Com as alterações do acordo comercial entre Brasil e México, com as constantes mudanças no câmbio e, obviamente, com o aumento da concorrência, a Nissan a montadora que sofreu a maior queda de participação no mercado nacional (ao lado da Volkswagen) no primeiro semestre de 2013. A redução de 1,4% não parece grande, mas foi suficiente para a empresa cair do 6º para o 10º no ranking nacional. Atenta à esta questão, a marca japonesa já se move para recuperar o terreno perdido e a primeira ação é tirar o Tiida de linha por aqui.
Lançado em 2007, o hatch médio dá adeus sem deixar muitas saudades – embora seja um carro legal. No ano passado foram emplacadas 9.192 unidades do modelo, segundo a Fenabrave. De janeiro a julho de 2013, foram vendidas apenas 719 unidades do Tiida. O modelo sumiu do site da Nissan do Brasil no final de julho.
Enquanto a marca não decide se terá um novo representante para o segmento no país, a empresa deverá aproveitar a oportunidade para aumentar um pouco (já que o Tiida vendia pouco) a cota de importação da dupla March e Versa.
Falando desses dois, o sedã será o segundo modelo a ser produzido pela Nissan em sua nova fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, a partir do segundo semestre do ano que vem. Com capacidade anual de 200 mil veículos, a planta será inaugurada no primeiro semestre de 2014 com a produção do March. A decisão de nacionalizar a dupla faz parte da estratégia de crescimento da Nissan do Brasil, que pretende alcançar 5% de market share até 2016.
Enquanto isso, na China
Do outro lado do mundo, o site chinês auto.sohu publicou fotos do Versa reestilizado. As mudanças estéticas seguem o “padrão Altima”, sedã topo de linha da Nissan – assim como a nova geração do Sentra. Analisando as imagens, percebemos que as alterações estão concentradas na dianteira. Os faróis ficaram maiores e mais alongados; a grade muda de forma mais leve, enquanto o para-choque tem novo desenho, ficando um pouco melhor.
A traseira tem uma régua prateada de gosto duvidoso na tampa do porta-malas e uma ligeira mudança na parte de baixo do para-choque. Já a lateral tem como única novidade o novo desenho das rodas. As mudanças estéticas não chegam a ser uma evolução significativa, mas deixaram o Versa um pouco melhor.
Ficamos na expectativa também de mudanças no interior. Espero que o acabamento mude (para melhor) e que o painel evolua. O Versa reestilizado deverá ser apresentado na China agora em setembro, enquanto o brasileiro deverá esperar pela nova fábrica nacional.
A Nissan precisa evoluir muito no Brasil. Todos os seus modelos estão um nível abaixo em relação aos principais concorrentes.
so quem tem um versa sabe a maravilha que é , vc compra uma maquina a preço de carro popular!