A Honda criou uma nova versão de entrada para o Fit 2014 chamada CX. A marca garante que a novidade “oferece aos consumidores excelente custo-benefício e itens exclusivos”. Mas, não entendo como o custo/benefício melhorou sendo que a versão CX ficou mais cara do que a DX (antiga mais barata), ainda mais sem a inclusão do ABS.
O preço do Fit de entrada subiu de R$ 47.930 (DX 2014) para R$ 49.900 (CX 2014) com a adição de sensor de estacionamento traseiro, faróis com máscara negra, lanternas traseiras translúcidas escurecidas (de gosto duvidoso) e novo revestimento interno das portas e bancos em tecido semelhante ao aplicado no Fit Twist. Será que os itens listados justificam o aumento de R$ 1.970? Eu acho que não.
Na prática, apenas o sensor de estacionamento e o novo revestimento interno são uteis, já que a felicidade das “alterações estéticas” varia de acordo com o gosto de cada um. Eu não gostei das lanternas traseiras. O aumento de preço teria sido compreensível se ele tivesse acontecido em função da inclusão dos freios com sistema ABS, equipamento que a Honda insiste estranhamente em ignorar para a versão de entrada do Fit. Pelo menos, a partir de 1º de janeiro de 2014, isso vai mudar por questões legais – só espero que a marca não aumente os preços do modelo ainda mais.
O restante dos itens de série do Fit CX são idênticos ao do Fit DX: grade frontal preta do tipo colmeia, airbag duplo frontal, cinto de segurança de três pontos (com pré-tensionador e limitador de força com regulagem de altura nos bancos dianteiros) e apoio de cabeça para todos os ocupantes, vidros elétricos com temporizador e sistema antiesmagamento (ainda só o do motorista com um toque para sobe/desce), travas elétricas (com acionamento automático acima de 15 km/h), abertura interna do compartimento de gasolina da partida a frio, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, ajuste elétrico nos retrovisores externos; iluminação interna individual e central, porta-luvas duplo, porta-objetos nas quatro portas e alarme antifurto, ar-condicionado analógico; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; direção com assistência elétrica, banco do motorista com regulagem de altura; painel central blackout com computador de bordo para leitura de consumo instantâneo e médio em km/l, além da autonomia e hodômetros total e parcial; tomada 12V, bancos traseiros bi-partidos (60/40) com sistema ULT, entre outros.
A opção de câmbio automático de cinco marchas volta a ser oferecida para o Fit “mais em conta”. O preço é de R$ 53.900. O motor 1.4 16V flex não sofreu alterações: desenvolve 100 cv de potência com gasolina, 101 cv com etanol (ambos os números alcançados a 6.000 rpm) e 13 mkgf de torque a 4.800 rpm com qualquer combustível no tanque de 47 litros. O porta-malas tem volume de 384 litros.
O Fit CX mantêm a boa dirigibilidade da família Fit, assim como o bom aproveitamento do espaço interno, que confirma o “ditado”: “pequeno por fora e grande por dentro”. Na cidade, o motor 1.4 dá conta do recado. Já na estrada, ele sente falta da força extra do propulsor 1.5, especialmente nas ultrapassagens, exigindo mais atenção do motorista. Pelo menos a média de consumo em qualquer circuito é interessante.
Com têm três anos de garantia, sem limite de quilometragem, o Fit CX estará disponível na rede de concessionárias da Honda na segunda quinzena de outubro nas seguintes cores: Branco Taffeta e Vermelho Rally (sólidos); Prata Global,Cinza Iridium e Cinza Paladium Metálico (metálicos); e Preto Cristal Perolizado).
Modelo (2014) | Motor (flex) | Preço (R$) |
Honda Fit DX* | 1.4 16V | 47.930 |
Honda Fit CX | 1.4 16V | 49.900 |
Honda Fit CX automático | 1.4 16V | 53.900 |
Honda Fit LX | 1.4 16V | 52.890 |
Honda Fit LX automático | 1.4 16V | 56.890 |
Honda Fit Twist | 1.5 16V | 57.990 |
Honda Fit Twist automático | 1.5 16V | 61.990 |
Honda Fit EX automático | 1.5 16V | 63.590 |
*: Embora seja a mais barata, versão não deve mais ser ofertada. / Preços em 07/10/13.
A versão LX, que deveria ser a de entrada por R$ 47.930, tem os itens da CX além de friso lateral na cor do veículo, grade frontal cromada, rodas de liga-leve de 15″, quatro alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros), porta-revistas atrás do banco do passageiro; rádio 2DIN AM/FM e CD Player MP3/WMA com entradas auxiliares P2 e USB para o sistema de som (MP3 Player/iPod); e, especialmente, sistema ABS com EBD.*: Embora seja a mais barata, versão não deve mais ser ofertada
O Fit EX (que deveria custar R$ 56.890) tem todos os equipamentos do LX, além de motor 1.5 16V (115/116 cv), retrovisores com luz indicadora de direção, volante revestido em couro com controles de áudio, acionamento automático do limpador traseiro quando engatado a marcha ré; controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante; descansa-braço individual para motorista; rádio AM/FM com CD Player MP3/WMA com SVC e tomada auxiliar P2 integrado no painel, e freio a disco nas 4 rodas.
Estou aguardando a entrega de Honda Fit-EX. versão 2014
Adquirir um CX 2014 cambio mecânico e estou muito satisfeito.
Olá Eudes, vale pagar os 50 mil nesse carro? Compraria novamente? Algum comnetário negativo? Estou pensando em comprar um cx 2014 automatico.
Obrigado
quero trocar de carro e estou namorando um honda fit porem ouvi falar q ele não tem abs é verdade?
Vilma, se for um 0 km, TODOS tem ABS e airbag duplo. Apenas a versão CX 2013/2014 (fabricada em 2013, mas modelo 2014) não tem. Fuja dela, mesmo que o preço seja convidativo. Um abraço!
Renato Grato pela orientação.
A melhor até agora.
Obrigado.
tenho consócio pretendo escolher um carro , não cei ainda qual vai da certo esto fazendo pesquisa
Sinceramente? Honda FIT é caro. Deveria ter mais itens, inclusive os de segurança, como no caso desse CX sem ABS. Absurdo. É chamar brasileiro de otário.
É um ótimo carro, claro. Mas amigo. Conversa fiada essa das montadoras em geral. Carro tem que ter recurso e itens de segurança. Isso é respeito ao consumidor, não só lucrar.