, Renault Clio, Chevrolet Celta e Peugeot 207.
Antes de encerrar o post, faço uma observação que me desagrada há muito tempo: colocar “new” para dar nome a um carro. Do meu ponto de vista, isso desvaloriza o veículo e o seu próprio nome – sem nos esquecermos que o “new” de hoje será velho amanhã.
Por último, espero que a Nissan não entre na onda da Hyundai, Chevrolet e Volkswagen, que cobram valores muito altos por HB20, Onix e up!, respectivamente. Torço para que os preços do New March sejam realmente competitivos, como acontece com o Sentra.