Sem a opção de um motor maior (1.6 ou 1.8) e sem a oferta de variações de cabine (como estendida e dupla), a General Motors vai se virando para tornar a Chevrolet Montana 2014 ainda mais atraente. Para isso, a esperada mudança visual não veio, mas a picape recebeu alterações no interior e na lista de equipamentos. Será que elas foram suficientes?
A Chevrolet Montana 2014 continua sendo ofertada apenas com cabine simples, nas versões LS e Sport, sempre acompanhadas do motor 1.4 Econo.Flex, que desenvolve 97 cv de potência e 13,2 mkgf de torque com gasolina e 102 cv e 13,5 mkgf com etanol. Infelizmente, a picape não recebeu a atualização do propulsor que hoje equipa o Onix e o Prisma (SPE/4 – 98/106 cv).
A nova dianteira, inspirada no Agile reestilizado, também ficou para depois. Mas, do (ainda futuro no Brasil) “novo” Agile, a Montana recebeu para a linha 2014 o redesenhado volante com a base achatada, que traz controles do piloto automático, do rádio e do telefone – disponível de série na versão Sport e opcional na LS. Além disso, a picape conta com um painel remodelado com novos mostradores, novos grafismos e molduras; e mudanças de acabamento interno: bancos e painéis de porta receberam a aplicação de novos tecidos.
A lista de equipamentos também cresceu. Veja, inicialmente, um resumo das novidades 2014, incluindo as algumas alterações já citadas. E, depois, veja a lista de equipamentos de série da picape.
Novidades da Montana LS 2014 – preço sugerido de R$ 32.390:
- Airbag duplo frontal, com botão de desativação do airbag do lado do passageiro em caso de necessidade;
- Sistema de freios ABS com EBD;
- Nova cor interna, combinando o painel de instrumentos, portas e tecidos dos bancos;
- Novos pneus de aro 15”, desenvolvido como pneu verde ou ecológico, com baixa resistência a rolagem,;
- Novo volante com design exclusivo;
- Novos tecidos dos bancos;
- Novo rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth, entrada auxiliar frontal e leitor USB; nova chave – dobrável tipo canivete – com acionamento remoto de destravamento das portas; e espelhos retrovisores externos com comando elétrico – todos para o pacote de opcionais R9Q.
Equipamentos LS
A versão LS vem equipada, de série, com airbag duplo frontal; chave de desativação do airbag do lado do passageiro em caso de necessidade; cintos de segurança dianteiros retráteis – 3 pontos, ajuste de altura; coluna de direção absorvedora de energia – proteção contra impactos frontais; ganchos para reboque dianteiro; luz auxiliar de freio – “brake light”; freios com sistema ABS com EBD (distribuição eletrônico de frenagem); sistema de imobilização do motor por chave eletrônica (Immobilizer System); tampa traseira com chave; faróis com lentes escurecidas; lanternas traseiras escurecidas; maçaneta da tampa traseira e das portas na cor preta; protetor de caçamba; pára-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo; vidros verdes, pára-brisa laminado; anéis cromados dos botões de regulagem dos faróis e do controle de ventilação; apliques no painel frontal na cor Cinza “Aquarium”; display digital na cor “Ice Blue” do controle de ventilação; manopla da alavanca de câmbio na cor Cinza “Aquarium”; maçaneta interna de abertura das portas com novo acabamento; painel de instrumentos com mostrador analógico e digital, iluminação “Ice Blue”; painel de instrumentos com novo grafismo, mostrador analógico e digital, iluminação “Ice Blue”; acelerador eletrônico; console central dianteiro com 3 porta objetos, 1 tomada de força; chave reserva rígida; hodômetro digital total e parcial (registra quilometragem total e de determinado trajeto percorrido pelo veículo) e tacômetro (conta-giros): indica as rotações por minuto (rpm) do motor; luz interna do teto; painel digital do sistema de ventilação (ventilador de 4 velocidades e recirculador de ar); porta-luvas com iluminação; regulador de intensidade da luz do painel de instrumentos; sistema de advertência sonoro de faróis ligados; sistema de luz “siga-me” / “follow me home” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas); sombreiras ambos os lados com espelho, cobertura do espelho do lado do motorista; novo volante com design diferenciado com acabamento na cor cinza escuro; acabamento interno na cor Cinza, detalhes e apliques na cor Cinza Aquarium, tecidos Loren Uni; preparação para receber sistema de som com fiação elétrica completa, banco do motorista com regulagem manual de altura; entre outros itens.
Opcionais (três pacotes vendidos separadamente):
- R7R (R$ 2.700): Direção Hidráulica / Computador de Bordo, Coluna de direção com regulagem de altura, Barra de proteção no vidro traseiro.
- R9N (R$2.600): Ar-condicionado
- R9Q (R$ 7.500): Direção Hidráulica / Computador de Bordo / Coluna de direção com regulagem de altura/ Barra de proteção no vidro traseiro/ Antena no teto/ Rodas de aço 15″ com pneus 185/60 R15 e Calotas integrais / Ar condicionado com display digital / Banco do passageiro rebatível / Espelhos retrovisores externos com comando elétrico / Novo Rádio AM/FM Stereo, MP3/WMA player, Bluetooth, reconhecimento de voz e discagem automática do celular, entrada auxiliar frontal e leitor USB / Vidros elétricos / Travas elétricas / alarme.
Novidades da Montana Sport 2014 – preço sugerido de R$ 41.990:
- Nova roda de alumínio 16” com pneu 195/55 R16; + novos pneus de aro 16”, desenvolvido como pneu verde ou ecológico, com baixa resistência a rolagem;
- Novo volante de direção com design exclusivo, com detalhes na cor Cinza Midnight e controle das funções do rádio e do controlador da velocidade de cruzeiro;
- Nova chave – dobrável tipo canivete – com acionamento remoto de destravamento das portas;
- Novo Rádio AM/FM Stereo, CD/MP3/WMA player, Bluetooth, entrada auxiliar frontal e leitor USB.
Equipamentos Sport
A Montana Sport vem equipada com o itens da LS, além de acionamento pela chave por rádio frequência – “Keyless Entry System” – dos sistemas: da central de travas elétricas, do alarme anti-furto e do fechamento automático dos vidros das portas; alarme anti-furto com ultra-som; alça de segurança dianteira (passageiro); destravamento automático das portas em caso de acidente – “crash sensor”; faróis com acendimento automático acionado pelo sensor crepuscular; faróis de neblina; luz de neblina traseira acoplada à lanterna traseira – lado do motorista; sistema central travas elétricas das portas e da portinhola do tanque de combustível c/ acionamento por botão no console ou “Keyless Entry System”; travamento automático das portas ao atingir 15 Km/h; adesivo decorativo preto na parte externa das colunas “B” (exceto veículos na cor preta); capas dos espelhos retrovisores na cor do veículo; faróis com máscara negra; maçanetas externas das portas na cor do veículo; rack de teto; nova roda de liga leve 6J x 16″ , novo pneu 195/55 R16″ (desenvolvido como pneu verde ou ecológico); spoiler lateral na cor do veículo; apliques no painel frontal na cor Cinza “Midnight”; ar-condicionado com filtro de micropoeira; barra de proteção no vidro traseiro; coluna de direção regulável em altura; computador de bordo com 6 funções: consumo médio (km/l), consumo total (km/l), velocidade média (km/h), autonomia (km), temperatura externa (°C) e hora (relógio); controlador de velocidade de cruzeiro; controle remoto elétrico dos espelhos retrovisores externos; chave principal – dobrável tipo canivete – com acionamento remoto de destravamento das portas; direção hidráulica; iluminação de caçamba integrada ao brake light; janela traseira corrediça; vidros elétricos com sistema tipo “um toque” para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento e sistema de alívio de pressão; abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo; luzes de leitura dianteira integradas com a iluminação do teto; painel das portas dianteiras com inserto em tecido e porta-objetos; porta-objetos com tampa na parte central e superior do painel; sistema de luz “leve-me” / “lead me to the car” (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto); novo volante com design diferenciado e controle das funções do rádio e Controlador da velocidade de cruzeiro, com acabamento na cor Cinza Midnight; acabamento interno na cor cinza, detalhes e apliques na cor Cinza Midnight, tecidos Loren Uni; alto falantes; antena de teto; novo rádio AM/FM stereo com informações enviadas das estações sintonizadas, CD/MP3/WMA player, Bluetooth, reconhecimento de voz e discagem automática do celular, entrada auxiliar frontal e leitor USB; bancos do passageiro com porta-revistas na parte traseira do encosto; entre outros.
A Chevrolet Montana 2014 LS está disponível em 10 cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto, Bege Desert, Vermelho Pepper, Verde Lotus, Cinza Rusk, Vermelho Chili, Cinza Mond e Azul Macaw. Já a versão Sport está disponível em seis cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Preto, Vermelho Pepper, Vermelho Chili e Cinza Mond. A pintura metálica custa R$ 1.000.
Emplacamento de picapes compactas no Brasil – Janeiro a agosto de 2013 (Fenabrave):
- Fiat Strada – 84.561 unidades
- Volkswagen Saveiro – 46.779 unidades
- Chevrolet Montana – 29.943 unidades
- Ford Courier – 3.037 unidades
- Peugeot Hoggar – 506 unidades
Resumo da obra
As alterações da linha 2014 fizeram bem à Montana, mas foram insuficientes para fazer o modelo brigar, pelo menos, pelo segundo lugar do segmento. A Chevrolet poderia ter feito outras mudanças para tornar o seu modelo ainda mais competitivo.
Como não possui cabine estendida ou dupla (a Fiat Strada terá até três portas nesta carroceria), investir em mais equipamentos de série ajudaria um bocado a tornar a Montana mais atraente.
A versão LS poderia ter recebido, de série, sem aumento de preço, o pacote de opcionais R7R, que custa R$ 2.700 e é composto por: direção hidráulica, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura e barra de proteção no vidro traseiro. Seria uma melhora e tanto no custo/benefício, pois tanto a versão LS, quanto a Sport, ficariam mais baratas.
Na falta de um motor 1.6 (como na Volkswagen Saveiro e na Strada) ou 1.8 (Strada), por que não evoluir o propulsor 1.4 Econo.Flex para o 1.4 SPE/4 do Onix/Prisma? O ganho de potência não é tão grande; e não sei se, no dia a dia, o motorista notaria alguma diferença no consumo e no desempenho. Mas, sem dúvida, tornaria a Montana mais atualizada em relação aos veículos da própria marca e, especialmente, aos competentes adversários diretos.
A última sugestão de mudança seria ter alterado o design da dianteira. O visual da nova frente do Agile ficou melhor – o hatch atualizado ainda não foi lançado por aqui – e, provavelmente, faria muito bem à picape também.
SE CALHAR GOSTAVA DE VER ESTE CARRO PARA FUNERARIO
RUI MORAIS PIMENTA E SILVA parabéns pelo inteligentíssimo comentário, com certeza acrescentou muito a todos interessados na nova montana. Me impressiona tamanha demonstração de sabedoria, claro que não poderíamos esperar mais de um intelectual do seu porte.
a sport é simplesmente linda, acabei de comprar uma sport 2014/2014…o único problema que está bebendo um pouco. mas é muito xiki…
Depois de muito pesquisar, acabei adquirindo uma Ls 2014 completa, unicamente por seu custo-beneficio (34.500,00 para PJ). Fui ver a Strada Working cabine estendida, que custa 39.000,00 na mesma configuração, e com motor 1.4 bem mais fraco. Depois vi a Saveiro Trend cabine estendida completa. Apesar de mais bonita, é a mais cara (40.000,00), isso sem falar o seguro, que é exorbitante. Portanto, apesar de vender menos, acredito que a Montana é a melhor opção.
Eu gostaria de ter uma montana 2014 1.8, eu já conheço, porque eu tenho uma 2007, 1.8 e gostei muito. na minha melhor oportunidade eu vou comprar uma 2014 ou 2015 , mais tem que ser 1.8, com ar direção vidro e trava eletrica.
Tenho um sport completa 2011 verde jasper da cor da propaganda com so 6 mil km sou montanista e saveireiro.
eu comprei uma montana sport 2012 um lixo todas montana 2012 tem um problema do inferno na emgecao eletrônica custa 3 mil compreta paguei 34.900 avista e com 4 mezes depois vendi por 25.000 mil rais e sem fala que u motor 1.4 e uma merda
Tenho uma Montana 2010 motor 1.4 já rodei 165.000 sem nem um problema. Muito show.
Vou trocar numa Sport 2014 / 2015
To muito satisfeito.
Caro..pesquise antes..fui muito feliz com minha montana 2009… agora essa 2014 é um lixo..parece um jac motors..Não aguenta 50 mil. ..
Eu gostaria de comprar uma montana sport 2014 com baixa km
Com preço bom a vista.
Muito bom perfeito
eu gostei muito da motana,acho uma picape linda e o caso de ser bom ou não depende do motorista se for um braço duro nenhum carro vai ser bom.
quem diz que a picape não presta.deve ser alguem só anda de bicleta.
Acabei de adquirir uma monta sport 2014, top demais muito contente na pj saiu 39, 444, e ao contrario do que dizem o motor 1.4 nao e fraco e nem beberrao
comprei uma montana ls 1.4 0 km em 2013 é ótima pena que a gm não fabrica a cabine dupla preciso de uma tenho que mudar de marca!
Eu gostaria de comprar uma montana sport 2014 completa, com baixa km
Com preço bom a vista se você tiver me manda um E-mail
Sou apaixonado pelos carros da Chevrolet, tanto que estou comprando uma picape Montana 14/15 estou ansioso para tomar posse da Montana e sair pelo mundão de Deus
Eu comprei uma strada 2014. modelo 2015.
é show