Como aguardado e antecipado, a Chevrolet revelou hoje o novo Tracker, modelo que começa a ser vendido no Brasil no segundo semestre. Quem confirmou a notícia foi Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e da América do Sul, durante um anúncio na TV. O lançamento do modelo dá sequência à fase de renovação (quase) completa da marca no país.
“Em poucos meses, o Chevrolet Tracker vai ganhar as ruas”, disse Ardila, em gravação, durante o intervalo do Fantástico, da TV Globo. Simultaneamente ao comercial, uma festa acontecia em São Paulo, onde convidados usando apenas roupas brancas puderam conferir a uma série de exóticas (acho que essa é a melhor palavra) apresentações com alguns artistas.
Confira a galeria de fotos do novo Chevrolet Tracker
Curiosamente, a frase do presidente da Chevrolet para a América do Sul foi a única em referência ao novo modelo, e a única confirmação oficial sobre algum veículo da marca no Brasil. Diferente do que muitos esperavam, o convite feito pela marca há alguns dias não foi para o lançamento do novo Tracker, mas sim para o novo posicionamento global da empresa (veja no vídeo abaixo).
Mas o Tracker deve mesmo ser importado inicialmente do México, recebendo a cidadania brasileira em outro momento. O jipinho deverá ser ofertado apenas com o motor 1.8 16V Ecotec, o mesmo do Cruze e do Cruze Sport6, que desenvolve 140 cv de potência e 17,8 mkgf de torque com gasolina e 144 cv e 18,9 mkgf com etanol. Serão duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis velocidades.
Antes mesmo de chegar as ruas, a Chevrolet já admite que o Tracker é voltado para o uso urbano. Basta observar as definições sobre o novo modelo: “completo para quem acha a vida na cidade uma aventura” e “Se a cidade é a sua casa, o novo Chevrolet Tracker é o seu carro. Pensado para ser uma máquina de exploração urbana, alia a praticidade de uma SUV com a dirigibilidade de um hatch de luxo”.
Find New Roads
Reparem no vídeo abaixo que a Chevrolet está divulgando o seu novo “posicionamento global”, chamado “Find New Roads”. Para quem não sabe, explicando de forma simples e bem resumida, esta é a forma como a marca quer ser reconhecida pelos consumidores a partir de agora.
Depois de tirar de linha o Astra, Astra Sedan, Corsa, Corsa Sedan, Vectra, Vectra GT, Zafira, Meriva, Blazer, e os velhos Prisma e S10, e de renovar a sua frota com o Sonic, Sonic Sedan, Cruze, Cruze Sport6, Cobalt, Spin, Onix, Trailblazer, Camaro e com os novos Prisma e S10, a Chevrolet agora quer ser vista como “nova”; uma empresa que valoriza e quer ser lembrada pelas palavras inovação, tecnologia, performance e design. Sobre este último, tenho sérias dúvidas (Agile, Cobalt, Spin…).
Falta agora tirarem de linha os ultrapassados Celta e Classic, além do “perdido no meio do caminho” Agile. A Montada também merece ter uma nova geração, enquanto o SUV Captiva já pede a mudança visual da sua versão argentina.
E ficamos também na expectativa da renovação completa dos motores da marca, já que a “Família 1″ da Chevrolet já nos acompanha há tempo demais!
Chevrolet Tracker
Comprimento: 4,228
Largura: 1,776 m
Altura: 1,657 m
Entre-eixos: 2,555 m
Porta-malas: 358 litros
Renault Duster
Comprimento: 4,315 m
Largura: 1,822 m
Altura: 1,660 m
Entre-eixos: 2,673 m
Porta-malas: 475 litros (400 litros – 4×4)
Ford EcoSport
Comprimento: 4,24 m
Largura: 1,77 m
Entre-eixos: 2,52 m
Porta-malas: 362 litros
Renault Captur
Comprimento: 4,122 m
Largura: 1,778 m
Altura: 1,567 m
Entre-eixos: 2,606 m
Porta-malas: 377 litros
Chevrolet Captiva
Comprimento: 4,576 m
Largura: 1,850 m
Altura: 1,704m
Entre-eixos: 2,707 m
Porta-malas: 383 litros
Para fechar, no vídeo acima foi possível ver que a nova geração do Camaro também deverá ser lançada no Brasil em breve – o quanto antes, por favor!