O Volkswagen Up! será lançado no Brasil no mês que vem e coube ao Inmetro “divulgar” algumas novidades sobre o modelo. Ele será vendido com duas e quatro portas, apenas com motor 1.0 12V flex, com duas opções de câmbio e em quatro versões de acabamento. Em relação ao consumo, os números são interessantes, mas o pequeno Volks não deverá ser o carro com melhor média do Brasil como muitos imaginavam.
Em fevereiro, o novo Up!, chega para substituir o desconfortável Gol G4 e para ser o carro mais barato da Volkswagen no Brasil. Eu espero que ele custe menos de R$ 25.000, embora, a cada dia, eu ache essa possibilidade uma utopia, ainda mais das consultas que fiz com algumas fontes. O carro deve mesmo custar cerca de R$ 27.000 na versão de entrada com 2 portas e R$ 29.000 na quatro portas.
De acordo com o Inmetro, o Up! será vendido nas versões take up!, move up!, high up! e bwr up! (bwr = black, white e red) – nomes “descolados e modernos”, voltados ao estilo jovial do veículo e ao seu público de interesse. Todas as versões serão equipadas com o já conhecido motor 1.0 12V flex de três cilindros, que foi lançado no meio do ano passado com o Fox BlueMotion. Esse propulsor desenvolve 75 cv de potência e 9,7 kgfm de torque com gasolina e 82 cv e 10,4 kgfm com etanol.
O pequeno Up! será vendido com duas opções de câmbio: manual e manual automatizado I-Motion – ambos de cinco marchas. A transmissão I-Motion já equipe outros carros da marca, como o Gol, Voyage e Fox. Espero que ela seja atualizada para o lançamento do Up!.
Confira abaixo os números de consumo do novo Volkswagen de acordo com as medições do Inmetro:
Consumo Etanol | Consumo Gasolina | ||||
Versão | Câmbio (5 marchas) | Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
take up! 2 portas | Manual | 9,1 km/l | 9,9 km/l | 13,2 km/l | 14,3 km/l |
take up! 4 portas | Manual | 9,1 km/l | 9,9 km/l | 13,2 km/l | 14,3 km/l |
move up! 2 portas | Manual | 9,1 km/l | 9,9 km/l | 13,2 km/l | 14,3 km/l |
move up! 4 portas | Manual | 9,1 km/l | 9,9 km/l | 13,2 km/l | 14,3 km/l |
high up! 4 portas | Manual | 9,1 km/l | 9,9 km/l | 13,2 km/l | 14,3 km/l |
bwr up! 4 portas | Manual | 9,1 km/l | 9,9 km/l | 13,2 km/l | 14,3 km/l |
move up! 2 portas I-Motion | Automatizado | 9,0 km/l | 10,0 km/l | 13,0 km/l | 14,4 km/l |
move up! 4 portas I-Motion | Automatizado | 9,0 km/l | 10,0 km/l | 13,0 km/l | 14,4 km/l |
high up! 4 portas I-Motion | Automatizado | 9,0 km/l | 10,0 km/l | 13,0 km/l | 14,4 km/l |
bwr up! 4 portas I-Motion | Automatizado | 9,0 km/l | 10,0 km/l | 13,0 km/l | 14,4 km/l |
O consumo do Up! é bom, mas não supera, por exemplo, o Renault Clio, em nenhuma das quatro variáveis (acima).
Parizzi, sinceramente, muito fracos esses números de consumo do UP.
Cara, meu antigo Mille Smart 2001- com motor FIASA 1.0 8v 4 cilindros, injeção MONOPONTO e 57cv – fazia mais que isso ai tranquilo! Um motor que foi herdado do 1050cc do 147, rapaz!
Com gasolina, eu fazia 12km/l na cidade e uns 14 km/l na estrada.
Com o Versa, um carro maior, mais pesado e mais potente, eu faço 11km/l na cidade e até 15 ou 16 na estrada com gasolina.
Um carro 1.6 16v 4 cilindros 111cv.
Pra mim, esse consumo do UP! foi o maior Fail até agora. Isso se não tiver recall como foi o 1.0 do GOL “5”.